Fórum 1

Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes

Imagem de Hugo Nascimento
Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes
por Hugo Nascimento - terça, 18 Jul 2017, 00:46

Com base na sua experiência atual, faça um comparativo entre a LibreOffice e outras suítes de escritório.

17 palavras

Imagem de Guilherme Henrique Tavares
Re: Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes
por Guilherme Henrique Tavares - terça, 18 Jul 2017, 09:46

Já utilizei bastante as ferramentas do pacote Office da Microsoft e atualmente uso mais as ferramentas do Google, como o Docs, Planilhas e Apresentações. Posso identificar diversas semelhanças entre as mesmas, quanto a formatação de textos e confecção de planilhas, por exemplo. Vejo que as diferenças podem ser notadas nas interfaces de cada um e na disponibilização de alguns recursos visuais, como por exemplo, no PowerPoint é possível verificar um número maior de temas em relação ao Impress e o Google Apresentações. Entretanto, vejo isso como gosto pessoal e não como algo que venha a atrapalhar o resultado final. Não tenho um grande conhecimento sobre o LibreOffice, já o utilizei algumas vezes, mas como dito anteriormente, atualmente utilizo com maior frequência os serviços da Google, dado a sua possibilidade de compartilhamento online com outras pessoas, facilitando o trabalho em grupo.

140 palavras
Imagem de WALDOMIRO JACKSON DE ALMEIDA
por WALDOMIRO JACKSON DE ALMEIDA - terça, 18 Jul 2017, 09:57

Trabalho em empresa pública. Lá são disponibilizados o LibreOffice e o Microsoft Office. A ideia inicial era de utilizar somente o LibreOffice. Particularmente sempre uso o Microsoft Office, mas tem alguns arquivos que são feitos no LibreOffice, por isso acabo tendo que executar algumas atividades nesta suíte. Percebo poucas diferenças em relação ao uso, mas de vez em quando fico travado com alguns comandos que são diferentes. Percebo que o LibreOffice é mais utilizado para uso como ferramenta do ERP na empresa. Isso me motiva a tentar aprender um pouco mais sobre esta ferramenta.

94 palavras
Imagem de Isabella Iaccino Nunes Madeira
por Isabella Iaccino Nunes Madeira - terça, 18 Jul 2017, 13:15

Nunca utilizei o LibreOffice antes, por enquanto estou explorando mais a sessão Writer, sempre usei o Word da Microsoft. Comparando o pouco que utilizei ainda, achei bem parecido, as funções são praticamente as mesmas, o que muda é o local de cada coisa, como utilizar algumas ferramentas, coisas que estou aprendendo ainda. As outras ferramentas do Libreoffice, ainda irei explorar pra poder fazer uma comparação, como o Calc com o Excel. 

71 palavras
Imagem de Natália Francesca Marinho Ferreira de Amorim
por Natália Francesca Marinho Ferreira de Amorim - terça, 18 Jul 2017, 13:54

A suite que sempre utilizei foi o pacote Office da Microsoft, porém desde o ano passado uso as ferramentas da Google, mesmo que não tenham todas as funcionalidades que eu utilizava com o pacote Office. A diferença é que posso acessar em qualquer lugar e meus arquivos ficam na nuvem, que para mim é bastante conveniente. No entanto, a LibreOffice me ajudou bastante quando não tinha internet e o pacote Office não estava instalado, praticamente salvando meu dia. 

Gostaria muito de aprender mais suas funcionalidades, e vejo que a questão de poder abrir arquivos com vários formatos e salvar em vários formatos, assim como exportar em PDF também é uma questão que ajuda bastante. 

Acho que utilizar o pacote Office é mais relativo com a questão de que as pessoas usam, aí todos começam a utilizar, porém não vejo muita diferença entre ele e a LibreOffice.

146 palavras
Imagem de brendo de souza mendes
por brendo de souza mendes - terça, 18 Jul 2017, 16:12

Umas das diferença entre a Microsoft soft e o LibreOffice esta  na maior variedade de sistemas operacionais na qual se encontra no LibreOffice, no entanto, a interface do LibreOffice  nao se encontra muito agradável , pois na efetuação de formatações  é complicado para quem está acostumado a trabalhar com  Microsoft soft, porem, vale destacar que  uma de suas vantagens esta na insençao  do custo , além de  oferecer uma quantidade boa de plugins disponível - como a ferramenta tem código aberto, a comunidade, fornecendo conteúdos grátis .O LibreOffice possui uma ferramenta de desenho , chamada LibreOffice Draw , na qual não possui concorrentes na Microsoft.Por outro lado  o Office  possui tem tres programas  que não tem versões gratuitas integrando a suíte LibreOffice como :OneNote e Outlook.

122 palavras
Imagem de Rogério Vieira Machado
por Rogério Vieira Machado - terça, 18 Jul 2017, 16:24

Sou servidor público e durante muitos anos utilizávamos softwares proprietários, mas, atualmente, o meu órgão adota o LibreOffice (writer) como editor oficial de textos. Apesar da natural resistência inicial, própria da tradição, as atividades que exigem o uso das ferramentas da suíte são hoje desenvolvidas com eficiência.

47 palavras
Imagem de Geanne Oliveira Rodrigues
por Geanne Oliveira Rodrigues - terça, 18 Jul 2017, 17:50

Normalmente utilizo o Office da Microsoft para fazer meus trabalhos, mas diversas vezes preciso utilizar o LibreOffice nos computadores dos laboratórios de informática da universidade. Ambos desempenham funções bem semelhantes mas há uma notável diferença nos atalhos do teclado e principalmente na interface. Em geral, com minha experiência atual, considero o Office da Microsoft mais fácil de se utilizar, provavelmente pelo costume. 
62 palavras
Imagem de Luciana Novaes Miranda
por Luciana Novaes Miranda - terça, 18 Jul 2017, 18:02

Achei a interface dele bem intuitiva, não demorou muito para que eu já pegasse o jeito com as ferramentas de edição básica, Muito semelhante a um aplicativo que venho experimentando que é bem parecido com o LibreOffice só que mais complicado de mexer e bem mais difícil de acompanhar o que está acontecendo na tela. Já com o GoogleDocs que é o que utilizo suas ferramentas são semelhantes, porém vejo que ele tem uma janela específica para navegação, que no GoogleDocs só aparece quando escrevemos os tópicos principais, tirando isso ainda não percebi muitas diferenças entre os dois.

98 palavras
Imagem de Denner Willer Borges Monteiro
por Denner Willer Borges Monteiro - terça, 18 Jul 2017, 18:31

Pelo que já utilizei, posso comparar o pacote Office da Microsoft com a LibreOffice. Pelo que observei, as funcionalidades são bastante semelhantes, embora me pareça mais fácil manusear a suíte oferecida pela Microsoft e, sendo mais difundido por entre diferentes estabelecimentos, é uma ótima ideia saber manusear um dispositivo utilizado mais frequentemente. Para o LibreOffice, vejo vantagem em ser um software livre, de fácil obtenção e instalação e, para os alunos da UFG, o seu aprendizado se daria por fundamental para manusear os softwares oferecidos nos computadores da universidade.

89 palavras
Imagem de maikon carvalho
por maikon carvalho - terça, 18 Jul 2017, 21:01

Durante o ano que usei o LibreOffice, não notei diferenças significativas comparando com outras suítes, apenas a interface que muda as posições dos comandos. É uma suíte completa, acho que deveria ser mais utilizada pela academia e comunidade em geral. A gratuidade faz com que ela seja mais democrática que as outras. 
52 palavras
Imagem de Ennya Neves
por Ennya Neves - terça, 18 Jul 2017, 21:34

Apesar de ter pouca experiência pessoal com o LibreOffice, uso a suíte do Microsoft a anos e posso dizer que domino a maior parte de seus programas, o LibreOffice é mais fácil de ser usado, mesmo por uma pessoa pouco acostumada a forma digital, digo isso pensando no Writer, assim que o novo documento abre, você já consegue visualizar vários ícones que usando dedução, você consegue saber sua função. Uma pessoa leiga quanto ao meio digital poderia facilmente em 30 minutos de dedicação aprender a usar o LibreOffice e redigir um texto e editá-lo. Os ícones do painel de ferramentas do LibreOffice são mais básicos e indutivos, excelentes para um principiante em edição de trabalhos.
115 palavras
Imagem de Lohany Gonçalves Simão
por Lohany Gonçalves Simão - terça, 18 Jul 2017, 21:45

No momento, acho mais fácil utilizar o pacote da Microsoft porque o curso que fiz era referente a ele.

No entanto, quero aprender a trabalhar com o libre office.

É uma pena que os cursos profissionalizantes não nos ensine a trabalhar com os dois, o que nos impossibilita poder escolher qual dos dois usar.

54 palavras
Imagem de MARIO ALCOFRA
por MARIO ALCOFRA - terça, 18 Jul 2017, 22:40

Sempre tive como base para elaboração de textos o Word. Entretanto, o Libreoffice se mostrou extremamente fácil de manusear e, ao mesmo tempo, sua compatibilidade com outras plataformas fora do Windows se mostrou extremamente eficaz na comunicabilidade entre as pessoas da empresa em que trabalho, uma vez que as mesmas possuem Macs e pcs, ou seja, sistemas operacionais diferentes. O Libreoffice permite o envio dos textos e sua abertura nas diferentes plataformas mencionadas. Muito bom.

75 palavras
Imagem de Juliana Marta de Almeida
por Juliana Marta de Almeida - terça, 18 Jul 2017, 23:27

Boa Noite. Tenho pouca experiência com Libre Office, na verdade o primeiro contato foi na faculdade já que é esse o programa que os computadores de lá utiliza. Pelo que notei ele se parece com o Microsoft Office, tem os mesmos objetos de trabalho, que são construtor de planilhas, editor de texto, etc., realmente são parecidos,  o que os deixa um pouco diferentes são suas interfaces. Apesar do pouco contato creio eu que o Libre Office da chance de explorar muito mais funções que o Microsoft Office.

87 palavras
Imagem de Alritom Caetano
por Alritom Caetano - quarta, 19 Jul 2017, 10:24

A ferramento que mais uso do LibreOffice é o Writer, lembrando que sou um iniciante, mas pelo que já percebi comparando com o Word o que se faz no em um da para fazer no outro basta saber onde estão os recursos. Uma coisa que eu acho precisaria melhorar no Writer seria a sua interface e menus, pois no Word é bem mais amigável.

64 palavras
Imagem de Mariana Oliveira
por Mariana Oliveira - quarta, 19 Jul 2017, 10:40

O LibreOffice sera o meu primeiro contato com essas suítes, ate o momento lendo algumas resenhas sobre os programas ao meu ver são bem parecidos, mudando alguns tipos de configuração. 

30 palavras
Imagem de Vítor Pereira Salgado
por Vítor Pereira Salgado - quarta, 19 Jul 2017, 16:23

Olá,

Comparando superficialmente Microsoft Office, LibreOffice e Documentos Google para uso básico são próximos(funções, ícones, atalhos) até mesmo no layout. 

21 palavras
Imagem de Leonardo Rocco
por Leonardo Rocco - quarta, 19 Jul 2017, 17:29

Sou funcionário público federal na área de TI e entusiasta do SL. Tenho há algum tempo tentado o incentivo à migração e tentando quebrar as amarras e resistências dos colegas sem grande sucesso. Estou fazendo o curso para aumentar o leque de exemplos de o quanto a suíte LO atende as necessidades do dia a dia e quanto pode-se economizar no governo tendo como filosofia a adoção de ferramentas livres.

Em comparação à outras ferramentas: Nao sei até qual ponto dentro do contexto é aceito, pois não se trata de um software completamente livre, mas gratuito, deixo como sugestão também citar na aula em "outras suítes" o WPS office, suíte de origem chinesa que pode ajudar os colegas quando, possivelmente, se deparar com algum arquivo do pacote office mais atual em que o LO não traga total compatibilidade.

138 palavras
Imagem de Isabela Araújo
por Isabela Araújo - quarta, 19 Jul 2017, 19:56

Mesmo tendo utilizado pouco o LibreOffice, ele possui a facilidade de sempre ter novas atualizações sem custo, o que não é o caso de outro suítes, dificultando a utilização das novas ferramentas deste último. As funções as quais utilizei foram bem semelhantes as do pacote Office, no caso do Word e do Writer, ambas me serviram no que precisava. Não tive experiência no Calc, mas é algo que anseio, pois por uma olhada superficial me pareceu ser, particularmente, melhor que o Excel.

82 palavras
Imagem de Guilherme Queiroz Fonsêca
por Guilherme Queiroz Fonsêca - quarta, 19 Jul 2017, 20:58

Ainda não tive contato suficiente com o LibreOffice, mas, num primeiro momento, já ficou claro que este suíte apresenta ferramentas compatíveis com os outros presentes no mercado, como o Microsoft Office. Além disso percebi que a interface do LibreOffice é mais intuitiva e colorida, o que deixa seu uso mais agradável e fácil.

53 palavras
Imagem de Gabriella Marques
por Gabriella Marques - quarta, 19 Jul 2017, 22:11

Utilizei o LibreOffice apenas em algumas aulas de bioinformatica pelo computador da faculdade, e no entanto nao achei nada de muito diferente, e agora baixando no meu computador por enquanto estou explorando mais a sessão Writer, pois sempre usei o Word da Microsoft. Comparando o pouco que utilizei ainda, achei bem parecido, as funções são praticamente as mesmas, o que muda é o local de cada coisa, como utilizar algumas ferramentas, coisas que estou aprendendo ainda. As outras ferramentas do Libreoffice, ainda irei explorar pra poder fazer uma comparação, como o Calc com o Excel. 

95 palavras
Imagem de José Augusto de Melo
por José Augusto de Melo - quinta, 20 Jul 2017, 06:33

Utilizo o LibreOffice já há algum tempo, inclusive em conjunto com outras suítes de escritório, como o Google Docs e Microsoft Office (instalado em uma máquina virtual e no OneDrive). Com trabalho no serviço público utilizo muito o Writer e o Calc, para edições e planilhas básicas, já para trabalhos pessoais prefiro, ainda, o Office da Microsoft, não pela falta de algum recurso do LibreOffice, mas sim por saber apenas o básico desta ferramenta e ter maior conhecimento da outra, tanto que o meu objetivo com este curso é migrar totalmente para o LibreOffice.

94 palavras
Imagem de Jaqueline Lopes Araujo
por Jaqueline Lopes Araujo - quinta, 20 Jul 2017, 08:50

Sempre utilizei o Office (suite da microsoft) usar esta suite agora, foi uma experiencia bacana. Em relação ao que eu já estava acostumada foi um pouco estranho no inicio, mas consegui me adaptar bem a suite libreOffice.

37 palavras
Imagem de MURILLO DA SILVA MAIA MONTEIRO
por MURILLO DA SILVA MAIA MONTEIRO - quinta, 20 Jul 2017, 11:24

Sempre utilizei o Microsoft Office, então este foi meu primeiro contato com o libreoffice e suítes de escritórios gratuitos. O libreoffice tem um estilo bastante parecido com o microsoft office em termos de design e apresenta alguns itens de funcionalidade interessantes, aparenta ser uma suite bastante compacta. 

47 palavras
Imagem de sarah azevedo
por sarah azevedo - quinta, 20 Jul 2017, 14:29

Olá boa tarde!

O LibreOffice é a suite mais utilizada pelos órgãos públicos. Eu tenho um pouco de experiencia com o LibreOffice, utilizo bastante o Writer e o Calc, no entanto ainda me pego em dificuldades, pois estava acostumada a usar o Microsoft Office. Não vejo grandes diferencias entre eles, só muda a interface, que é mais complicada. A vantagem do libreOffice em relaçao ao Microsoft Office, é o custo...ele é totalmente gratis... 

74 palavras
Imagem de GUSTAVO SANTIAGO DE ANDRADE SIQUEIRA
por GUSTAVO SANTIAGO DE ANDRADE SIQUEIRA - quinta, 20 Jul 2017, 16:10

Sempre utilizei o pacote da microsoft. Gosto muito do layout geral das aplicações desse pacote. No entanto, a 2 anos, descobri o libreoffice em um dos laboratórios que fiz no curso de graduação que faço na UFG. Achei interessante, mas não sabia que o pacote era gratuito. Atualmente continuo utilizando o pacote da microsoft por estar familiarizado com as ferramentas e disposição das mesmas na tela, mas, através do curso aqui ministrado, pretendo migrar para a ferramenta gratuita (libreoffice).

79 palavras
Imagem de Fernanda Guimaraes
por Fernanda Guimaraes - quinta, 20 Jul 2017, 17:43

Boa tarde!

Sempre utilizei o pacote Office Microsoft, meu primeiro contato com o LibreOffice está sendo por meio deste Núcleo Livre. O Writer e Calc possuem um design auto explicativo e é bem semelhante a outros softwares que já utilizei. A princípio ainda não encontrei grandes dificuldades no uso. 

49 palavras
Imagem de Mateus Farias
por Mateus Farias - quinta, 20 Jul 2017, 18:10

Eu trabalho como designer narrativo freelance faz alguns anos, então usei o pacote office a rodo até o ano passado para a maioria das minhas atividades. Nunca me apeguei às ferramentas do google drive, mas só pela dificuldade de me atualizar com os atalhos mesmo.

Aí no começo desse ano, eu tive que trocar o PC e acabei pegando o LibreOffice. De cara, a maneira como os documentos são facilmente convertidos e a interface me deixaram muito satisfeito. Achei tudo mais intuitivo e mais simples, mas ainda falta muito pra eu pegar.

O que eu tenho medo agora é que comecei o estágio, e lá é no Excelzão bruto. Navegar entre os dois parece ser um probleminha.
117 palavras
Imagem de bianca correchel salomon cabral
por bianca correchel salomon cabral - quinta, 20 Jul 2017, 18:31

Eu tenho pouca experiência com o LibreOffice, mas posso perceber que é um suite mais complexo do que o que eu utilizo usualmente que é o Office da Microsoft. Tanto nos aspectos visuais como a interface dos programas, quanto nas funções. Na minha prática o  Office da microsoft é mais popularizado, vim conhecer o LibreOffice quando passei a utilizar os computadores da universidade. Considero o modo o qual o pacote da microsoft apresenta as funções mais claro e didático, embora também tenha muitas funções que desconheço.  Não conheço outras suites de escritórios além desses dois.

95 palavras
Edson da Silva 2017
por Edson da Silva - quinta, 20 Jul 2017, 18:38

Usava antes microsoft office, agora estou descobrindo as potencialidades do LibreOffice e vejo versátil e prático. Preciso conhecer mais.
19 palavras
Imagem de Thálita Damaceno
por Thálita Damaceno - quinta, 20 Jul 2017, 18:54

Atualmente utilizo o Microsoft Office no dia a dia, pois os cursos que fiz ao longo da minha vida foram referentes a utilização dele. Assim, o considero melhor e mais fácil que o LibreOffice, pois devido a falta de instrução e interesse de como utilizar e a falta de conhecimento das ferramentas disponíveis  no LibreOffice, encontrei dificuldade para criar através dele. Dessa forma, o considero mais complicado que a plataforma do Microsoft Office.

73 palavras
Imagem de LUCAS DE JESUS NUNES
por LUCAS DE JESUS NUNES - quinta, 20 Jul 2017, 19:46

Bom, já tive uma pequena experiência com o Libreoffice utilizando alguns computadores na Universidade. No início, tive dificuldade, muitas delas com relação ao que o professou informou na aula inicial sobre arquivo odt, e tal. Desejo aprender o bastante sobre Libreoffice, pois já tenho bom entendimento do word e quero agregar esse conhecimento.

53 palavras
Imagem de Antonio Rodrigues Alves Gomide
por Antonio Rodrigues Alves Gomide - quinta, 20 Jul 2017, 20:27

Conheço só o Writer Editor de Texto e o Impress-Programa de Apresentação. As comparações que posso fazer desse modo, são com o Words e com o Power Point do Windows e, foi algo que não observei com profundidade, com atenção.

40 palavras
Imagem de Hudson Batista
por Hudson Batista - sexta, 21 Jul 2017, 18:06

Minha única experiência até então era com o Microsoft Office, durante todo o meu tempo na graduação e ensino fundamental o utilizei, até agora tenho conhecido pouco sobre a funcionalidade do LibreOffice, mas o que pude entender até agora é que pelo menos no comparativo word X writer (que são os que eu mais utilizo) o word apresenta mais recursos e é mais didático ao se utilizar, além de ter uma interface mais interessante de se trabalhar; tudo isso pode ser devido as muitas dúvidas que ainda tenho sobre o writer, e podem ser sanadas durante o curso.

98 palavras
Imagem de leticia das dores camelo da silva
por leticia das dores camelo da silva - sexta, 21 Jul 2017, 18:46

A suíte que mais utilizo é o Office da Microsoft e apesar do pouco contato que tenho com o LibreOffice considero que são muito similares nas funções que desempenham. Acredito que a preferência pelo Office da Microsoft se deva a sua maior divulgação, mas considero que a LibreOffice possui vantagens sobre a mesma, por ser um software livre. As ferramentas Word e Writer desempenham funções muito similares, pelo meu contanto não consigo identificar vantagem de uma sobre a outra, quanto as demais ferramentas do LibreOffice não sou capaz de opinar, dado que nunca as utilizei.

95 palavras
Imagem de Ester Aguiar
por Ester Aguiar - sexta, 21 Jul 2017, 22:09

Quando dependia dos computadores da faculdade tive muita dificuldade pois não sabia utilizar o Libre Office.Preferia fazer minhas coisas em documentos onlinne do google. Comprei um notebook a pouco tempo e paguei caro pela licença do  Office da Microsoft. Como não tentei mexer muito no LO, não sei definir suas diferenças com outras suítes. Com essa matéria pretendo aprender e quando as aulas voltarem, vou poder executar sem problema minhas atividades com o LO.
75 palavras
Imagem de Cleiton Borges
por Cleiton Borges - domingo, 23 Jul 2017, 16:34

Boa tarde,

Na minha opinião e falando especificamente sobre as diferenças entre os editores de texto Libre Office Writter e Microsoft Office Word, não vejo grandes diferenças entre os dois. Porém, vejo que as diferenças estão mesmo no posicionamento dos comandos, na forma de acessá-los e no lay-out desenvolvido para cada um deles. É claro que como estou acostumado rotineiramente com o Word, tenho uma certa estranheza e dificuldade para manusear o Writer, mas com o tempo acredito que terei mais facilidade e naturalidade para trabalhar com ele.

88 palavras
Imagem de Paulo Jorge dos Santos Soares
por Paulo Jorge dos Santos Soares - segunda, 24 Jul 2017, 02:58

Atualmente uso com maior frequência a suite do Google pela facilidade de trabalhar em equipe no mesmo documento,  e também por integrar várias ferramentas, como por exemplo o Drive para armazenamento, e-mail e outros. Porém ainda possui limitações bem significativas, como por exemplo: 

- não traz cliparts e formas de desenho mais avançadas;

- não é possível fazer uma personalização avançada da ferramenta, quanto ao seu funcionamento;

- tende a ter um desempenho ruim em conexões mais lentas.

Ficando indispensável, para mim, o uso das outras suites, - como o LibreOffice, que permite uma configuração mais avançada.

93 palavras
Imagem de Emmanuel Ferro
por Emmanuel Ferro - segunda, 24 Jul 2017, 14:43

Minha esperiência maior é com planilhas. Posso afirmar que o Calc não deve nada ao Excel, na verdade é bem mais estável e não me obriga a ter Windows.

29 palavras
Imagem de Isabela Lopes Magalhães
por Isabela Lopes Magalhães - segunda, 24 Jul 2017, 18:01

Minha experiência com o LibreOffice ainda é pouca, sempre usei outras suítes. Mas no início do ano fiz um concurso no qual caia noções de informática e estudando para ele que aprendi um pouco sobre o LibreOffice, além de poder ver as diferenças, que no Word e no Writer, estão nos comandos através do teclado para salvar e colocar o texto em negrito. Mas ainda há muito o que descobrir sobre as semelhanças e diferenças agora que estou de fato utilizando essa ferramenta. 

83 palavras
Imagem de Tiago Miranda Dantas
por Tiago Miranda Dantas - segunda, 24 Jul 2017, 20:55

Pelo pouco contato com o LibreOffice, vejo que o mesmo possui algumas limitações quanto a facilidade e uso de algumas ferramentas. Mas acho que isto parte mais de uma questão de adaptação uso da suíte.

35 palavras
Imagem de Andreza Silva
por Andreza Silva - segunda, 24 Jul 2017, 23:02

Até o início do curso não havia tido nenhum contato com o LibreOffice. Vejo que as principais diferenças entre ele e as outras suítes, é devido ao fato de ser GRATUITO e LIVRE, tornando-o então mais acessível e facilitando a adesão de qualquer pessoa que se interesse em conhece-lo. Percebi também que é uma suíte bem completa e que se adapta muito melhor as necessidades da comunidade acadêmica em comparação com outras. Ainda estou no começo mas pretendo descobrir mais vantagens com o uso do software. 

86 palavras
Imagem de João Pedro G. Moura
por João Pedro G. Moura - terça, 25 Jul 2017, 02:33

Acredito que o resultado final dos trabalhos pode ser alcançado igualmente independente da suite, então o que realmente diferencia o LibreOffice é o fato de ser livre e gratuito, e por ter uma equipe empenhada em sempre adicionar novas funções, resolver e atualizar as existentes com rapidez e frequência.

49 palavras
Imagem de Joyce Freire
por Joyce Freire - terça, 25 Jul 2017, 09:21

Por ser mais comum, o Microsoft office talvez tenha mais usuários, porém. Eu particularmente gosto mais do Libre, apesar de que vez ou outra tenho problemas com arquivos para abrir em suites diferentes ( aparece decodificado ou algo assim)

38 palavras
Imagem de Lucas Gomes de Mello
por Lucas Gomes de Mello - terça, 25 Jul 2017, 10:47

Olá,

Assim como grande parte dos alunos, a minha experiência também é com a suíte da microsoft office. Acredito que os programas da microsoft sejam mais fáceis e didáticos de se utilizar do que os da libre office, talvez seja apenas uma questão de se acostumar. Também acredito que os programas do libreoffice sejam mais limitados do que os da microsoft ou então muitas pessoas não sabem encontrar certas ferramentas que precisam pelo fato de estarem habituadas a utilizar os programas da microsoft. Apesar disso, o libreoffice é um software livre e que tem sua importância para o meio acadêmico visto que muitas vezes os alunos não tem acesso a outros softwares por causa da falta de condições financeiras.

119 palavras
Imagem de João Paulo Marques Silva
por João Paulo Marques Silva - terça, 25 Jul 2017, 16:24

Não havia tido contato com o LibreOffice até entrar na UFG então pra mim ele é algo novo ainda e em comparação com o MicrosoftOffice ele possui limitações e uma interface menos intuitiva o que creio eu faça com que ele tenha menos popularidade, no entanto o fato de ser um software livre e gratuito faz com que ele se diferencie dos demais e seja uma ótima opção para quem não quer ou não pode pagar pelos demais programas.
79 palavras
Imagem de Débora Faria
por Débora Faria - terça, 25 Jul 2017, 16:49

Por muito tempo utilizei windows e microsoft office, mas há mais de três anos optei pelo Linux Ubuntu e tenho me adaptado bem ao libre office, embora não o domine tão bem por enquanto. Acho a finalidade semelhante porém os comandos são diferentes. 

43 palavras
Imagem de Raimundo José Gomes Júnior
por Raimundo José Gomes Júnior - terça, 25 Jul 2017, 18:44

Boa Tarde!

Em relação à outras suítes, confesso que ainda sinto ser dificuldade em usar o libreoffice, se comparada ao Microsoft Excel. Entretanto, espero que por meio desse curso possa aprimorar as técnicas de uso desse software.

Att.

38 palavras
Imagem de Gabriel Andrade
por Gabriel Andrade - terça, 25 Jul 2017, 20:13

Usei o libre office durante alguns meses, mas voltei ao microsoft office pela dificuldade que tive em tabelas e gráficos, por exemplo. Quanto a construção de texto e formatação, é bem facil e intuitivo.

34 palavras
Imagem de Jeison Cleiton Pandini
por Jeison Cleiton Pandini - terça, 25 Jul 2017, 22:12

Acredito que como se trata de um Software Livre, por mais que possam existir soluções que possuam melhor qualidade técnica em suas funções, o LibreOffice já saia na frente de outras suítes.

Também acredito que ela não deve em nada para suítes proprietárias, agora falando tecnicamente. Tenho segurança para dizer que aquilo se faz no Microsoft Office possa também ser feito no LibreOffice, de mesmo modo, semelhante ou até mais facilmente.

Só falta uma versão online, pronta para uso e de utilização pública (como o Google Docs).

87 palavras
Imagem de Mylenna Márley Carvalho
por Mylenna Márley Carvalho - terça, 25 Jul 2017, 22:49

A outra plataforma que conheço é a Microsoft Office. As plataformas são parecidas, mas alguns comandos se diferem. As suítes Math e o banco de dados são um pouco complicados de usar a princípio.
34 palavras
Imagem de Fausto André
por Fausto André - quarta, 26 Jul 2017, 17:32

Creio que a maior vantagem do Libreoffice em relação á outras suítes seja, além da distribuição livre e gratuita, sua alta compatibilidade com documentos de suítes proprietárias (MS Office, basicamente) e a possibilidade de customizá-la com extensões. É uma direção diferente à das suítes proprietárias que andam preferindo manter versões livres para uso em um formato virtual para ser usado em conjunto com os serviços de nuvem da mesma empresa.

70 palavras
Imagem de Paulo Víctor
por Paulo Víctor - quarta, 26 Jul 2017, 19:55

Havia utilizado apenas o pacote Office em meus computadores, conheci o LibreOffice nos computadores da Biblioteca Central da UFG. O design das outras suítes tem traços mais "agradáveis e modernos", mas quanto à usabilidade vejo o LibreOffice como uma ótima ferramenta. Tanto que, atualmente em meu notebook minha suíte oficial é o LibreOffice. 
53 palavras
Imagem de Newarney Torrezão da Costa
por Newarney Torrezão da Costa - quinta, 27 Jul 2017, 10:39

Já utilizei o Microsoft Office, em um comparativo, no sistema operacional Windows, percebo a aparência do LibreOffice parecida com o Microsoft Office nas versões 2003 e anteriores.

Uma experiência, negativa neste caso, talvez pelas versões do LibreOffice instaladas, é que no Windows, quanto utilizo o Writer para formatar tabelas ou imagens, a aplicação travou e eu perdi parte do trabalho.

Apesar disso, estou muito motivado a utilizar o LibreOffice e assim continuarei. :)

72 palavras
Imagem de Maria Luiza Bitencourt Silva Couto
por Maria Luiza Bitencourt Silva Couto - quinta, 27 Jul 2017, 20:39

Tenho pouca especialidade em Libre, apesar de ser a suíte que mais uso. No entanto, para elaboração de documentos colaborativos, a ferramenta que mais uso é o GoogleDocs. Confesso que me surpreendi com um dos comentários acerca das dúvidas, de que existe a possibilidade de compartilhamento pelo próprio Libre.

49 palavras
Imagem de Paulo Henrique Américo lucindo
por Paulo Henrique Américo lucindo - quinta, 27 Jul 2017, 23:10

Estou Gostando muito do LO, ainda mais pelo fato de ser gratuito, hoje a Microsoft vende licenças. A unica coisa ruim é que a resposta dele parece ser um pouco mais lenta do que a Microsoft. Em relação ao GOOGLEdocs, o LO é melhor por não haver a necessidade de usar a internet na elaboração e salamento de arquivos. Ainda estou apanhando um pouco na ultilização, porem ja estou pegando os macetes.
72 palavras
Imagem de Fernanda Martins da Paixão
por Fernanda Martins da Paixão - domingo, 30 Jul 2017, 15:01

As interfaces entre programas similares são diferente e talvez eu ache o LibreOffice um pouco mais difícil de se lidar em comparação a similares por conhecer pouco o LibreOffice em relação aos demais.

33 palavras
Imagem de Jônatas Siqueira
por Jônatas Siqueira - domingo, 30 Jul 2017, 17:04

Com base na minha experiência, observo que a suíte LibreOffice apresenta a vantagem de ser livre e gratuita. Além disso, apresenta a possibilidade de inserir algumas extensões. Ainda é compatível com arquivos microsoft office, ou seja, é possível abrir arquivos do pacote office e ainda editá-los e salvá-los. Vejo como vantagem ainda o fato do LibreOffice ser um pacote único com as ferramentas de texto, planilha,... A dificuldade encontrada em manusear a LibreOffice é devido ao fato de ser ainda não tão popular como outras suítes, porém acredito que se mais difundida as dificuldades serão superadas e essa suíte se tornará mais popular.

103 palavras
Imagem de Nathália Cristhyna Rodrigues de Lima
por Nathália Cristhyna Rodrigues de Lima - domingo, 30 Jul 2017, 22:39

Eu utilizo mais frequentemente o Office da Microsoft, assim tenho pouca habilidade com o LibreOffice, . Percebo diferenças tanto nos aspectos visuais como os programas e suas funções. Passei a utlilizar o LibreOffice nos computadores da faculdade, porém devido ao pouco uso tenho uma certa dificuldade com o mesmo.

48 palavras
Imagem de Laura Caroline Ribeiro de Melo
por Laura Caroline Ribeiro de Melo - segunda, 31 Jul 2017, 10:51

Já utilizei o pacote da Microsoft, e diversas versões do Libre Office, mesmo quando era BrOffice, acredito que para um uso mais geral ambas as ferramentas atendem as necessidades, e ambas ainda tem um déficit em questão de usabilidade, que para usuários iniciantes pode parecer bastante intimidante ou confuso, com relação a usos mais avançados não posso opinar pois nunca utilizei e tenho pouco conhecimento sobre ferramentas mais avançadas de das duas ferramentas.

73 palavras
Imagem de Ana Luiza Silva
por Ana Luiza Silva - segunda, 31 Jul 2017, 13:33

Estou tentando usar o writer e achei tranquilo até agora, não é tão diferente dos outros programas que eu estava costumada a utilizar.

23 palavras
Imagem de Edson Júnior Frota da Silva
por Edson Júnior Frota da Silva - quinta, 3 Ago 2017, 18:30

Comparando o LibreOffice com outras suítes podemos perceber que o mesmo é baste completo de recursos e funcionalidades, tendo algumas dessas que não existem em outras suítes, como por exemplo converter para o formato de arquivo PDF. Na minha opinião essa umas das que me levaram a utilizar a suíte LibreOffice.

51 palavras
Imagem de Karinna Ramos
por Karinna Ramos - sexta, 4 Ago 2017, 13:51

Sinto diferença somente na interface.

5 palavras
Imagem de CLAUDIA SILVA
por CLAUDIA SILVA - sexta, 4 Ago 2017, 14:34

Nunca utilizei o LibreOffice antes, por enquanto estou explorando mais a sessão Writer, sempre usei o Word. Excel da Microsoft. Comparando o pouco que utilizei ainda, achei bem parecido, as funções são similares.

33 palavras
Imagem de tallyta da silva borges
por tallyta da silva borges - sexta, 4 Ago 2017, 14:49

As ferramentas são as mesmas, o que muda são as teclas de atalho, os locais de acesso, a configuração da pagina, entre outros. O libre office oferece uma suite de escritório ideal para quem precisa usar a criatividade.

38 palavras
Imagem de Fernanda Helena Vaz Siqueira
por Fernanda Helena Vaz Siqueira - sexta, 4 Ago 2017, 23:41

Colocando em comparação o Libreoffice e Word da Microsoft Office (antes tinha conhecimento apenas dele), pude perceber que ambos tem a mesma finalidade e funções, mas com os nomes dos comandos diferentes. Tive mais dificuldade em utilizar o libreoffice por falte de intimidade com o mesmo, no decorrer deste curso já obtive uma facilidade maior com o mesmo.

58 palavras
Imagem de Aline Costa de Souza
por Aline Costa de Souza - segunda, 7 Ago 2017, 09:40

As plataformas de edição de texto, tanto do Windows quanto do LibreOffice são bem parecidas, no entanto elas têm suas particularidades, por isso temos a criação de diversas plataformas de edição, elas acabam se distinguindo e cada uma atinge um tipo de público diferente.

44 palavras
Imagem de Biatriz Floriano de Alencar
por Biatriz Floriano de Alencar - segunda, 7 Ago 2017, 13:01

Eu nunca tinha usado o LibreOffice antes, só usava o da Microsoft pois acho ele fácil de usar e tem tudo que eu preciso. Mas agora que comecei a ver como funciona o LibreOffice achei interessante, ainda tenho algumas dúvidas em relação a alguns recursos mas concordo que é importante para os alunos aprenderem a usar essa suíte porque quando se sabe mexer nela torna a vida da gente muito mais fácil.

72 palavras
Imagem de Alana Pessoni
por Alana Pessoni - segunda, 7 Ago 2017, 22:03

Utilizo a suíte de escritório da Microsoft rotineiramente, mas comecei por causa do curso a ter contato com a LibreOffice. A similaridade me chamou a atenção: as funções desempenhadas são basicamente as mesmas. O único porém é a readequação a como acessar a uma ferramenta, já que a disposição das funcionalidades por vezes é distinta. Mas como há muitos desenhos em ambos é até uma tarefa mnemônica de associação e reforço da lembrança via comparativo.

75 palavras
Imagem de Khristian Junior
por Khristian Junior - terça, 8 Ago 2017, 00:34

Até agora só tive contato com o Writer e comparando-o  ao Word (editor de texto que sempre utilizei), me parecem bastante semelhantes; por enquanto, as diferenças que encontrei consistem na localização dos itens e em seus ícones. 

37 palavras
Imagem de Lucas Rodrigues Ferreira
por Lucas Rodrigues Ferreira - quarta, 9 Ago 2017, 12:02

A princípio, o LibreOffice me pareceu bem mais complicado de se usar do que outras suítes, como o Microsoft Office e o Google Docs. No entanto, ao longo do curso, pude perceber que as diversas opções de edição e personalização oferecidas pelo LibreOffice facilitam muito na hora de fazer textos longos e padronizados, como artigos e monografias.

57 palavras
Imagem de Ramon Venson
por Ramon Venson - quarta, 9 Ago 2017, 13:54

Apesar de encontrar rejeição entre alguns usuários quanto a facilidade de uso, quando comparado com outras ferramentas como o Microsoft Office, minha opinião pessoal é de que a usabilidade do LibreOffice supera em muito à dos recursos encontrados no "concorrente". Além disso, o LibreOffice possui versões para várias plataformas e formatos, o que possibilita a interoperabilidade entre diferentes sistemas operacionais e tipos de arquivos, algo que não é observado em outras ferramentas. Outro ponto positivo do Libre é sua quantidade de plugins disponíveis.
83 palavras
Imagem de Pedro Henrique Cintra Silva
por Pedro Henrique Cintra Silva - quarta, 9 Ago 2017, 17:56

O LibreOffice me surpreendeu com sua qualidade, é uma suíte muito boa em comparação com outros softwares livres podendo rivalizar sua capacidade com suítes grandes e pagas como o Microsoft Office

31 palavras
Imagem de Ítalo d'Sá
por Ítalo d'Sá - quarta, 9 Ago 2017, 22:10

Sempre utilizei o pacote office. De um tempo pra cá comecei a usar a plataforma do google por conta da comodidade de ficar tudo salvo em nuvem e eu poder acessar de qualquer computador ou dispositivo com internet.  Comecei usar o LibreOffice recentemente por ser a suite disponível onde trabalho. Vejo muita semelhança entre ele e o Pacote Office e com mais recursos que o Google. A interface também difere, mas nada muito grande. 

74 palavras
Imagem de Aline Costa de Souza
por Aline Costa de Souza - quinta, 10 Ago 2017, 12:02

Considero a interface do LibreOffice bem parecida com a que mais utilizo, Windows Office. Porém após a instalação e comentários com alguns amigos, os mesmos resolveram experimentar o LibreOffice e estão gostando, por não encontrar dificuldade em utilizar o mesmo.

40 palavras
Imagem de Alan Mauricio
por Alan Mauricio - quinta, 10 Ago 2017, 12:25

Basicamente tive contato com o LibreOffice somente na faculdade e quando fui estudar para concurso. A planilha do mesmo ainda é muito confusa, pois fui realizar um trabalho extenso na mesma onde precisei usar diversas ferramentas de edição e a minha dificuldade foi muito grande, o que não acontece com o Excel. Talvez seja por questão de hábito e pouca familiaridade com o Libre Office.

65 palavras
Imagem de Naiara Meireles
por Naiara Meireles - quinta, 10 Ago 2017, 20:47

Particularmente acho o LibreOffice bem parecido com o pacote Office da Microsoft, exceto o calc que pelo que observei , me parece bem mais difícil e menos intuitivo de mexer quando comparado com Excel. Quanto ao Writer é  possível identificar diversas semelhanças com outras suítes no aspecto da formatação de textos.

50 palavras
Imagem de Lorraine Gomes Pereira
por Lorraine Gomes Pereira - quinta, 10 Ago 2017, 22:52

Estou muito mais habituada à interface do Microsoft Office do que com a interface do LibreOffice. Entretanto, não há dúvidas de que o LibreOffice apresenta vantagens em relação ao uso, como o fato de ser gratuito e  ocupar menos memória RAM. Além disso, quando comparo o Writer (LlibreOffice) com o Word (Microsoft Office), percebo que os recursos são equivalentes. O Writer, por exemplo também permite a exportação de arquivos em .pdf, .doc e etc.

74 palavras
Imagem de Brenda Junqueira Ferreira
por Brenda Junqueira Ferreira - sexta, 11 Ago 2017, 12:24

No início do curso eu preferia o Word, por estar mais habituada a ele, e por outro lado havia utilizado o Writer pouquíssimas vezes. Porém agora, ao fim do curso, conhecendo mais ferramentas do LibreOffice (mais especificamente do Writer) do que de outras suítes, pude perceber que é de fácil utilização, e conheço mais sobre ele do que outras agora.
60 palavras
Imagem de João Paulo Marques Silva
por João Paulo Marques Silva - sexta, 11 Ago 2017, 17:28

Conheço apenas o Microsoft Office além do LibreOffice então em comparação a ele creio que sejam suítes muito parecidas, pois as mesmas possuem funções quase idênticas como por exemplo as formas de formatação que são bem parecidas. Creio que as suas similaridades e funções sejam bastante parecidas o que diferencia os dois é o layout e algumas limitações como o corretor do LibreOffice. Então ao meu ver as duas suítes são bem parecidas e sua utilização vai da preferência do usuário.

81 palavras
Imagem de Pedro Artur Ferreira dos Santos Costa
por Pedro Artur Ferreira dos Santos Costa - sábado, 12 Ago 2017, 05:27

Eu geralmente usava apenas o Microsoft Office word, por vir como padrão do Windows, mas a grande diferença que eu vi é que quando usava o Microsoft usava como máquina de escrever como foi comentado em alguns vídeos, no BR Office eu sabia as funções que eu deveria usar por causa do curso,  hoje vejo BR Office com muito mais dinâmico que o Word mas creio que boa parte disso é por causa do conhecimento que eu te respeito do BR Office.

82 palavras
Imagem de Robson Coimbra
por Robson Coimbra - domingo, 13 Ago 2017, 17:47

Trabalho em uma empresa pública, sempre usamos a suíte de escritório da Microsoft, estou tendo essa oportunidade de conhecer o LibreOffice, fiquei admirado com o potencial das ferramentas, tanto para editor de texto, planilhas e slides, não fica devendo nada em relação a Microsoft, muito pelo contrário, o LibreOffice demonstrou ser uma ferramenta muito organizada e intuitiva, com um potencial gigante, muitas funcionalidades que teremos que estudar, gostei muito da ferramenta. Obrigado. 
72 palavras