Fórum de Discussão Geral

Versões de Distribuições

Imagem de Jeison Cleiton Pandini
Versões de Distribuições
por Jeison Cleiton Pandini - quarta, 26 Jul 2017, 13:27

No slide 6 de Conceitos e Características do Linux existe o parágrafo:

As numerações das distros podem variar, mas o fato de uma distribuição estar em sua versão 9 não significa que uma versão 9.1 seja a mais atualizada. Por exemplo, com a possibilidade de compilar e instalar pacotes livremente, uma distribuição com a versão 9, pode ser mais atualizada que uma na versão 9.1.

Em que sentido isso? Do ponto de vista de uma instalação na máquina do usuário? Se for este o caso OK, pois pode haver um usuário com a versão 9 com todas as atualizações instaladas e um com a 9.1 que nunca atualizou.

Mas se considerarmos o site de download da distribuição, a 9.1 será a versão mais atual. Ou não?

Esse trecho me gerou dúvida.

Imagem de Eric Kriger Figueira
Re: Versões de Distribuições
por Eric Kriger Figueira - sexta, 28 Jul 2017, 22:42

Pelo que pude entender, é uma atualização do ponto de vista dos pacotes e até mesmo do kernel. Por exemplo:

Digamos que eu tenha a distro Ubuntu 14.04 (lançada em abril de 2014), com uma versão 3.16.alguma-coisa do kernel Linux. Em 2016 foi lançado o Ubuntu 16.04, com uma versão mais atualizada do kernel (4.4.alguma-coisa). Mas eu não quero trocar minha distro, quero continuar com o meu bom e velho Ubuntu 14.04. Pois bem, basta eu compilar e instalar um kernel mais novo na distribuição velha. Assim, meu velho Ubuntu 14.04 (com o recentemente lançado, digamos, kernel 4.12.4) estaria mais atualizado, do ponto de vista do kernel, do que um computador com Ubuntu 16.04 com o kernel que veio "de fábrica".

Acho que o grande ponto nisso tudo é a possibilidade de atualizar o kernel sem precisar instalar uma nova distribuição inteira, o que permite que mesmo uma distro velha se mantenha tão ou mais atual que uma distro nova.

Pelo menos foi isso que eu entendi desse trecho.

Imagem de Jeison Cleiton Pandini
Re: Versões de Distribuições
por Jeison Cleiton Pandini - terça, 1 Ago 2017, 21:08

Deste ponto de vista eu também concordo, mas acredito que o texto poderia deixar isso mais claro, como fizemos aqui no tópico.