Fórum 1

Dúvidas sobre a utilização do LibreOffice

Imagem de Hugo Nascimento
Dúvidas sobre a utilização do LibreOffice
por Hugo Nascimento - terça, 19 Abr 2016, 11:25

Mencione suas dúvidas sobre a utilização do LibreOffice e descreva possíveis soluções para as mesmas, pesquisando na Internet sobre o tema.

21 palavras

Imagem de Alexandre Henrique
Re: Dúvidas sobre a utilização do LibreOffice
por Alexandre Henrique - sexta, 6 Mai 2016, 05:25

Minha maior dúvida era em torno da conversão de arquivos .doc ou .odt para .pdf, encontrei a solução com a suíte de escritórios, o libreoffice.

25 palavras
Imagem de Wilson Rodrigues de Lima Júnior
por Wilson Rodrigues de Lima Júnior - sexta, 6 Mai 2016, 10:12

Duas dúvidas, uma solucionada e outra não.

A primeira era como adicionar novas fontes ao LibreOffice. Possível solução: encontrei um site de distribuição de fontes com vários tipos de licença (freeware, shareware, versões demo ou de domínio público), <http://www.dafont.com/pt/> (existem outros). Baixando as fontes para a pasta oculta .fonts que fica na pasta pessoal (no caso da distribuição Ubuntu), se descompacta e pronto! Pode usar no LibreOffice Writer e nos outros aplicativos da suíte.

Minha segunda dúvida é quanto a numeração de páginas. Irei pesquisar e assim que encontrar uma solução volto ao fórum.  

98 palavras
Imagem de Luciene Carmo Nonato Oliveira
por Luciene Carmo Nonato Oliveira - segunda, 27 Jun 2016, 09:53

Como inserir as planilhas calc no writer no formato de tabela simples. Copiar a planilha e ao inserir no writer vá na barra de menu editar,  clique na guia colar especial, escolha a opção colar texto sem formato [RTF], a planilha estará no formato de tabela no Writer.
48 palavras
Imagem de DIÔGO RODRIGUES DA SILVA
por DIÔGO RODRIGUES DA SILVA - quinta, 7 Jul 2016, 23:12

Tenho dúvidas sobre como inserir alguns caracteres especiais no LibreOffice Writer.

11 palavras
Imagem de ALMIR BRITO SANTOS
por ALMIR BRITO SANTOS - terça, 23 Ago 2016, 11:22

Em qualquer campo de entrada de texto (tal como os campos de entrada na caixa de dialogo Localizar e substituir) você pode pressionar Shift+Ctrl+S para abrir a caixa de diálogo Caracteres especiais

Escolha Inserir - Caractere especial

When in Draw: Escolha o botão Formatar - Marcadores e numeração - Personalizar - Caractere

When in Impress: Escolha o botão Formatar - Marcadores e numeração - Personalizar - Caractere

Nas barras de ferramentas Padrão ou Inserir, clique em

Ícone
Caractere especial

ESPERO TER AJUDADO!

72 palavras
Imagem de Thyeres Nahum Teixeira de Sousa
por Thyeres Nahum Teixeira de Sousa - segunda, 1 Ago 2016, 21:02

Minha duvida era a respeito da função Localizar e Substituir como faço para substituir espaços em branco por caracteres de tabulação.

No MSOFFICE bastava informa qual o caractere eu gostaria de substituir (geralmente espaço e branco) pela expressão ^t  que representam a tecla tab.

No Libreoffice é preciso um procedimento extra que é na janela de Localizar e Substituir clicar e expandir "Outras opções" e selecionar a caixa de seleção "Expressões regulares". pronto agora é só usar a nomenclatura de expressões regulares que já conhecemos do Java como \t para tabulação ou \n para salto de linha útil em substituições em arquivos csv .

103 palavras
Imagem de Francisco Nunes Laurentino
por Francisco Nunes Laurentino - quinta, 1 Set 2016, 00:59

Muito boa a sua proposta e a apresentação da sua dúvida. Como você enfatizou no aplicativo proprietário essa função é mais amigável ao usuário e no caso do Libreoffice está ainda um pouco "escondida" e que grande parte dos usuário possam ter dificuldades em encontrá-la.

45 palavras
Imagem de Francisco Nunes Laurentino
por Francisco Nunes Laurentino - quinta, 1 Set 2016, 00:55

O Libreoffice para plataformas móveis limita-se apenas ao sistema Android? A versão desktop do Libreoffice é multiplataforma e possui estabilidade. Entretanto, a versão mobile possui instabilidade e limita-se por enquanto a plataforma Android. Segundos dados da The Document Foundation, a perspectiva é que o app disponível na Google Play receba melhorias e que no futuro a tendência é que a expansão para outras plataformas mobile ocorram mais naturalmente após a experiência com o sistema mobile de smartphones da Google. Entretanto, a participação de toda a comunidade do Libreoffice é fundamental para que essas alterações aconteçam pois envolve desenvolvedores, designers, tradutores, testadores, usuários avançados, leigos e críticos para que as melhorias necessárias cheguem a versão portátil do aplicativo office open source que ajuda milhões de pessoas pelo mundo.

127 palavras
Imagem de lucas iwahashi
por lucas iwahashi - segunda, 9 Jan 2017, 10:21

Planilhas geradas pela Suite MS Office (Excel) apresentam erro de macros.

Possível solução: 

Não há problema em usar LibreOffice e Microsoft Excel. O que tem que fazer é salvar no formato ODF (ODS para planilhas).

O formato ODF é aprovado pela ABNT e pela ISO. XLSX não é aprovado pela ABNT.

Ambos os programas abrirão e salvarão corretamente, basta que as empresas sigam as normas da ABNT e da ISO.

70 palavras
Imagem de RODRIGO da SILVA MONTEIRO
por RODRIGO da SILVA MONTEIRO - segunda, 9 Jan 2017, 23:35

Uma dúvida que tive durante um bom tempo foi como inserir texto "aleatório" no Writer. Assim que entrei no curso e me deparei com o título do Fórum:
Dúvidas sobre a utilização do LibreOffice.

Busquei logo a resposta; e cá estou para compartilhar. Pressionando as teclas Ctrl + F3 (ou para teclados com a tecla Fn; Ctrl + Fn + F3), irá abrir a caixa de Autotexto. Nela encontramos várias opções, dentre elas a opção: +padrão (contendo várias opções de Autotexto).
Observe que na caixa Autotexto fornece o nome e atalhos para inserção de Autotexto.
Exemplo: Ao digitar "LOREM" e pressionar a tecla F3 (ou para teclados com a tecla Fn; Fn + F3) o texto é inserido.
Outros atalhos: L1, L2, AN, A, CAN, CDP...
Podemos criar os nossos também.

127 palavras
Imagem de Djalma da Costa Pereira
por Djalma da Costa Pereira - domingo, 22 Jan 2017, 16:50

Estou tentando inserir um video.mp4 no impress, mas está  retornando mensagem de erro de que não há suporte para o formato de arquivo selecionado.

Minha Dúvida é quais são os formatos aceitos?

versão utilizada 5.2.3.3(x64) - S.O: windows10

abraço

41 palavras
por Hugo Nascimento - quarta, 8 Fev 2017, 11:59

Olá, Djalma.

O resultado da inserção de vídeos no LibreOffice (através da opção de menu Inserir->Multimídia->Áudio ou vídeo) depende da instalação de codecs adequados para tocar o vídeo no sistema operacional que você está utilizando. Por exemplo, eu fiz um teste no Microsoft Windows 7 com o LibreOffice 5.3. Inicialmente, apenas arquivos no formato WMV podiam ser inseridos. Ao tentar inserir vídeos em MP4 e OGG, aparecia uma mensagem de erro dizendo "formato não suportado". Após instalar o pacote de codecs K-Lite versão Mega (https://www.codecguide.com/download_kl.htm), consegui inserir e tocar os vídeos normalmente. De forma idêntica, no sistema operacional Ubuntu 16.04 64bits, com o LibreOffice padrão 5.1.4.2 e o pacote ubuntu-restricted-extras instalados, tudo funcionou perfeitamente.

Tente instalar o K-Lite (ou outro software similar) no Windows 10, reinicie o computador e experimente novamente, OK?

141 palavras
Olhando a baia com minha filha
por Anderson Góes - sábado, 28 Jan 2017, 20:01

Boa noite!

Minha principal dúvida é no que tange ao uso de macros, ouvi dizer que no libre tem como criar numerações automatizadas de documentos como ofícios, memorandos, etc.... Coisas que na suite concorrente nunca ouvi falar que é possivel.

Atenciosamente,

Anderson Góes

43 palavras
Fonte: Revsta libreoffice 24
por Douglas Eduardo - terça, 31 Jan 2017, 23:09

Dúvida: Como saber se eu salvei o arquivo ou não?

Solução: Observe no canto superior esquerdo, no ícone disquete:

Se o disquete estiver com uma estrelinha cor amarelo (versões mais antigas), ou uma bolinha cor de laranja (versões mais atuais), quer dizer que o documento foi alterado e não foi salvo ainda, basta clicar no disquete e salvar.

Outro modo é ver na barra inferior de informações, mais para o lado direito e observar se há um disquete em vermelho, o arquivo precisa ser salvo, se o disquete estiver cinza está salvo.

92 palavras
Imagem de Alessandro Cezario de Borba
por Alessandro Cezario de Borba - terça, 7 Fev 2017, 10:08

Será visto nos cursos os programas Draw (editor de diagrama ) e o Formula (editor de fórmulas) ?

Caso seja visto ou se possível gostaria de saber :

No ambiente Draw existe alguma ferramenta de repetição de cores como no Paint do Windows que é  Seleconador+de+cores.jpg?

Essa ferramenta é útil para replicar cores de uma imagem e assim utilizá- las em edição de uma nova .

Falando do Formula como faço para salvar as fórmulas criadas e assim constituir um banco de fórmulas ?

Como faço para criar atalhos para determinados símbolos recorrentes como os "gregos" ?

Aguardo sua resposta.

93 palavras
por Hugo Nascimento - quarta, 8 Fev 2017, 14:00

Olá, Alessandro.

Neste curso, focaremos no LibreOffice Writer (o editor de texto), ilustrando também alguns recursos das outras aplicações da suíte, mas sucintamente e apenas quando pertinentes para o objetivo da aula.

Como parte do fórum, gostaríamos que todos apresentassem suas dúvidas e também buscassem respostas para as mesmas na Internet ou usando o LibreOffice, em seguida postando-as aqui. Incentivamos ainda para que busquem respostas para as dúvidas de outros colegas, mesmo que sejam soluções alternativas para uma resposta já dada. Isso ajuda a enriquecer o fórum!

Eu e os tutores do curso respondemos principalmente as dúvidas que são mais difíceis para os iniciantes no LibreOffice, ou que motivam uma discussão maior sobre o assunto. Desta forma, vamos comentar sobre suas dúvidas:

• Sobre a ferramenta de conta-gotas (pipeta ou eyedropper): até onde eu sei, não há um recurso com essa funcionalidade que seja de uso geral no LibreOffice. Há, contudo, uma ferramenta para substituir cores dentro de imagens, a qual tem um recurso de conta-gotas. Você pode acessar tal recurso através da opção de menu Ferramentas->Substituir cores. Nada impede, contudo, que alguém desenvolva uma extensão para o LibreOffice que implemente uma ferramenta de conta-gotas. Posteriormente, essa extensão pode ser incorporada nativamente ao LibreOffice, como já aconteceu com várias ferramentas! Outra alternativa é ir diretamente à comunidade de desenvolvedores do LibreOffice e sugerir ou participar do desenvolvimento de um recurso de conta-gotas nativo no sistema.
  • Sobre um banco de fórmulas: o LibreOffice usa uma linguagem específica para definir fórmulas. Por exemplo, a expressão matemática f(x)={1+x^3} over {x+1} representa uma fórmula com um aspecto visual associado, em que o número 3 aparece sobrescrito, como expoente de x, e os termos 1+x³ e x+1 aparecem verticalmente posicionados em relação a uma barra de divisão. Você pode guardar essas expressões em um arquivo texto simples e, quando precisar de uma delas no Writer, copiá-la para dentro do documento, fazer as mudanças que desejar, selecionar a mesma e pressionar as teclas ALT+]. Imediatamente a expressão é convertida para um objeto de fórmula. Se você tiver também algumas fórmulas que usa com frequência em diversos documentos, pode cadastrar suas expressões na ferramenta de autotexto do LibreOffice. O processo de cadastro envolve: (1) escrever e selecionar a expressão da fórmula (como a que mencionamos acima); (2) ir no menu Ferramentas->Autotexto; (3) escrever um nome para a expressão (apenas para fins de identificação); (4) digitar uma sequência de caracteres que será o atalho para a fórmula (por exemplo, FX); (5) selecionar a categoria na qual a fórmula será cadastrada (use a categoria "Meu Autotexto"); (6) selecionar, no botão Autotexto, a opção "Novo (somente texto)"; e (7) fechar a janela da caixa de diálogo de autotexto. Para recuperar a expressão, apenas digite no texto a sequência de atalho (no nosso caso, FX) e pressione a tecla F3. Agora, para transformar a expressão em fórmula, selecione-a e pressione Alt+], como explicado antes.
  • Sobre símbolos gregos: além de poder escolher as letras gregas através da opção de menu Inserir->Caractere especial..., há opções de autocorreção já definidas para os principais símbolos no menu Ferramentas->Autocorreção->Opções de autocorreção. Por exemplo, experimente digitar no Writer a sequência :beta: ou :gama:. Se a primeira letra do código for maiúscula (B ou G), então a letra grega também será maiúscula. Experimente ainda digitar :^beta: e :_beta:, para versões sobrescrito e subscrito, respectivamente.

567 palavras
Imagem de Guilherme Basso dos Reis
por Guilherme Basso dos Reis - segunda, 20 Mar 2017, 18:36

Minha dúvida (e normalmente dificuldade prática) sempre se dá com relação a compatibilidade e conversão do formato de um software para outro. Enquanto com os arquivos em formato DOC (Word 97-2003) no Libre Office, ou formatos ODT no Word, você consegue manipular bem, e tem poucas alterações de formatação, os arquivos dos Words mais recentes, de formato DOCX, normalmente distorcem bastante a formatação. A forma que lido com isto é sempre buscando salvar, ou em ODT ou em DOC. 

Tenho uma dúvida, na verdade uma curiosidade, que não é relacionada diretamente ao uso, mas a existência do Libre Office.. fico imaginando como conseguem manter e gerar um software com tanta qualidade sem ter uma remuneração direta. Como o projeto é mantido? Apenas por doações, e por trabalho voluntário, ou as pessoas que aprimoram o Libre Office tem algum tipo de ganho?

141 palavras
por Hugo Nascimento - sexta, 24 Mar 2017, 16:58

Olá Guilherme!

Sugerimos sempre gravar os arquivos do Libreoffice no formato ODF (ODT, ODS, ODP, etc.). Quando for enviá-los para outra pessoa que ainda não usa o LibreOffice, você pode fazer duas coisas:

1. passar um link para que ela faça o download (gratuito!) do LibreOffice e instalar o mesmo; e
  2. junto à versão ODF, encaminhar uma cópia do documento em PDF, se não for necessária a sua edição, ou enviar uma cópia em DOC/DOCX.

Sobre o desenvolvimento do LibreOffice, a entrevista com o Olivier Hallot esclarece um pouco esse aspecto. Complementamos dizendo que as soluções baseadas em software livre têm instigado a criação de modelos de desenvolvimento compartilhado bem interessantes e promissores. Entre eles, além do trabalho voluntário, empresas (privadas e públicas) podem alocar desenvolvedores pagos para auxiliar a melhoria do software, uma vez que também são usuárias do mesmo e desejam melhorias nesse produto.   

145 palavras
Moises
por José Moises Cordeiro - quinta, 6 Jul 2017, 07:25

Olá pessoal,

a minha dúvida é como criar documentos no libreoffice tipo formulário, no msoffice eu criava documentos com campos específico para preencher como um formulário e travava o documento e era preenchido somente os campos, no libre office estou tendo essa dificuldade onde criar novos documentos nesse formato.

alguém pode me ajudar?

grato.

54 palavras
Fonte: Revsta libreoffice 24
por Douglas Eduardo - domingo, 9 Jul 2017, 20:13

Fala @José, como vai?

Bem eu nunca usei o recurso, contudo meu amigo @Marcos (www.alfabech.com) sugeriu que para usar o mesmo deve-se ir em inserir e controle de formulários.

Sobre travar o documento: http://www.dailymotion.com/video/x5hmzg7_08-melhore-a-perfomance-no-uso-do-libreoffice-5-2-6-2-pt-br_school

Caso se interessar em paticipar do grupo no telegram messenger: https://t.me/libreofficebr

56 palavras
por Hugo Nascimento - sábado, 29 Jul 2017, 01:53

José, o material de referência textual que sugerimos no curso é um guia do LibreOffice para iniciantes. Ele não inclui vários recursos mais avançados. No entanto, há um guia completo para cada aplicação que compõem o pacote de escritório LibreOffice. Uma versão em português desse guia para o Writer (atualizado até a versão 3.3 do LibreOffice) pode ser acessado aqui. O capítulo 15 trata do que você precisa, sobre Formulários. Uma versão em inglês, um pouco mais atualizada (até o LibreOffice 4.2), está disponível aqui.

85 palavras
Imagem de Ed Carlos da Silva
por Ed Carlos da Silva - sábado, 29 Jul 2017, 12:43

Uma dúvida que tive, é em relação a inserir figuras no LibreOffice Writer e colocar legenda nessa figura. Ao pesquisar na internet, encontrei no seguinte link https://help.libreoffice.org/Writer/Using_Captions/pt-BR e testando resolveu meu problema.

39 palavras