Fórum 1

Comparativo entre o LibreOffice e outras suítes

Imagem de Hugo Nascimento
Comparativo entre o LibreOffice e outras suítes
por Hugo Nascimento - terça, 19 Abr 2016, 11:24

Com base na sua experiência atual, faça um comparativo entre o LibreOffice e outras suítes de escritório.

17 palavras

Imagem de Alexandre Henrique
Re: Comparativo entre o LibreOffice e outras suítes
por Alexandre Henrique - sexta, 22 Abr 2016, 08:16

LibreOffice é uma suíte de escritórios que pode ser estudado, modificado, seu uso pode ser para qualquer propósito e pode adaptar o software para às suas necessidades... É multiplataforma e tem uma comunidade forte de desenvolvedores que lançam novas correções de bugs ou fazem grandes mudanças rotineiramente. Enquanto a suíte do MicrosoftOffice é um software proprietário e tem uma licença experimental.

61 palavras
Imagem de PAULO CESAR COSTA SOARES
por PAULO CESAR COSTA SOARES - quinta, 2 Jun 2016, 10:32

A bastante tempo que só uso o LibreOffice, a grande vantagem é que ele é compatível com outros software, o que não acontece com o MicrosoftOffice, para meu uso atende perfeitamente as minhas necessidades, espero com esse treinamento poder usar mais ferramentas que ele possui e que desconheço.

48 palavras
eu
por Fabio Adriano Gaspar - sexta, 22 Abr 2016, 17:15

Conheço de longa data a suíte de escritório da microsoft. Ministro aulas de informática básica com foco em Word e Excel e convenhamos que estes são excelentes softwares. Atendem muito bem a produtividade. Mas me incomoda bastante a adoção destes como padrão de mercado. Não concordo com o preço alto cobrado. O produto é bom, mas não vale tudo o que cobram. Motivo que faz uma gigantesca maioria de pessoas enveredarem para o lado do software pirata. 

O libre Office evoluiu a passas largos e hoje não vejo muitas diferenças entre a suíte de escritórios tida como padrão. Praticamente tudo que faço no word, faço tranquilamente no writer, o mesmo vale para o calc.

Entendo que a maior dificuldade para a adoção do Libre por parte dos usuários é a grande diferença de padrão de ícones e menus em relação ao MS office.  O usuário comum gosta de ficar em uma zona de conforto e qualquer mudança causa estranheza. Foi assim comigo também, e ainda me bato bastante com os ícones e menus do Libre.

Pelo meu entendimento, o libre office é bastante personalizável,  estável, gratuito, e concordante com a filosofia do software livre. motivos de sobra para a adoção como suíte de escritório principal.

Quanto outras suítes/programas já ouvi falar mas não tive a oportunidade de testar. Ex: gnumeric, abword, etc.

223 palavras
Imagem de Luciene Carmo Nonato Oliveira
por Luciene Carmo Nonato Oliveira - quarta, 18 Mai 2016, 15:24

O pacote Office da Microsoft possui grande quantidade ferramentas pela necessidade de atender principalmente ao mercado empresarial. O libreoffice atende ao usuário comum(mesmo não conhecendo todas ferramentas que ela traz) pela simplicidade e fácil manuseio que, às vezes, eu não consigo encontrar no Office.

45 palavras
Imagem de Rafael Zentil Buss
por Rafael Zentil Buss - quarta, 29 Jun 2016, 14:37

Já utilizei muito o LibreOffice e o Microsoft Office, no começo do LibreOffice ele não me agradava muito com sua interface, as funcionalidades podem ser comparadas com o Microsoft Office, agora nas versões mais novas a interface está mais limpa e as funcionalidades estão rodando bem. A principal desvantagem do Microsoft Office é o preço oque não ocorre no LibreOffice.

60 palavras
Moises
por José Moises Cordeiro - sábado, 1 Jul 2017, 15:16

A suite do libre office está mais atraente, mais personalizável, estou achanado mais leve em se comparando com outras suite tipo MSOFFICE pelo menos no meu note ele roda mais rápido e gosto de personalizar a meu gosto, eliminando icones que não uso e deixando uma interface com menus mais limpos e bem mais atraaente, além do mais me dar a possibilidade de instalar temas paraa dar um ar mais caracteristico próprio para cada usario. E o melhor de tudo isso é que está em constante atualizações e correções de bugs e ainda é uma suite completa e de graça, se comparando com o MSOffice se quiser uma suite completa, incluindo o acess, iremos pagar bem caro por isso e ainda temos que usar com restrições. (Somente em uma máquina).

130 palavras
Imagem de DIÔGO RODRIGUES DA SILVA
por DIÔGO RODRIGUES DA SILVA - quinta, 7 Jul 2016, 23:09

O LibreOffice oferece diversas funcionalidades que de maneira fácil deixa o usuário com mais liberdade e facilidade para conhecer e explorar cada ferramenta. Quando comparado com outros softwares o fato do LibreOffice ser Open Source e ser disponibilizado gratuitamente sem nenhum custo sai na frente do seu principal concorrente o MS Office tem seu código fechado e é um software proprietário comercial.

62 palavras
Imagem de Thyeres Nahum Teixeira de Sousa
por Thyeres Nahum Teixeira de Sousa - segunda, 1 Ago 2016, 20:13

Ao comparar o LibreOffice com uma das alternativas que foram consideradas para substituir o MSOffice no departamento onde trabalho, considerei o pacote WPSKingston cuja licença é livre para uso pessoal e embora possua uma versão para o Linux, dispositivos moveis e MacOS além de um layout mais agradavel e moderno que o Libreoffice, não possui o recursos abaixo listados os quais são nativos no Libreoffice.

- Não possui Corretor ortográfico
 - Não possui Versão em língua portuguesa
 - Não possui Suporte a manipulação de Open documents (odt,ods,odp...)
 - Não possui um editor de arquivos com conteudo Vetorial a exemplo do Draw no Libreoffice
 - Não possui Software gerenciador de banco de dados a exemplo do Base (esse fez muita falta)
 - Não possui Software para trabalhar com editor de formulas a exemplo do Math.

Logo é possível perceber que hoje o Libreoffice é uma das alternativas livre senão a melhor do mercado de pacotes de escritório.

Acredito que assim como  o Fabio Adriano disse acima a grande dificuldade do uso do Libreoffice está relacionado a um elemento de usabilidade que é a dificuldade de reconhecer as função nos ícones do pacote. Problema que só será contornado com o uso continuado dos usuários.

198 palavras
Imagem de Francisco Nunes Laurentino
por Francisco Nunes Laurentino - quinta, 1 Set 2016, 01:07

O Libreoffice é suíte bem elaborada e que possui as qualidades do software livre que auxiliam no melhoramento, distribuição e aperfeiçoamento do conhecimento. Entretanto, comparando-o com uma das suítes mais conhecidas, como o MS-Office, deixa a desejar no designer do aplicativo, na forma amigável das funções disponibilizadas, e customização de alguns menus de acordo com as necessidades atuais do usuário. Comparando o Libreoffice com o Google Docs deixa a desejar sobre a funcionalidade de reconhecimento de voz que no Docs tem e no Libreoffice é inexistente. Essa funcionalidade melhora até as funções de acessibilidade. 

94 palavras
Imagem de Gabriel Santana
por Gabriel Santana - terça, 6 Set 2016, 14:33

A única desvantagem que vejo entre o LibreOffice e MS Office  é que o LibreOffice não é totalmente compatível para abrir documentos do MS Office, porém sei que isso é devido a própria Microsoft. Isso é ruim porque quase todo mundo que conheço utiliza MS Office e quando abro algum arquivo, fica um pouco desconfigurado.

Às vezes uso o WPS Office. Ele não é completo como o LibreOffice e ainda apresenta alguns erros e falta de corretor ortográfico, mas o visual dele é praticamente igual ao MS Office e a compatibilidade dele é maior.

94 palavras
Imagem de Wellyelton  Gualberto de Brito Rodrigues
por Wellyelton Gualberto de Brito Rodrigues - domingo, 9 Out 2016, 03:23

O grande diferencial do LibreOffice é que é uma suíte de escritórios  livre, que pode ser estudado, modificado, seu uso pode ser para qualquer propósito e pode adaptar o software de acordo com as necessidades do usuário. É multiplataforma e tem uma comunidade de usuários/desenvolvedores forte que lançam novas correções de bugs ou fazem grandes mudanças com grande frequência. Enquanto a suíte do MicrosoftOffice é um software proprietário e limita muito a questão de liberdade do usuário.

78 palavras
Imagem de Clayton Dausacker
por Clayton Dausacker - segunda, 2 Jan 2017, 19:51

Ao comparar LibreOffice com a difundida suite MS Office, percebo que a primeira atende todas as necessidades de um usuário e pode ser utilizada de maneira pessoal ou corporativa. É comum ouvir pessoas reclamando que ao abrir um documento do MS Office no LIbreOffice ocorre às vezes alguns erros de formatação, fato este que não é nenhum "defeito" do LibreOffice, mas sim pelo fato da Micro$oft não disponibilizar informações técnicas para garantir a interoperabilidade destas suites, o que faz com que a equipe de desenvolvedores LibreOffice tenham que fazer engenharia reversa para tentar descobrir como funciona MS Office para que execute seus arquivos de maneira satisfatória. Parabéns à equipe de desenvolvedores LibreOffice por oportunizarem esta excelente ferramenta à comunidade.

120 palavras
Imagem de lucas iwahashi
por lucas iwahashi - segunda, 9 Jan 2017, 10:09

Ja utilizo o Libre Office a algum tempo, porem estou em um novo emprego e todos utilizam essa Suite. Alguns documentos gerados no MS Office 2016 ainda apresentam erro no Libre Office, porem estou me surpreendendo com as atualizações ja corrigidas. 

41 palavras
Imagem de Djalma da Costa Pereira
por Djalma da Costa Pereira - segunda, 16 Jan 2017, 10:58

Nas versões atuais do libreoffice, praticamente é possível ter os mesmos resultados na elaboração dos documentos e com a vantagem de ser grátis, que para empresas dependendo da quantidade de máquinas gera uma economia gigantesca de dinheiro com o licenciamento.

Uma das limitações que vejo é que existem mais modelos para msoffice, e mais literatura pronta para o mesmo.

59 palavras
Imagem de Alessandro Cezario de Borba
por Alessandro Cezario de Borba - sexta, 20 Jan 2017, 10:21

O LibreOffice tem melhorado e muito com o passar dos anos. Nos tempos do BrOffice já atendia muito bem aos meus trabalhos acadêmicos e agora muito mais.

Sua interface tem melhorado e a flexibilidade no seu uso permitindo adaptá-lo traz uma grande quantidade de benefícios e resultados mais eficientes.

As vantagens partem dele ser gratuito em sua origem e com isso para o setor público é uma grande economia de capital. Esse capital pode ser direcionado para diversos fins pois o valor da licença dependendo dos orgãos atinge valores acima de " seis zeros"( milhões) num tempo relâmpago de utilização.É disponibilizado atualizações gratuitas e num curto espaço de tempo com melhorias significativas.

112 palavras
Olhando a baia com minha filha
por Anderson Góes - sábado, 28 Jan 2017, 20:09

Boa noite!

Comparar o Libre com outras suítes é meio complicado, pois estou iniciando no mesmo e já com outras suítes eu venho trabalhando a anos, a principal vantagem a meu ver é sua distribuição gratuita, no demais ela não deixa a desejar a nenhuma suite proprietária.

Atenciosamente,

Anderson Góes

50 palavras
Fonte: Revsta libreoffice 24
por Douglas Eduardo - terça, 31 Jan 2017, 23:12

Com base na minha experiência atual, me adptei tanto em usar o LibreOffice que quando vou usar em algum lugar o MS Office, o memsmo parece antiquado, lento e com interface meio suja...

Hoje, sou muito mais produtivo no LibreOffice.

40 palavras
Imagem de Guilherme Basso dos Reis
por Guilherme Basso dos Reis - segunda, 20 Mar 2017, 18:40

Pelo que avalio hoje, há muito mais pontos positivos em se escolher o uso do Libre office do que negativos. Praticamente todas as funções dos principais softwares proprietários (em especial o Microsoft Office) estão presentes nas novas versões do Libre Office. Vejo que é cada vez maior o número de usuários, tanto pessoais/privados, quanto públicos, havendo um forte movimento pela utilização de software livre e por uma cultura do acesso aberto.

72 palavras
Imagem de Ed Carlos da Silva
por Ed Carlos da Silva - sábado, 29 Jul 2017, 12:37

Nas versões atuais, melhorou muito a compatibilidade entre as versões e também com outras suites de aplicativos, visto que quando a construção do documento é feita colaborativamente, por diversas pessoas, é comum programas e versões de mesmo programas sejam diferentes, nesse sentido, creio que o libre-office na versão mais recente atende bem tanto nas questões de suas funcionalidades, como também a compatibilidade com outras suites.
65 palavras
Imagem de Ayrton Morcelli Junior
por Ayrton Morcelli Junior - domingo, 30 Jul 2017, 11:58

A suite de aplicativos de escritório Libre Office possui a vantagem de podermos modifica-la e redistribui-la sem custo ou sem problemas. A sua única, talvez, desvantagem, ainda é uma pequena falta de compatibilidade com o Microsoft Office (que é  a suite de escritório mais utilizada), o que gera reclamações das pessoas, principalmente quando falamos em planilhas. De resto, não há o que falar. Uso o Libre Office há anos e não sinto falta de nada que poderia encontrar em uma suíte de aplicativos paga.

84 palavras
Imagem de ALEXANDRE RODRIGUES DE SOUZA
por ALEXANDRE RODRIGUES DE SOUZA - segunda, 31 Jul 2017, 19:44

Acredito que a diferença relevante é o fato de ser gratuito o seu uso, uma vez que os demais softwares são pagos e de valor elevado, dificultando o acesso mais universal e levando ao uso em alguns casos de cópias não oficiais. Atende bem as minhas necessidades e não exige muito hardware para processamento.

54 palavras