Fórum 1

Experiência pessoal com a suite LibreOffice

Imagem de Hugo Nascimento
Experiência pessoal com a suite LibreOffice
por Hugo Nascimento - terça, 19 Abr 2016, 11:23

Escreva um relato pessoal sobre a sua experiência com a suíte LibreOffice e similares.

Obs.: evite fornecer informações pessoais sensíveis, uma vez que o fórum estará acessível publicamente.

28 palavras
Imagem de Alexandre Henrique
Re: Experiência pessoal com a suite LibreOffice
por Alexandre Henrique - sexta, 22 Abr 2016, 08:17

Já me ajudou a fazer determinados trabalhos da faculdade especialmente em um relatório de estágio... Atende a todas as minhas necessidades como usuário.

23 palavras
eu
por Fabio Adriano Gaspar - sexta, 22 Abr 2016, 15:25

Já conheço alternativas ao MS Office já há um  bom tempo. Comecei a a trabalhar com o Star office ainda na época de curso técnico em informática lá por volta de 2004. A partir de então, acabei me rendendo a comodidade de versões "Jack Sparrow" do MS office.

Durante muitos anos ministrei aulas de informática básica dando foco em Word, Excel, PowerPoint. Mas foi em um trabalho de faculdade feito de última hora que me reencontrei com o Libre. Certo dia, já com horário apertado para entregar um artigo acadêmico, meu hd com windows e word instalado foi para o espaço. Sem tempo para formatação/restauração/troca, puxei da gaveta um live cd do ubuntu 12.04, coloquei para rodar e consegui editar todo meu trabalho diretamente do live cd, rodando libre office.

Desde então, venho utilizando libre office para fazer diversas tarefas, mas quando preciso fazer artigos e monografias mais complexas, acabo recorrendo ao msword, pois neste possuo um grande domínio de recursos e ferramentas.

Minha atual intenção é conseguir utilizar o libre da mesma forma que utilizo a suíte da microsoft, ou seja, sem precisar ficar procurando e confundindo ícones e recursos. 

193 palavras
Imagem de Wilson Rodrigues de Lima Júnior
por Wilson Rodrigues de Lima Júnior - sexta, 6 Mai 2016, 09:49

Olá a todos,

Desde 2011 passei a utilizar o BrOpen Office como segunda suíte para trabalhos de faculdade, principalmente em arquivos para destinos portáveis (PDF). Com a migração para o Ubuntu 12.04, passei a usar o LibreOffice e gostei da interface. Porém, ainda em 2013, escrevendo uma dissertação, tive dificuldades em utilizar a suíte. Tinha vontade de fazer o trabalho todo com programa, mas havia o obstáculo técnico, tendo em vista o costume e a familiaridade com uma suíte proprietária. Na época não consegui transpor esse problema e também não havia tempo.

Hoje uso o LibreOffice para 90% dos trabalhos de escritório e acadêmicos, sempre procurando soluções por conta própria. No último upgrade (Versão 5.1.2.2) me surpreendi com a nova interface, o que me deixou empolgado e curioso, me parece que o novo formato do LO simplificou os recursos para uma objetividade funcional mais direta. Sem falar na parte estética.           

151 palavras
Imagem de Luciene Carmo Nonato Oliveira
por Luciene Carmo Nonato Oliveira - quarta, 18 Mai 2016, 15:14

Tenho mais contato com o writer para redigir trabalhos de faculdade. As ferramentas que ela que possui atende as minhas necessidades , principalmente quando consigo abrir um documento com extensão doc.x. 

31 palavras
Imagem de Geferson João da Silva
por Geferson João da Silva - terça, 21 Jun 2016, 19:43

Em meu trabalho utilizamos ambas as suítes, priorizamos a utilização do LibreOffice, ressaltamos as qualidades e funções do Microsoft Office que são encontradas também no LibreOffice, e utilizando um software livre e gratuito, de não precisar comprar a licença de um outro ou utilizar uma versão ilegal desse outro. O problema maior é a preguiça dos usuários de conhecer ou aprender sobre uma nova ferramenta, o que torna mais difícil sua utilização em massa.

Eu particularmente uso o LibreOffice, apoio a utilização dessa ferramenta, e no meu caso atende todas as minhas necessidades e expectativas, carrego a versão portátil para utilizar em outros computadores que não os meus. 

108 palavras
Imagem de Rafael Zentil Buss
por Rafael Zentil Buss - quarta, 29 Jun 2016, 14:30

Comecei utilizando na faculdade quando utilizei o Ubuntu 10.04 então desde 2010 utilizo o software, ele supre minhas necessidades em casa e no trabalho.

24 palavras
Imagem de DIÔGO RODRIGUES DA SILVA
por DIÔGO RODRIGUES DA SILVA - quinta, 7 Jul 2016, 23:03

O meu primeiro contato com o LibreOffice foi no curso técnico em informática, gostei muito das ferramentas e funcionalidades que o software oferece aos usuários. Um aspecto que destaco como sendo a principal funcionalidade que despertou em mim o apreço pelo LibreOffice e a facilidade de manipulação e criação de sumário automático no Writer.

54 palavras
Imagem de Edgar Lacerda Queiroz
por Edgar Lacerda Queiroz - domingo, 24 Jul 2016, 18:17

Olá.

Minha experiência com o Libre Office começou me 2011 quando trabalhei com projetos de inclusão digital. Na ocasião utilizávamos o BR Office. Atualmente trabalho na Prefeitura de Bom Despacho/MG, órgão que adotou o Libre Office e também o Open Office.

42 palavras
Imagem de Thyeres Nahum Teixeira de Sousa
por Thyeres Nahum Teixeira de Sousa - domingo, 31 Jul 2016, 17:12

Ola pessoal

Conheci o LibreOffice  a partir de 2009 quando a equipe de suporte em TI do local onde trabalho decidiu migrar do MSOffice em definitivo para o LibreOffice em virtude dos custos com aquisição de licença.

No que diz respeito a desempenho, embora algumas pessoas discordem, acredito que em ambiente Linux o LibreOffice se saia melhor do que no Windows 

Como ponto negativo eu acredito que o único empecilho que impede que o LibreOffice assuma a liderança em números de usuários, ainda seja a baixa disponibilidade de recurso para trabalhar com gráficos nesse quesito o MsOffice ainda lidera..

Já como um dos pontos positivos do LibreOffice vejo que a possibilidade de trabalhar com a  versão portable seja um deles.

119 palavras
Imagem de Francisco Nunes Laurentino
por Francisco Nunes Laurentino - quinta, 1 Set 2016, 00:29

Utilizo o Libreoffice no órgão em que trabalho e durante os dias em exercício recorro ao writer para desenvolver  textos e corrigir outros, além do Calc para cirar planilhas eletrônicas com diversos itens. Isso já faz alguns anos que utilizo o Libreoffice tanto na empresa quanto em casa. Adotei o sistema pelas diversas funcionalidades, estabilidade, velocidade de processamentos, pela filosofia do software livre.

63 palavras
Imagem de Gabriel Santana
por Gabriel Santana - terça, 6 Set 2016, 14:32

Utilizo o LibreOffice faz 2 anos, mas apenas para editar textos e criar planilhas simples. Até agora não precisei de algo mais elaborado. Por outro lado, tive contato com o Microsoft Office há mais de 6 anos e estou mais familiarizado com a interface a partir do Office 2007.

49 palavras
Imagem de Wellyelton  Gualberto de Brito Rodrigues
por Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues - domingo, 9 Out 2016, 03:19

Tive o primeiro contato com o Libre Office durante a graduação de lá pra cá, a suíte de escritório evoluiu bastante, foram implementados inúmeros recursos,  e com essa evolução pode ser que um ou outro recurso venha ser desconhecido a mim, motivo qual que me levou a estudar a fundo o Libre Office neste curso.

55 palavras
Fonte: Revsta libreoffice 24
por Douglas Eduardo - quinta, 27 Out 2016, 17:24

Olá, boa tarde a todos, faz 3 meses que conheci o Linux Ubuntu por um grupo no telegram, desde então, comecei a procurar coisas relativas ao uso, como sou ativo em promoção de educação, cheguei ao LibreOffice, a qual tive uma péssima experiência anteriormente, hoje é minha suíte principal.

Sempre que há cursos, procuro fazer pois sempre da para aperfeiçoar ou aprender algo.

63 palavras
Imagem de Sheila Carolina Souza Arnold
por Sheila Carolina Souza Arnold - quinta, 3 Nov 2016, 15:30

Olá a todos!

Sou estudante do curso Técnico em Informatica - IFPR e conheci o LibreOffice em uma aula de Introdução a Computação a aproximadamente dois anos.

26 palavras
Imagem de Clayton Dausacker
por Clayton Dausacker - segunda, 2 Jan 2017, 19:38

Utilizo LibreOffice desde que comecei a usar o sistema operacional GNU em 2008. Atualmente uso a distribuição GNU/Linux Trisquel e estou usando a versão recente da suite LibreOffice. Esta suite atende de maneira satisfatória as minhas necessidades, fato este que me estimula a indicar a utilização de LibreOffice às demais pessoas.

52 palavras
Imagem de lucas iwahashi
por lucas iwahashi - segunda, 9 Jan 2017, 10:16

Recentemente fui contratado por uma empresa que presta serviços ao Estado. E como recebemos muitos documentos gerados pelo Libre Office, estou procurando alguma certificação para acrescentar em meu currículo. Aprendi a utilização no Ensino Superior e estou retornado a utilizar agora. Estou surpreendido com as correções e a compatibilidade com o MS Office.

53 palavras
Imagem de Djalma da Costa Pereira
por Djalma da Costa Pereira - segunda, 16 Jan 2017, 11:16

Devido ao alto custo da licença do msoffice, comecei buscar alternativas e encontrei o libreoffice, a interface ainda segue padrões antigos, mas as funções a grande maioria se encontram disponíveis bastando futucar o programa e descobrir onde se encontram e por isso estou fazendo o curso para poder melhorar na produtividade. 

51 palavras
Imagem de Alessandro Cezario de Borba
por Alessandro Cezario de Borba - quarta, 18 Jan 2017, 09:05

Trabalho em instituição pública e a suíte LibreOffice é adotada em todas as repartições o que justifica a minha busca pelo aperfeiçoamento. Sou favorável a filosofia de software livre desde os tempos da faculdade quando entrei em contato com o Ubuntu pela primeira vez. Nesse tempo descobri uma série de softwares como o BrOffice ( atual LibreOffice) e fiquei muito satisfeito, pois além de ser uma opção gratuita era uma alternativa  que atendia bem aos trabalhos acadêmicos. Assim continuei acompanhando as atualizações e hoje estou gostando ainda mais de utilizar este software.

91 palavras
Imagem de Márcia Cristina Dadalto Pascutti
por Márcia Cristina Dadalto Pascutti - quinta, 19 Jan 2017, 14:46

Minha experiência pessoal com o LibreOffice começou em 2010 quando comecei a ministrar aulas em uma Instituição Pública onde não podíamos usar softwares piratas e não tínhamos disponível a Microsoft Office (que eu estava acostumada a trabalhar). Como as duas suites possuem muitas coisas em comum não foi difícil aprender a trabalhar com o LibreOffice. Com o passar do tempo você se acostuma e hoje, com este curso, aprendi mais recursos para conseguir utilizar ainda mais facilmente este pacote.

79 palavras
Olhando a baia com minha filha
por Anderson Góes - sábado, 28 Jan 2017, 20:15

Boa Noite!

Minha experiencia está sendo ótima, interface agradável e intuitiva, possui muitos fóruns de pessoas interessadas em querer ajudar a sanar qualquer dúvida, já até personalizei o e o mesmo tem agora estampado o escudo de meu clube, graças a um plugin do firefox. Ótima suite!

Atenciosamente,

Anderson Góes

50 palavras
Imagem de Rainer Vitor Santos de Sousa
por Rainer Vitor Santos de Sousa - quinta, 16 Fev 2017, 17:10

Antes de conhecer o LibreOffice, utilizava a suite da Microsoft. Após entrar no ensino médio fiquei curioso com a suite de escritório instalada nas máquinas da escola, assim como o sistema operacional, foi o meu primeiro contato com o LibreOffice, assim como uma introdução ao software Livre. Gosto muito da Suite, uma interface gráfica agradável, uma comunidade ativa e uma documentação muito boa.

63 palavras
Imagem de Marcos Assumpção
por Marcos Assumpção - sábado, 4 Mar 2017, 18:07

Minha experiência com o LibreOffice está voltada como usuário, uma vez que na empresa em que trabalho, e o resto de todo local que convivo, utilizam o MS-Office. Desde 2015 eu venho experimentando a suite, porém a partir do final de 2017 eu só utilizo o LibreOffice para novos documentos e convertendo os outros documentos que mais utilizo. Além disto faço "militancia" para as pessoas mudarem de MS-Office para LibreOffice.

70 palavras
Imagem de Guilherme Basso dos Reis
por Guilherme Basso dos Reis - segunda, 20 Mar 2017, 18:30

Eu tenho o Libre Office sempre instalado em minhas máquinas, tanto pessoais, quanto de trabalho. Uso ele desde 2012, alternando o uso com os softwares da Microsoft, dependendo da necessidade e de cada caso. O que verifico muitas vezes é certa dificuldade na compatibilidade entre os formatos de um para o outro. 

No trabalho (IFPR) e na atividade sindical (SINASEFE IFPR-CMC) costumamos usar mais o Libre Office e seus formatos próprios. 

71 palavras
Edson da Silva 2017
por Edson da Silva - sábado, 22 Abr 2017, 20:42

Já acessei Open, Br e LibreOffice que atendem às necessidades para produção de textos, apresentações e leitura de planilhas, preciso conhecer melhor Planilha Calc, Desenho Draw, Fórmula Math e Banco de dados Base.

É um conjunto de ferramentas que é acessível e universal.

Agradecido pela oportunidade!

46 palavras
Imagem de Adriano Rodrigues
por Adriano Rodrigues - sexta, 19 Mai 2017, 22:38

Conheço o Libreoffice desde que ainda era Star Office já usava, antes, e ele supria todas as minhas necessidades. Depois que foi atualizado para LibreOffice o que era bom ficou ainda melhor! Com todas esses atualizações posso dizer hoje que troquei completamente o Microsoft Office pelo LibreOffice! :-) Antes usava programas piratas, tanto Sistema Operacional como o pacote Office, depois que conheci o LibreOffice ele abriu as portas para que eu conhecesse o mundo do sistemas livres. Hoje uso Ubuntu, Linux, e LibreOffice e me sinto LiVrE!

86 palavras