Fórum da semana 4 - perguntas e respostas

Como criar tabelas no Writer

 
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Como criar tabelas no Writer
por Ana Cláudia Von Wurmb da Silva - domingo, 23 Nov 2014, 18:24
 

Como posso fazer para criar uma tabela  no Writer com 3 colunas e 10 linhas?

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Re: Como criar tabelas no Writer
por Gabriel Moreira - quinta, 27 Nov 2014, 14:51
 

Definição e tipos


Basicamente, uma tabela é uma grade de linhas e colunas. Em cada intersecção há uma caixa que é denominada célula oucasela.

         
linha        
    coluna    
         
        célula


Uma característica importante a ser notada é que a tabela suporta qualquer tipo de conteúdo em suas células, desde texto até imagens, links, símbolos matemáticos, ... Pode-se, mesmo, inserir até outra tabela em uma célula.

Portanto, uma tabela é uma representação matricial, ou seja, em linhas e colunas, de praticamente tudo que se queira evidenciar (fatos, datas, quantidades, frequências ...). 

Um outro uso de tabelas se refere à colocação de imagens em textos, em locais estratégicos e, mesmo em Cabeçalhos e Rodapés, pois torna o posicionamento de alguns objetos independente dos demais, Assim tabelas também auxiliam a para distribuir melhor os objetos em páginas ou telas.


Tipos de tabela

Uma tabela pode ser:

 unidimensional: quando possui apenas colunas ou apenas linhas. 
 bidimensional: quando possui colunas e linhas. É o tipo mais comum.

É interessante notar que as tabelas têm a capacidade de resumir os dados e nos mostrar relações entre eles. Portanto, em pouco espaço nos expõe muita informação.

O número de colunas e linhas pode variar muito. Alguns exemplos:

. .
. .

2-2
. . .
. . .

3-2
. .
. .
. .
2-3
. . .
. . .
. . .
3-3 ...




Barra suspensa das tabelas


Uma barra suspensa, também chamada de Barra Contextual, que pode ser encaixada na parte superior da página, aparece normalmente quando o cursor está na tabela. 

Ela contém os atalhos mais importantes para a modificação de tabelas. Basta repousar o mouse sobre cada atalho que aparecerá sua função.

Modo suspenso:


Modo encaixado:


O botão à esquerda, quase invisível, ajuda a trocar entre os dois modos. Basta clicar e carregar.


Se a barra não estiver visível

O aparecimento dessas (e de outras barras) pode ser ativado ou desativado, clicando-se em 

"Exibir" - "Barra de ferramentas" 

No submenu aberto deve-se marcar as barras que se deseja visualizar. 


Como criar uma tabela

 posicionar o cursor do mouse no local do texto onde se deseja inserír a tabela
 na barra de ferramentas clicar sobre 

- a opção "Tabela" - "Inserir" "Tabela" ou 

- menu "Inserir" - "Tabela" ou 

- no atalho  ou 

- em [Ctrl] e [F12]

Imediatamente aparecerá uma janela que permite configurar a tabela: 


 Nome - Sempre dar um nome preciso, que realmente diga o que existe na tabela. 
Paralelamente, o nome da tabela ajuda em sua localização em textos extensos. É importante não utilizar nomes com espaço, para evitar problemas, caso seja necessário procurar pela tabela.

 Colunas e Linhas - permitem definir o número de colunas e linhas que a tabela terá.

 Título - Inclui "Repetir Título" e "As Primeiras __ Linhas"

 - Útil no caso de grandes tabelas que ocupam mais de uma página.  
 - O título e o número de linhas aqui definido será repetido no início de cada página.

 Opção "Não Dividir Tabela" evita que a tabela seja "quebrada" em duas páginas. Deixará um espaço em branco e a tabela fluirá para a próxima página, Evidentemente, em tabelas maiores que uma página, essa opção deve dicar desabilitada.

 Opção Borda - possibilita inserir bordas nas células da tabela. Depois elas podem ser formatadas normalmente.

 Botão Autoformatar... - Abre uma janela com opções de formatação predefinidas, como se vê mais abaixo

Após completar o que desejar, clicar em "OK".

 

Importante é notar que, para escolher o número de linhas e colunas, pode-se, também, clicar na seta do atalho .

Surgirá uma tela onde se deve assinalar com o mouse o número desejado de linhas e colunas. 

 

No exemplo ao lado foi escolhida uma tabela com

3 colunas X 5 linhas.


Imediatamente será inserida uma tabela com o número de linhas e colunas assinalados. 

 

 

Deve-se ressaltar que quando é inserida uma tabela vazia, o ponto de inserção é posicionado na primeira casela. Ali deve-se digitar o texto e pressionar "enter".

Para movimentar-se dentro da tabela, deve-se clicar dentro da célula para a qual se deseja ir ou usar o botão de tabulação. 

 

 

 

FONTE: http://www.ufpa.br/