Fórum da semana 4 - perguntas e respostas

LibreOffice X OpenOffice

 
Imagem de Wilter Pereira Porto
LibreOffice X OpenOffice
por Wilter Pereira Porto - domingo, 16 Nov 2014, 12:51
 

Quais foram os fatores determinantes para o uso o LibreOffice ao invés do OpenOffice, como suite office padrão do ubuntu?

Imagem de Sílvio Sotero Rosa Júnior
Re: LibreOffice X OpenOffice
por Sílvio Sotero Rosa Júnior - domingo, 16 Nov 2014, 15:28
 

Wilter, esses foram alguns dos principais motivos que encontrei após pesquisar sobre o assunto:

  • O ritmo de desenvolvimento do LibreOffice atualmente é muito mais rápido que o do OpenOffice, o que ajuda aos usuários e às distribuições do Linux obterem melhor performance, estabilidade e novos recursos prontos no momento em que uma nova versão de uma distribuição é lançada.
  • Muitas das melhorias que os usuários vinham pedindo há muitos anos no OpenOffice foram implementadas em menos de um ano depois da criação do LibreOffice (suporte a vários formatos de arquivo adicionais, por exemplo).
  • O LibreOffice não é mantido por uma única organização como aconteceu com o OpenOffice, que passou a ser controlado pela Oracle após a aquisição da Sun. Muitas organizações colaboram com o desenvolvimento do LibreOffice, entre elas o Google, a RedHat, a Novell, entre outras. Com isso há uma garantia maior de que não haverá qualquer tipo de mudança na licença do software que poderia fazer, por exemplo, com que a Canonical (empresa mantenedora do Ubuntu) tivesse que pagar pela utilização da suíte de escritório no Ubuntu.
  • Mais recentemente o controle sobre o desenvolvimento do OpenOffice passou da Oracle para a Apache Foundation, uma organização muito mais comprometida com a filosofia do código aberto. Só que no momento em que isso aconteceu o desenvolvimento do OpenOffice já estava bem atrasado em relação ao LibreOffice, e a Canonical manteve sua escolha pelo LibreOffice para o Ubuntu.