Fórum 1

Experiência pessoal com a suíte LibreOffice

Imagem de Hugo Nascimento
Experiência pessoal com a suíte LibreOffice
por Hugo Nascimento - terça, 18 Jul 2017, 00:49

Escreva um relato pessoal sobre a sua experiência com a suíte LibreOffice e similares.

Obs.: evite fornecer informações pessoais sensíveis, uma vez que o fórum estará acessível publicamente.

28 palavras

Imagem de Guilherme Henrique Tavares
Re: Experiência pessoal com a suíte LibreOffice
por Guilherme Henrique Tavares - terça, 18 Jul 2017, 09:37

Olá,

Como o LibreOffice é a principal suite de aplicativos disponibilizada pela UFG, já o usei algumas vezes para a confecção de trabalhos acadêmicos. Os aplicativos mais utilizados por mim, foram o Writer, Calc e Impress. Não tenho nenhuma familiaridade com os outros aplicativos, portanto seria interessante conhecê-los. Entretanto, os já mencionados, são em geral, mais utilizados e portanto, tenho maior interesse em aprender sobre eles. A utilização desses aplicativos, de maneira geral, foi agradável e satisfatória, dado a semelhança com o pacote Office da Microsoft. Identifiquei uma certa facilidade maior em manusear o Calc, para as atividades propostas em aulas que já tive. No mais, quero aprender mais a respeito e aperfeiçoar minhas habilidades.

115 palavras
Imagem de WALDOMIRO JACKSON DE ALMEIDA
por WALDOMIRO JACKSON DE ALMEIDA - terça, 18 Jul 2017, 09:59

Olá!

Tenho pouca experiência com o LibreOffice, mas já utilizei o Writer e o Calc para efetuar alguns trabalhos escolares.

20 palavras
Imagem de Isabella Iaccino Nunes Madeira
por Isabella Iaccino Nunes Madeira - terça, 18 Jul 2017, 12:58

Nunca utilizei o LibreOffice para realizar algum trabalho, por isso o interesse de fazer a disciplina, para poder aprender a utilizar as ferramentas que ele oferece. Sempre utilizei o Word ou Excel para realizar os meus trabalhos e sempre me lidei muito bem com estas ferramentas, não tive grandes dificuldades. Espero ser assim com o LibreOffice, ontem baixei o LibreOffice 5.2, não tive problemas para tal tarefa, e olhei a plataforma Writer, achei um pouco parecida com a do Word, mas ainda fiquei confusa com algumas tarefas. 

87 palavras
Imagem de Natália Francesca Marinho Ferreira de Amorim
por Natália Francesca Marinho Ferreira de Amorim - terça, 18 Jul 2017, 13:47

Olá,

Tenho pouca experiência com o LibreOffice, mas o utilizo nos laboratórios  da universidade e experimentei suas funcionalidades com o Calc e Writer basicamente. Acho que por ser gratuito ajuda muito e quero aprender mais sobre. Os exercícios me ajudaram bastante a descobrir mais sobre essa suíte de escritório. Tenho maior familiaridade com o pacote Office da Microsoft e também com os aplicativos da Google, que incluem documentos, planilhas e apresentações, apenas pela comodidade. Tenho interesse no curso para aprender a editar corretamente e com maior facilidade artigos e monografias.

90 palavras
Imagem de brendo de souza mendes
por brendo de souza mendes - terça, 18 Jul 2017, 16:27

Venho interagindo com os programas da LibreOffice recentemente , nas quais, tenho mais facilidade para mexer no Cal.Uma boa experiência cujo fui participei , esta na realização de   cálculos matemáticos simples nas escolas  ou ate mesmo para calcular as medias dos alunos de forma mais rápida,  usando o LibreOffice.

48 palavras
Imagem de Luciana Novaes Miranda
por Luciana Novaes Miranda - terça, 18 Jul 2017, 17:58

Eu nunca utilizei efetivamente o LibreOffice, eu usei o BrOffice uma vez esporádica e não tenho muito a falar até agora, eu utilizo o GoogleDocs para fazer os meus trabalhos, por não consumirem o espaço do Drive e por ser uma plataforma onde mais de uma pessoa pode estar digitando o documento e ser de graça, usava antigamente o word, mas acabei desistindo dele por condições financeiras e por estar sempre mudando de computador e não achar vantajoso uma assinatura do programa. Acredito que depois desse curso o LibreOffice vai ser um programa principal para minha máquina.

97 palavras
Imagem de Geanne Oliveira Rodrigues
por Geanne Oliveira Rodrigues - terça, 18 Jul 2017, 18:02

Preciso utilizar o LibreOffice diversas vezes nos computadores dos laboratórios de informática da UFG. Confesso que não gosto muito e frequentemente tenho problemas com formatação e com os atalhos do teclado, que são bem diferentes do Office da Microsoft. Espero superar isso com esse Núcleo Livre.

46 palavras
Imagem de Alana Pessoni
por Alana Pessoni - terça, 18 Jul 2017, 18:24

Eu tive contato com o LibreOffice pela primeira vez hoje com o curso. No caso, me reporto ao funcionamento do Writer. Me surpreendi bastante até mesmo com as fontes padrões da ABNT poderem ser usadas lá. Pensava eu que cada programa de texto tinha um nome autoral de fonte, bem como um estilo de letras distinto. Para além disso, achei toda a disposição de funcionalidades bem atraentes visualmente e similares às do Word, programa com o qual me habituei a utilizar.

81 palavras
Imagem de Biatriz Floriano de Alencar
por Biatriz Floriano de Alencar - terça, 18 Jul 2017, 18:54

Eu nunca tinha visto como o LibreOffice funciona até a aula de ontem, sempre usei o Word, Excel e achei muito interessante as funções dessa suíte, principalmente na parte das planilhas, acredito que esse curso nos ajudará a ter domínio ao usar essa suíte.

44 palavras
Imagem de Denner Willer Borges Monteiro
por Denner Willer Borges Monteiro - terça, 18 Jul 2017, 19:01

Anteriormente às aulas de hoje, tive pouco contato com esta suíte. Havia adquirido um novo notebook e nele continha o sistema operacional Linux, presente com a suíte Libreoffice. Usei por poucos momentos e logo notei a semelhança com do Writer com o Word. Utilizei ele como se fosse o mesmo programa para realizar algumas atividades de um programa de iniciação científica que estava utililizando e logo depois reenviei como um arquivo de Word para minha orientadora.  Tive alguns problemas para tentar entender a conversão e me foi útil. Esta foi a minha experiência.

93 palavras
Imagem de maikon carvalho
por maikon carvalho - terça, 18 Jul 2017, 20:39

Usei o LibreOffice durante um ano. Nesse período tive alguns problemas com desformatação de arquivos em computadores com microsoft office. Gosto muito desse suite, pois é bem completo, de fácil instalação, operação é gratuito! 

34 palavras
Imagem de Lohany Gonçalves Simão
por Lohany Gonçalves Simão - terça, 18 Jul 2017, 21:39

Boa noite a todos!

Eu desconhecia o Libre Office, no entanto, quando fui na primeira aula e tive acesso a alguns conteúdos iniciais, percebi que sempre o utilizei no laboratório da faculdade de Educação.

Eu tinha um preconceito achando que aquele programa era do Linux.

Logo, eu reconheço que o programa pode ser baixado e executado até mesmo no Windows 7. 

Esse programa é legal porque têm algumas ferramentas diferentes das que a maioria conhece.

75 palavras
Imagem de tallyta da silva borges
por tallyta da silva borges - quarta, 19 Jul 2017, 01:01

Ainda não tive a oportunidade de utilizar o LibreOffice, porem já fiz algumas provas de concurso, e em todas em edital pede conhecimentos básicos sobre essa  plataforma. Com isso sinto a necessidade de esclarecer algumas duvidas sobre as ferramentas.

39 palavras
Imagem de Alritom Caetano
por Alritom Caetano - quarta, 19 Jul 2017, 10:07

Olá, já tentei usar o Libre Office  para fazer trabalhos escolares e acadêmincos mas tinha dificuldade de achar onde ficava os recursos para edição e tinha pressa para fazer o trabalho então voltava ao Microsoft Office o qual já estava mais acostumado a usar mas agora que passei a adotar o linux como meu Sistema Operacional padrão quero também fazer o Libre Office meu office padrão.

66 palavras
Imagem de Mariana Oliveira
por Mariana Oliveira - quarta, 19 Jul 2017, 10:38

Olá, meu primeiro contato com o LibreOffice foi um pouco antes deste curso pois me interessei pela plataforma, acho a disposição fácil de entender por isso meu ingresso no curso. Porem  ainda não tive um grande contato.

37 palavras
Imagem de Lucas Rodrigues Ferreira
por Lucas Rodrigues Ferreira - quarta, 19 Jul 2017, 10:49

Eu já havia utilizado o LibreOffice algumas vezes para realizar trabalhos escolares e acadêmicos. A semelhança com o Microsoft Office, com o qual tenho bastante familiaridade, facilitou as minhas experiências com essa suíte. Houveram algumas dificuldades em relação a localização de alguns recursos e desformatação de arquivos criados em outras suítes, o que me desmotivou a continuar utilizando o LibreOffice. Espero que, com este curso, eu consiga aperfeiçoar meus conhecimentos nesta suíte para utilizá-la sem entraves.

76 palavras
Imagem de Fernanda Helena Vaz Siqueira
por Fernanda Helena Vaz Siqueira - quarta, 19 Jul 2017, 13:31

Olá, a todos!

Não tenho muito conhecimento sobre o Libreoffice, mas após a aula inaugural constatei que o laboratório de informática da faculdade de educação física e dança utiliza deste programa, onde já utilizei varias vezes para realizar trabalhos acadêmicos. Percebo uma aproximação muito grande com o word (utilizado pelo windos), acredtoi que irei ter maior domino do mesmo ao final desta disciplina.

63 palavras
Imagem de Khristian Junior
por Khristian Junior - quarta, 19 Jul 2017, 14:47

A suíte da Microsoft é a que eu mais utilizo, principalmente para a realização de trabalhos acadêmicos; tive contato com o Writer uma única vez (ao utilizar um computador da UFG) e, na ocasião, me pareceu semelhante ao Word.

39 palavras
Imagem de Vítor Pereira Salgado
por Vítor Pereira Salgado - quarta, 19 Jul 2017, 16:09

Olá,

Já utilizava a suíte mas confesso que sempre sofro, principalmente na execução de algum recurso não usual, as vezes recorria a pesquisas no google para obter ajuda. 

28 palavras
Imagem de MARIO ALCOFRA
por MARIO ALCOFRA - quarta, 19 Jul 2017, 16:12

Achei a ferramenta muito interessante para promover a interação entre dispositivos que possuem diferentes sistemas operacionais. Na empresa onde trabalho as pessoas possuem diferentes computadores como pcs e macs, ou seja, sistemas operacionais diferentes. O LibreOffice se adaptou de forma extremamente fácil no que concerne ao envio de arquivos de texto para a abertura e edição dos colegas com os quais compartilhei arquivos.

63 palavras
Imagem de Edson Júnior Frota da Silva
por Edson Júnior Frota da Silva - quarta, 19 Jul 2017, 18:22

Comecei a utilizar o LibreOffice na universidade, gostei que já utilizo em casa substituindo meu editor de texto antigo. Já tinha uma certa experiencia devido ter feito curso profissionalizante que utilizava o LibreOffice coim ferramenta principal para a execução do curso.
41 palavras
Imagem de Isabela Araújo
por Isabela Araújo - quarta, 19 Jul 2017, 19:47

Olá, tenho maior experiencia com outros suítes, tais como a da Microsoft. Porém tive meu primeiro contato com o pacote LibreOffice através de estudos realizados para um concurso, o qual abordava as ferramentas deste. Fora isso, utilizei somente o Writer para redigir um trabalho acadêmico, gostei da ferramenta, nada muito diferente do Word.
53 palavras
Imagem de Guilherme Queiroz Fonsêca
por Guilherme Queiroz Fonsêca - quarta, 19 Jul 2017, 20:43

Em comparação com as ferramentas similares ficou evidente que a interface do LibreOffice é mais limpa e intuitiva, e que além disso possuí mais funções para realização de variadas tarefas.

30 palavras
Imagem de Gabriella Marques
por Gabriella Marques - quarta, 19 Jul 2017, 22:08

Nunca utilizei o LibreOffice para realizar algum trabalho, por isso o interesse de fazer a disciplina, para poder aprender a utilizar as ferramentas que ele oferece. Na verdade meu único contato com o libreoffice foi na disciplina do meu curso (bioinformatica), onde alguns computadores continha o LibreOffice. Sempre utilizei o Word ou Excel para realizar os meus trabalhos e sempre me lidei muito bem com estas ferramentas, não tive grandes dificuldades. Nas aulas nao tive dificuldade em mexer nas ferramentas, pois achei bastante parecido. E agora vou baixar no meu computador pra ter um contato maior.

96 palavras
Imagem de José Augusto de Melo
por José Augusto de Melo - quinta, 20 Jul 2017, 06:29

Eu, assim como a grande maioria das pessoas tiveram como sua primeira suíte de escritório o Microsoft Office, porém com o passar dos anos e não querer participar de uma rede de pirataria, migrei para o ambiente GNU/Linux e com ele veio junto a migração para o OpenOffice que na época era a suíte de escritório que estava em alta, então pouco tempo depois o LibreOffice já dominando o mercado, então passei a utilizá-lo. Confesso que a migração do Microsoft Office para o então OpenOffice foi difícil, e na época a compatibilidade entre os tipos de documentos era muito ruim. Já a migração do OpenOffice para o LibreOffice foi natural, mas ainda existem incompatibilidades entres os formatos da Microsoft para serem abertos e editados no LibreOffice... Apesar de todos os problemas e dificuldades que ocorreram durante o processo de migração, valeu muito!

143 palavras
Imagem de Jaqueline Lopes Araujo
por Jaqueline Lopes Araujo - quinta, 20 Jul 2017, 08:49

Olá, 

Bom tenho pouca experiencia com a suite, porém se seguir alguns passos dá pra caminhar bem nele. Utilizei o calc e gostei da experiencia que ele fornece.

28 palavras
Imagem de Paulo Jorge dos Santos Soares
por Paulo Jorge dos Santos Soares - quinta, 20 Jul 2017, 09:12

Já utilizo o Writer há algum tempo. Porém para algumas atividade ainda recorro ao office do Google (pela praticidade) ou ao pacote da Microsoft.

24 palavras
Imagem de MURILLO DA SILVA MAIA MONTEIRO
por MURILLO DA SILVA MAIA MONTEIRO - quinta, 20 Jul 2017, 11:17

É a primeira vez utilizando o libreoffice, achei de um modo geral bem fácil a sua utilização e bastante leve em questão de operacionalidade.  

24 palavras
Imagem de sarah azevedo
por sarah azevedo - quinta, 20 Jul 2017, 14:33

Olá boa tarde!

Eu já faço uso do LibreOffice no meu trabalho, no entanto me pego em dificuldades, principalmente no Calc. Por enquanto me viro nos 30 para fazer os trabalhos.... pesquiso na net as funçoes básicas para poder fazer alguns documentos, este curso vai me ajudar bastante..

48 palavras
Imagem de GUSTAVO SANTIAGO DE ANDRADE SIQUEIRA
por GUSTAVO SANTIAGO DE ANDRADE SIQUEIRA - quinta, 20 Jul 2017, 16:14

a primeira e única experiência que tive com a suíte gratuita (libreoffice) foi em um laboratório da disciplina de controle de digital que fiz. Utilizei principalmente o CALC. O motivo de ter utilizado somente o calc foi pelo fato de a entrega da atividade avaliativa ser escrita e estávamos apenas usando os computadores do laboratório para fazer os cálculos. Utilizei o CALC para fazer milhares de somas e multiplicações com poucas ações dentro da aplicação. ME POUPOU BASTANTE TEMPO!

79 palavras
Imagem de Fernanda Guimaraes
por Fernanda Guimaraes - quinta, 20 Jul 2017, 17:24

Boa tarde!

Já tinha visto o LibreOffice, mas sempre optei por utilizar o pacote Office da Microsoft, sendo assim, este será o meu primeiro contato com este software. Assistindo as aulas, percebi a facilidade de baixar e já instalei a suíte LibreOffice em meu computador.

45 palavras
Imagem de Mateus Farias
por Mateus Farias - quinta, 20 Jul 2017, 18:15

Redigi minha submissão para uma escola de game design no Writer.

Foi interressante por que ainda tava aprendendo, então usava as hotkeys do Word ainda. Ficava muito incomodado kk

Mas mesmo assim, preferi. Por algum motivo que eu nunca compreendi, o meu Word na época não estava corrigindo em inglês, mas o Writer estava. Consegui corrigir o texto com muito mais facilidade.

61 palavras
Imagem de bianca correchel salomon cabral
por bianca correchel salomon cabral - quinta, 20 Jul 2017, 18:25

Tive poucas experiencias com o Libre Office nos computadores da UFG, tenho dificuldade de utiliza-lo, pois sempre utilizei o pacote Office da Microsoft. Quero aprender a mexer neste outro, pois no laboratório de informatica só tem ele e tem muita função diferente.

42 palavras
Imagem de Fausto André
por Fausto André - quinta, 20 Jul 2017, 18:32

A experiência principal minha foi com o Writer mesmo, pra tanto desenvolver trabalhos quanto para abrir textos da faculdade. Mas também já usei o Impress, o Calc e o Draw
30 palavras
Imagem de Bruno Cosse
por Bruno Cosse - quinta, 20 Jul 2017, 18:42

Boa noite,

Também não tenho experiência com o LibreOffice apenas li arquivos no mesmo.

14 palavras
Imagem de Brenda Junqueira Ferreira
por Brenda Junqueira Ferreira - quinta, 20 Jul 2017, 18:58

Todas as vezes que não tinha o meu computador em mãos e precisei usar o laboratório da UFG, me deparei com essa suíte. Sempre fiquei com o pé atrás, nunca me acostumei com ela, porque uso o microsoft todos os dias praticamente, e quando tinha que usar ela eu estranhava muita. O semestre passado, numa aula de pesquisa operacional, mesmo com meu computador tive que utilizar o libreoffice porque eu precisava utilizar a ferramenta "solver" do calc/excel, até mesmo pra acompanhar o professor, que também estava utilizando o libreoffice.

90 palavras
Imagem de Mylenna Márley Carvalho
por Mylenna Márley Carvalho - quinta, 20 Jul 2017, 19:38

Olá boa noite. Eu conheci o LibreOffice utilizando a plataforma nas salas de informática da UFG. É um pouco difícil manuseá-lo a primeira vista, comparando com o Office do windows, mesmo assim é possível realizar qualquer atividade nele, bastando apenas treinamento. 

41 palavras
Imagem de Pedro Henrique Cintra Silva
por Pedro Henrique Cintra Silva - quinta, 20 Jul 2017, 19:54

Até a iniciação do curso não conhecia muito sobre o LibreOffice e nunca havia o utilizado. Vejo agora que é uma suíte de escritório bastante completa e intuitiva, sendo bem similar a outras suítes como o Microsoft Office. O Write e o Calc são os que mais tive contato até o momento e são bem completos, notei, no entanto, certa desconfiguração no formato quando abri um arquivo do Word. O LibreOffice, de forma geral é uma ótima opção de Suíte, sendo bem completo e de fácil acesso.

87 palavras
Imagem de Antonio Rodrigues Alves Gomide
por Antonio Rodrigues Alves Gomide - quinta, 20 Jul 2017, 20:18

Tive duas experiências pessoais com a suíte Libre Office no curso de Graduação e ambas utilizando-a, para apresentação de slides em um  seminário e uma mini-aula.Não sou um expert em informática e achei a Suíte muito boa, cumpriu a sua função de apresentação de slides simples e objetivos.

49 palavras
Imagem de Rafael Caetano
por Rafael Caetano - quinta, 20 Jul 2017, 21:17

Uso o LibreOffice desde 2014, quando comecei a usar o Ubuntu. De início, a simplicidade de não ter que preocupar com registros e versões de teste já foi muito agradável. A compatibilidade da suíte com os formatos do MS Office também é bem útil, já que muitos dos meus colegas não usam o LibreOffice e frequentemente há trabalhos em grupo.
Com o tempo descobri várias funções, e um dos recursos mais úteis pra mim é o Formula, pois frequentemente tenho que formatar relatórios com fórmulas que usam caracteres e formatos não triviais, e com o Formula posso fazê-las facilmente. Meu objetivo aqui é aprender a utilizar o máximo dos recursos que o LO oferece.
114 palavras
Imagem de Tiago Miranda Dantas
por Tiago Miranda Dantas - quinta, 20 Jul 2017, 21:19

Já utilizei a suíte algumas vezes em trabalhos acadêmicos durante o uso de máquinas em laboratórios da própria UFG, além de utilizar sempre que necessário no estágio que realizo no momento. A um pouco de desconforto no começo, no entanto a suíte apresenta uma interface simples e de fácil uso, o que auxilia para um uso continuo do mesmo, e o próprio interesse de estar cursando este NL para aperfeiçoar os conhecimentos sobre o mesmo.

75 palavras
Imagem de Byanka Almeida Dourado
por Byanka Almeida Dourado - quinta, 20 Jul 2017, 22:32

Meu primeiro contato com o Libreoffice foi numa escola onde eu faço estágio. Lá eles utilizam a plataforma Writer para fazer relatórios planos de aula e outras coisas que forem necessárias. Atualmente eu só utilizo o básico do básico que o programa tem a me oferecer, por falta de conhecimento

50 palavras
Imagem de LUCAS DE JESUS NUNES
por LUCAS DE JESUS NUNES - sexta, 21 Jul 2017, 08:08

Tive pouca experiência com o Libreoffice, ainda não cheguei a fazer algum artigo/e ou texto nele. Apenas abri na faculdade, por isso quero adquirir experiência no curso. Tanto no Libreoffice quanto nos similares.

34 palavras
Imagem de Kellen Jessika Stalschus
por Kellen Jessika Stalschus - sexta, 21 Jul 2017, 10:46

Usei poucas vezes para realizar alguns trabalhos, somente por ser o que a UFG disponibiliza e não ter outra opção no momento que usei. A plataforma Writer me remete um pouco ao Word, mas ainda tenho algumas dificuldades em usá-la.
40 palavras
Imagem de Cleiton Borges
por Cleiton Borges - sexta, 21 Jul 2017, 16:18

Olá

Minha experiência nessa suíter é muito pequena. Falando de maneira resumida, tive experiência com esta plataforma numa disciplina em minha faculdade (Educação Física). Por ser um período muito curto essa experiência não foi muito enriquecedora. Porém pude notar que é bem fácil e intuitivo de ser trabalhado textos e planilhas.

51 palavras
Imagem de Hudson Batista
por Hudson Batista - sexta, 21 Jul 2017, 17:55

Nunca tinha tido o interesse de usar a suíte LibreOffice, mas fui forçado quando precisei usar os computadores da biblioteca da UFG pra fazer trabalhos, encontrei algumas dificuldades pelo formato ser sensivelmente diferente do windows, que estou acostumado a utilizar. Mas foi uma boa experiência e despertou o interesse para entender mais sobre a suíte e aproveitar toda a sua funcionalidade.

61 palavras
Imagem de leticia das dores camelo da silva
por leticia das dores camelo da silva - sexta, 21 Jul 2017, 18:30

Eu já utilizei o LibreOffice nos laboratórios de informática da UFG, para a elaboração de atividades acadêmicas. A principal ferramenta utilizada foi o Writer, em geral, o uso do aplicativo é fácil, entretanto encontrei algumas dificuldades na formatação dos arquivos. Espero que essas dificuldades sejam superadas no decorrer desse NL.

50 palavras
Imagem de Emmanuel Ferro
por Emmanuel Ferro - segunda, 24 Jul 2017, 14:38

Uso o LibreOffice no trabalho e gosto muito, mas preciso me aprimorar como usuário pra tirar mais ainda das ferramentas.

20 palavras
Imagem de Ennya Neves
por Ennya Neves - segunda, 24 Jul 2017, 17:22

Já usei muito o Draw para criar pôsters e conteúdo para redes sociais, acho ótimo sua grande variedade de funções e sua forma clara de apresentar suas funções, achei fácil aprender a criar com ele. Ainda não tenho tanta experiência com o Writer,  Calc e o Impress, pois usava apenas o Microsoft Office.

53 palavras
Imagem de Isabela Lopes Magalhães
por Isabela Lopes Magalhães - segunda, 24 Jul 2017, 18:22

Boa noite, costumava utilizar somente com outros suítes, principalmente os da Microsoft. Tive meu primeiro contato com o pacote LibreOffice ao estudar para um concurso, o qual abordava as ferramentas deste. Após isso, utilizei somente o Writer para redigir um pequeno texto por curiosidade sobre a ferramenta, e gostei bastante. Tive facilidade por ser parecida com o Word. Espero aprender mais sobre as demais ferramentas em breve.

67 palavras
Imagem de Thálita Damaceno
por Thálita Damaceno - segunda, 24 Jul 2017, 19:52

Antes do curso já havia tido a oportunidade de conhecer o LibreOffice no laboratório da UFG, porém por falta de conhecimento das funcionalidades da suíte acabei desistindo de utilizar. Por fim, continuei utilizando a Microsoft Office, devido a afinidade com o layout da suíte e conhecimento das funcionalidades.
48 palavras
Imagem de João Pedro G. Moura
por João Pedro G. Moura - terça, 25 Jul 2017, 02:27

Esse foi meu primeiro contato com o LibreOffice e já gosto bastante! inicialmente o que mais me chama atenção é o fato de ser uma suite livre e gratuita, que eu acredito ser o caminho para a democratização e acessibilidade da internet e suas aplicações. O impress em especial me interessa muito pois oferece uma nova possibilidade de trabalho nas apresentações que são frequentes na minha futura profissão de publicitário.

70 palavras
Imagem de Joyce Freire
por Joyce Freire - terça, 25 Jul 2017, 08:49

Eu sempre tentei usar o Libre, por ser mais acessível e tal... um pouquinho complicado de mexer mas com o tempo vai se acostumando.

24 palavras
Imagem de Débora Faria
por Débora Faria - terça, 25 Jul 2017, 16:35

Olá, boa tarde

Há três anos utilizo o libre oficce e sou muito satisfeita apesar de ter dificuldades em relação a alguns comandos. Principalmente os comandos da planilha de cálculo e desenho de draw. Uso mais comumente o writer, mas pretendo com o curso dominar também esses outros recursos. 

48 palavras
Imagem de Raimundo José Gomes Júnior
por Raimundo José Gomes Júnior - terça, 25 Jul 2017, 18:42

Boa Tarde!

Desde o inicio dessa disciplina, ainda não sabia do Libreoffice como ferramenta  de auxilio em trabalhos acadêmicos. Dessa forma, estou achando interessante essa nova ferramenta de uso, abrangendo outros meios de se realizar trabalhos de forma mais sutil e prática.

Att.

43 palavras
Imagem de Jeison Cleiton Pandini
por Jeison Cleiton Pandini - terça, 25 Jul 2017, 22:02

Minha experiência data para quando não existia o LibreOffice. Na época, isso foi antes de 2009 ainda, a suíte ainda era OpenOffice e mantida pela Sun Microsystems.

Utilizava para realizar os trabalhos escolares e inclusive criar uma versão eletrônica de um caderno de receitas. Desde então é a opção quando a edição de texto requer recursos mais pesados.

Google Docs só utilizo mesmo quando é necessário colaboração pela web, ao menos enquanto não encontrar um instância publica de LibreOffice Online.

80 palavras
Imagem de Paulo Víctor
por Paulo Víctor - quarta, 26 Jul 2017, 19:58

O fato de o LibreOffice ser um software gratuito tem sido o principal motivo para que eu o use como suíte principal, mas em nada sinto deficiências no sistema se comparado ao Office. Ainda não tenho a mesma prática com o LibreOffice, mas já o uso como software para produção de textos e outros documentos. 

55 palavras
Imagem de Newarney Torrezão da Costa
por Newarney Torrezão da Costa - quinta, 27 Jul 2017, 10:35

Olá. Sempre utilizei a suíte Microsoft Office e na maioria das vezes não licenciado. Há um tempo tomei a decisão de não mais utilizar software proprietário pago, sem que eu tenha adquirido a licença. Por este motivo, comecei a experimentar ferramentas livres e gratuitas. Utilizei esporadicamente o LibreOffice e atualmente é a suíte de aplicativos para escritório que utilizo. Tenho dificuldades entender como funciona a questão de estilos para formatação de texto, mas acredito que com um pouco de dedicação, ficará simples formatar documentos após entender isso.
87 palavras
Imagem de Werikcyano Lima Guimarães
por Werikcyano Lima Guimarães - sábado, 29 Jul 2017, 14:23

Bom, já havia tido contato com o suíte LibreOfficce em outros momentos, por curiosidade mesmo e também por necessidade, em casos isolados, porém, retornava ao suíte que eu já usava, apenas por comodidade. Quando comecei usar o linux (Ubuntu), e com isso o LibreOffice, foi então que consegui ter dimensão da grande funcionalidade desse suíte.
55 palavras
Imagem de clovis silva
por clovis silva - sábado, 29 Jul 2017, 17:51

Já utilizo desde o tempo do openoffice. É muito bom, principalmente para a integração de fórmulas matemáticas a textos.

19 palavras
Imagem de Fernanda Martins da Paixão
por Fernanda Martins da Paixão - domingo, 30 Jul 2017, 14:59

Nunca utilizei o LibreOffice por isso me interessei a aprender mais sobre ele neste NL

15 palavras
Imagem de Jônatas Siqueira
por Jônatas Siqueira - domingo, 30 Jul 2017, 16:40

Meu primeiro contato com a suíte LibreOffice  foi na universidade. Venho utilizando o writer da suíte para realização de alguns trabalhos acadêmicos, já que minha licença da suíte da microsoft, a qual utilizava, expirou. Tenho achado o LibreOffice interessante e flexível.
41 palavras
Imagem de Nathália Cristhyna Rodrigues de Lima
por Nathália Cristhyna Rodrigues de Lima - domingo, 30 Jul 2017, 22:31

Não utilizo essa suíte no meu dia-a-dia, mas na faculdade para se ter acesso ao computador é necessário saber utilizá-la pelo menos o básico.
24 palavras
Imagem de Laura Caroline Ribeiro de Melo
por Laura Caroline Ribeiro de Melo - segunda, 31 Jul 2017, 10:54

Meu primeiro contato com ferramentas de escritório foi com o pacote Microsoft, porém cerca de 7 anos atrás ao adquirir um notebook com o SO Ubuntu passei a ter contato exclusivamente com o pacote que agora é conhecido como LibreOffice, o qual faço uso praticamente diário.

46 palavras
Imagem de Ana Luiza Silva
por Ana Luiza Silva - segunda, 31 Jul 2017, 13:30

Boa tarde.

Nunca tinha utilizado o LibreOffice antes. Sempre utilizei para apresentação de trabalhos o PowePoint. Porém estou aprendendo a usar o Libreoffice através deste nucleo livre e confesso que é bastante interessante e não tão dificil como achei que seria.

41 palavras
Imagem de Lucas Gomes de Mello
por Lucas Gomes de Mello - terça, 1 Ago 2017, 12:27

Olá,

minha experiência pessoal com o LibreOffice é provavelmente a da maioria dos alunos da UFG. Muitas vezes pelo fato de ser um software livre, temos que utilizá-lo. Nos computadores da UFG sempre temos que utilizar o Writer ao invés do Word, ou também o Calc ao invés do Excel. Na maioria das vezes o intuito inicial não era utilizar o LibreOffice, mas no fim das contas ele acaba salvando nossos trabalhos que precisam ser feitos aqui nos próprios computadores na universidade.

82 palavras
Imagem de Ramon Venson
por Ramon Venson - quarta, 2 Ago 2017, 19:03

Utilizo o LibreOffice desde as suas primeiras versões, assim como o OpenOffice desde 2010. Desde 2015 tenho percebido que o software tem conquistado vários usuários no meu local de trabalho dado a facilidade de uso e instalação disponível para diferentes plataformas.

41 palavras
Imagem de Paulo Henrique Américo lucindo
por Paulo Henrique Américo lucindo - sexta, 4 Ago 2017, 12:36

Eu estava com dificuldade com a microssoft, pois tenho que pagar, ja que o meu computador é windowns 10, com essa suite gratuita, me ajudou muito.

26 palavras
Imagem de Karinna Ramos
por Karinna Ramos - sexta, 4 Ago 2017, 13:45

Ja havia utilizado o LibreOffice anteriormente, entretanto esse núcleo livre tem me auxiliado a aperfeiçoar a sua utilização, sendo de grandiosa valia

22 palavras
Imagem de tallyta da silva borges
por tallyta da silva borges - sexta, 4 Ago 2017, 14:05

Como nunca utilizei o libreoffice encontro dificuldades nas teclas de  atalho, com isso fiz pesquisas. 

https://help.libreoffice.org/Writer/Shortcut_Keys_for_Writer/pt-BR

25 palavras
Imagem de CLAUDIA SILVA
por CLAUDIA SILVA - sexta, 4 Ago 2017, 14:30

Tenho pouca experiência com o LibreOffice.

6 palavras
Imagem de Ítalo d'Sá
por Ítalo d'Sá - quarta, 9 Ago 2017, 22:20

Só agora com o curso que comecei a usar a suíte, então minha experiência é pequena. Mas agora estou usando-o para fazer meu TCC e pretendo expandir meu conhecimento na suíte.  

31 palavras
Imagem de Gabriel Andrade
por Gabriel Andrade - quarta, 9 Ago 2017, 23:52

Sinto que o libreoffice pesa mais em minha maquina que o microsoft office 2013.
14 palavras
Imagem de Alan Mauricio
por Alan Mauricio - quinta, 10 Ago 2017, 12:36

Basicamente só tive contato com o LibreOffice na faculdade e quando estudei para concurso. Devido a familiaridade que tenho com Excel achei um pouco complicado a função Calc do suíte, mas com o tempo e com a prática essa dificuldade vai diminuir. 

42 palavras
Imagem de Gabriel Castro Guimarães
por Gabriel Castro Guimarães - quinta, 10 Ago 2017, 20:15

A experiência que tenho com o Libre Office foi nos computadores da UFG. É diferente utiliza-lo, pois sempre utilizei o pacote Office da Microsoft.

Resolvi fazer o curso pois além de computar horas de NL posso desenvolver mais dessa suíte de escritório, visto que no laboratório de informatica só tem ele e tem muita função diferente do Word.

58 palavras
Imagem de Naiara Meireles
por Naiara Meireles - quinta, 10 Ago 2017, 20:39

Antes de me interessar pelo curso de LibreOfice, eu pouquíssimas vezes havia utilizado essa suíte. Como usuária tradicional do pacote office da Microsoft, houve um certo receio quando no inicio da faculdade precisei utilizar os computadores da universidade, nos quais só encontrei a suite LibreOfice. Quando precisei utilizá-la, percebi o quanto era intuitiva e bem fácil de se entender o funcionamento dos programas, principalmente o Writer. 

66 palavras
Imagem de Lorraine Gomes Pereira
por Lorraine Gomes Pereira - quinta, 10 Ago 2017, 23:00

Eu comecei a utilizar o calc quando eu iniciei o curso introdutório de informática. Por conta disso, o primeiro contato que tive com fórmulas lógicas (SE, OU, SOMASE, E e etc) foi no calc. Quando eu passei a usar o excel para realizar as mesmas atividades, percebi a equivalência dos recursos fornecidos pelos dois softwares. 
55 palavras
Imagem de Maria Luiza Bitencourt Silva Couto
por Maria Luiza Bitencourt Silva Couto - sexta, 11 Ago 2017, 12:42

Por muito tempo tive dificuldade com suítes de escritório, mas dada a complexidade das aplicações. Não tive experiência com as versões anteriores ao Libre. Quanto ao Libre, tem sido interessante e bastante útil descobrir sua funcionalidades e facilidades. Tenho me surpreendido com as possibilidades de interação com a suíte que venho descobrindo em decorrência de mais pesquisas.

57 palavras
Imagem de Pedro Artur Ferreira dos Santos Costa
por Pedro Artur Ferreira dos Santos Costa - sábado, 12 Ago 2017, 05:43

Minha experiência  com libre office acontecia quando eu ia usar alguma máquina Linux na qual ele já vinha por padrão. Como eu usava apenas conceitos muito básicos da suíte, era a mesma coisa que o Word para mim, todas as diferenças que eu via, atribuía ao Linux não ao editor de texto. acho que a lentidão que muitas pessoas comentaram sobre o Libre é uma questão  de compatibilidade de SO, a  Microsoft desenvolve seus produtos para preferenciar os seus produtos, usando no Linux fica mais rápido o Libre.
88 palavras
Imagem de Guilherme Carvalho Rodrigues
por Guilherme Carvalho Rodrigues - sábado, 12 Ago 2017, 15:17

Sempre fui adepto dos sistemas fechados, e de um certo tempo para cá, me deparei com a plataforma aberta o linux, assim fui apresentado ao LibreOffice, consegui me adaptar bem as suas funcionalidades e desde então estou utilizando para o meu dia-a-dia acadêmico.

43 palavras
Imagem de Aline Costa de Souza
por Aline Costa de Souza - domingo, 13 Ago 2017, 17:47

Até o momento em que optei por fazer esse núcleo livre, não sabia das funções do Libreoffice, apenas sabia de sua existência. Após conhecer, percebi que se torna muito útil no ambiente acadêmico, apesar de ter funções parecidas com a suíte que sempre utilizei, Microsoft, tive um pouco de dificuldade quanto as funções de edição pois tem métodos diferentes de realizar.

61 palavras