Fórum 1

Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes

Imagem de Hugo Nascimento
Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes
por Hugo Nascimento - quinta, 11 Jan 2018, 01:29

Com base na sua experiência atual, faça um comparativo entre a LibreOffice e outras suítes de escritório.

17 palavras
Imagem de Ariane Borges
Re: Comparativo entre a LibreOffice e outras suítes
por Ariane Borges - quinta, 11 Jan 2018, 19:06

Ainda não tenho experiência muito aprofundada com o LibreOffice, mas até então o que me parece é que ele não fica devendo em nada. É possível desenvolver projetos semelhantes aos feitos em outras suítes, como a tão amplamente divulgada Microsoft Office, sem qualquer prejuízo.

44 palavras
Imagem de Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira
por Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira - quinta, 11 Jan 2018, 19:17

A ferramente que mais uso do LibreOffice é o Writer. Em relação à ela não vejo grandes diferenças com a ferramenta Word da Microsoft Oficce. Eu consigo utilizar este último melhor, mas simplesmente por prática, tendo ainda pouco conhecimento sobre o LibreOffice.

42 palavras
Imagem de Stafany Pereira Batista
por Stafany Pereira Batista - quinta, 11 Jan 2018, 20:50

Tenho pouca experiência no LibreOffice, sendo que o contato com a ferramenta foi dentro da faculdade. Por ter mais contato com o pacote da Microsoft, sinto um pouco de dificuldade com o outro. Mas parecem ter as mesmas funções. 

39 palavras
Imagem de Matheus De Sousa Melo Morais
por Matheus De Sousa Melo Morais - sexta, 12 Jan 2018, 00:18

Boa noite,

Embora tendo pouca experiência com o Libre Office, há algumas observações que eu gostaria de fazer a respeito desse e do Microsoft Word. Primeiro, a interface do Libre Office, assim como no Microsoft Word, é objetiva, com recursos e ferramentas organizados. Além disso, normalmente suas ferramentas são acompanhadas de sequências de teclas de atalho que podem ser utilizadas para ativá-las através do teclado do computador. Agora, uma vantagem do Libre Office em relação ao Microsoft Word é que ele exige menos de um computador. Segundo dados dos fabricantes o Libre Office exige apenas 256 MB de Ram e 1,5 GB de espaço disponível no computador, enquanto o Microsofot Word exige memória de 1 GB de Ram de computadores com 32 Bits ou 2 GB de RAM de computadores com 64 bits.

133 palavras
Imagem de Mayra Alarcon Jeronimo da Silva
por Mayra Alarcon Jeronimo da Silva - sexta, 12 Jan 2018, 00:21

Até os dias de hoje tive poucas experiências com o LibreOffice, os poucos contatos ocorreram através dos computadores da faculdade. Embora as ferramentas tenham me parecido bem didáticas, senti dificuldade ao tentar editar alguns slides, mas o ocorrido foi consequência principalmente da pouca prática com o programa e por estar mais acostumada com o pacote da Microsoft. 

57 palavras
Imagem de Alexander Junior Souto
por Alexander Junior Souto - sexta, 12 Jan 2018, 15:34

Eu achei a interface bonitinha, organizada e bem distribuída, coisa que falta em outras suítes, mas acho que algumas funções que ficam bem óbvias em outras suítes ficam bastante escondidas no libreoffice com justificar textos

35 palavras
Imagem de Alexander Junior Souto
por Alexander Junior Souto - domingo, 14 Jan 2018, 15:13

Gente, ignora, eu estava tentando abrir um PDF e não vi que ele tinha sido aberto no Draw, achei que era o Writer, onde obviamente as ferramentas são diferentes.

29 palavras
Imagem de odair xavier da silva
por odair xavier da silva - sexta, 12 Jan 2018, 15:39

Comparação de formatos de arquivos:

Padrão: Open Document Format (ODF) : odt, ods, odp, …

 Norma ISO/IEC 26300, de 8 de maio de 2006

 Norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008 de 12 de maio

de 2008

 Compatibilidade com vários outros formados

 Ex.: MS Office 97-2003, Office Open XML, etc.

 Importa e exporta documentos em mais

formatos...

Além de ser um software gratuito...

60 palavras
Imagem de Allana Alves
por Allana Alves - sexta, 12 Jan 2018, 17:43

A principal vantagem do uso da suíte LibreOffice, na minha perspectiva, é o fato de estar disponível gratuitamente ao contrário da Microsoft Office. Como eu nunca utilizei a LibreOffice, eu não consigo compará-la a outras suítes, mas não aparenta ser algo difícil de utilizar. A ferramenta Writer parece ser bem semelhante ao Word e a Impress tem algumas diferenças com o PowerPoint. Enfim, acredito que seja uma boa alternativa de escolha de suíte de escritório gratuita.

76 palavras
Imagem de Marina Kurotusch Canettieri
por Marina Kurotusch Canettieri - sexta, 12 Jan 2018, 19:08

O Writer é o programa que utilizo com maior regularidade no ambiente acadêmico, e ainda encontro dificuldades em editar as margens, a paragrafação, a distância entre as linhas etc - ações básicas.  A disposição das ferramentas e a maneira de operacionalizar os programas da LibreOffice ainda exigem de mim muita atenção e paciência, se comparar a agilidade com que manuseio os programas da Microsoft. 

63 palavras
Imagem de Victoria Hevelyn Pires Fernandes
por Victoria Hevelyn Pires Fernandes - sexta, 12 Jan 2018, 19:58

Encontrei um pouco de dificuldade em ferramentas de formatação no Writer, ao contrário da minha experiência com o Word. No entanto, acredito que isso aconteça por uma questão de utilização/prática. O fato de achar as ferramentas Microsoft mais fáceis se dá por já utilizá-las a mais tempo e já ter feito várias pesquisas para conseguir fazer determinadas configurações, por isso a dificuldade com o LibreOffice deve ser resultante do fato de nunca tê-lo utilizado. 
Espero superar a dificuldades e passar a usar o LibreOffice, pois e gratuidade é fator que facilita muita a vida do estudante universitário. 

98 palavras
Imagem de Mariana Kurotusch
por Mariana Kurotusch - sexta, 12 Jan 2018, 20:02

Na minha pequena experiência com a LibreOffice o que mais me chamou a atenção foi: o fato de esta suíte possibilitar a conversão dos arquivos finais produzidos com seus editores para uma extensão de formatos de editores de outras suítes bem maior que as possibilidades oferecidas, por exemplo, pela MicrosofitOffice. Fora o fato de ser um Software livre com uma capacidade de desenvolvimento bem maior que outros mais conhecidos, o que tem resultado na padronização institucional do seu uso na maioria dos órgãos do poder Judiciário Brasileiro, por exemplo.

Talvez a diferença mais "gritante" para a maioria de nós, iniciantes, seria a diferença das interfaces dos editores com as que estamos habituados. A diferença da barra de ferramentas do Writer com o Word, por exemplo, não é tão grande, possibilitando uma adaptação mais fácil, porém, a diferença entre a interface do Impress e do Power Point me fez desistir de usá-lo para a confecção das apresentações acadêmicas a um ano atrás. 

No fim das contas, creio que tudo é questão de hábito e prática. Ter à nossa disposição uma suíte com tantos recursos como a LibreOffice, ainda por cima, de forma gratuita, já é um bom motivo pra que eu procure me adaptar mais ao uso dos editores.

208 palavras
Imagem de Regiane Santa Bárbara
por Regiane Santa Bárbara - sábado, 13 Jan 2018, 01:00

Pela minhas poucas experiências com o Writer, não consegui me adaptar talvez pelo fato de ter uma interface diferente das outras suites como o Word. Algumas configurações de texto estão localizadas em lugares diferentes comparado ao Word e, o tempo gasto para procurá-las eu poderia abrir o segundo, que já estou mais acostumada, e realizar meus trabalhos. Outro ponto é que há alguma coisa na formatação feita pelo Writer que nunca sai correto quando abro em outra suite. Assim, fico um pouco perturbada por não saber mexer e, logo desisto de tal programa.  
93 palavras
Imagem de Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano
por Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano - sábado, 13 Jan 2018, 11:25

A minha experiencia com o LibreOffice foi restrita aos computadores da universidade e confesso que tive alguns estranhamentos pelo fato de estar acostumada com a MicrosofitOffice, e também por não ter muita facilidade em relação a tecnologia. Posso levantar que minha maior dificuldade esta relacionado a diferença de interface entre o LibreOffice e o que eu estou acostumada a mexer. Mas entendo que com as aulas e o hábito de utiliza-lo eu conseguirei escolher o que melhor me atende e com qual mais me identifico.

85 palavras
Imagem de Marcos Abreu
por Marcos Abreu - sábado, 13 Jan 2018, 12:27

Sou um usuário básico dos recursos de uma suíte Office. Como relatei no outro fórum, antes da faculdade utilizava bem menos recursos, o máximo criar um slide para uma apresentação no colégio ou fazer uma edição básica de um texto para imprimir. Todo isso eu fazia no MS Office pois não conhecia outras suítes.

Agora, na faculdade, tenho utilizado mais os recursos de um Office. A funcionalidade mais importante para mim nesse momento é compartilhar os documentos com outras pessoas e ter disponível em todo lugar meus documentos, então ando utilizando muito o Google Docs integrado com o Google Drive. Sei que o é possível integrar o LibbreOffice com o Drive e já experimentei tal recurso. 

Outro ponto é que nem sempre o LibbreOffice se encontra instalado em uma determinado computador, o que o Google Docs ganha pois ele é totalmente online, necessitando apenas de uma conexão com a internet.

Faculdade me trouxe também a necessidade de trabalhar com Latex. A monografia e alguns trabalhos é preciso utilizar ele.

Sinto falta de alguns recursos que o MS office tem e o LibreOfiice não possuí, por exemplo recursos mais avançados de animação em slides (como mover figuras...). 

Fui pesquisar para adquirir o Ofiice 365 (Atual versão da suíte office) e me supreendi com o preço. A licença básica válida por um ano é 299,00, totalmente inviável para estudantes. Vi que tinha uma opção gratuita para estudantes mas não consegui me inscrever. O LibreOffice é totalmente gratuito!

Mas para uso diário como edição de texto, criação de slides e planilha o LibreOffice me atende bem, não perdendo para seus concorrentes no quesito recursos.

271 palavras
Imagem de Arielly Novaes
por Arielly Novaes - sábado, 13 Jan 2018, 15:26

Para ser bem sincera eu não tive contato com o LIbreOffice até o início da Nl, por ter maior contato com o Microsoft Office, me acostumei em utilizar apenas ele. Mas após a matrícula na Nl, baixei o LibreOffice e por curiosidade comecei a mexer nele.

Achei bem interessante a proposta dele, é intuitivo os comandos, independente da suíte. Não fica atrás de nenhum outro similar.

66 palavras
Imagem de vanessa de paula rodrigues
por vanessa de paula rodrigues - sábado, 13 Jan 2018, 15:31

Até o momento meu contado com o Libre Office é praticamente inexistente, já cheguei a visualizar mas nunca utilizei, porém, através da aula introdutória foi possível entende mais do seu funcionamento e principalmente das suas vantagens frete as outras ferramentas que normalmente utilizo e aparentemente não deixam a desejar. .  

49 palavras
Imagem de Fabiana Almeida Saraiva Silva
por Fabiana Almeida Saraiva Silva - sábado, 13 Jan 2018, 16:56

A única ferramenta do LO que já usei foi o Writer, e ainda assim consegui explorá-la pouco, mais o básico para fazer alguns textos mesmo. Não tenho muito conhecimento em informática, e pouco sei utilizar também algumas ferramentas da Microsoft.

40 palavras
Imagem de Paulo Netto
por Paulo Netto - sábado, 13 Jan 2018, 17:56

Ainda não tenho experiência muito aprofundada com o LibreOffice, mas o que ouvi falar sobre, é que supre todas as necessidades do estudante, por isso quero aprofundar no LibreOffice.

29 palavras
Imagem de Jaqueline Aguiar
por Jaqueline Aguiar - domingo, 14 Jan 2018, 03:05

Sabemos que o pacote da Microsoft tem um design amigável e prático que facilita o decorrer do processo de criação e edição de arquivos, funciona de forma estável em celulares e tablets, mas se a escolha for ter a versão completa do Office profissional, sairá um pouco caro. Já o LibreOffice é uma suíte que está disponível para vários sistemas operacionais, podendo até mesmo ser utilizado em pendrive, sem precisar de prévia instalação em seu computador. O interessante é que esta suíte é uma ferramenta gratuita, com enorme variedade de plugins para serem instalados, além de possuir uma comunidade bastante forte que está empenhada na criação de novos componentes para a mesma.

112 palavras
Imagem de Kellen Jessika Stalschus
por Kellen Jessika Stalschus - domingo, 14 Jan 2018, 11:54

A ferramente que mais tive contato no  LibreOffice foi o  Writer, apesar de ser similar ao Word, eu tive dificuldades na formatação e espaçamentos, creio que ao conhecer melhor conseguirei me adaptar.

32 palavras
Imagem de Eliezer Oliveira
por Eliezer Oliveira - domingo, 14 Jan 2018, 13:20

O LibreOffice é uma ótima opção para acadêmicos que não podem utilizar outras suítes de escritório pagas. Eu só utilizo o LibreOffice, por ser gratuito e por ser de uma qualidade excelente. Todas as funções que eu utilizei na suíte do Google que é Online, e no Office da Microsoft, eu consegui utilizar facilmente no LibreOffice, cada uma tem suas diferenças, e qualidades, e pontos negativos e positivos, mas a que mais facilitam o uso para a comunidade, por ser gratuito, e fácil de usar são o Libre Office e a suíte de escritório do Google, que ainda permite a utilização em dispositivos móveis. 

104 palavras
Imagem de Isabela Araújo
por Isabela Araújo - domingo, 14 Jan 2018, 16:47

Tenho contato tanto com LibreOffice quanto com Microsoft Office, e uma das vantagens que encontro usando LO é a disponibilidade de atualizações fáceis quando é lançada outra versão, por ser um software livre. A instalação da suíte em mídia removível também funciona excepcionalmente bem, venho usando através de pen drive e estou satisfeita. Microsoft Office, por ser paga, dificulta a atualização de suas versões, pois o preço é elevado, assim se tornando uma ferramenta defasada na máquina na maioria das vezes. Contudo, por ser mais popular no mercado, acabou tendo maior facilidade em encontrar o que preciso nos ícones e comandos na suíte Microsoft Office.

105 palavras
Imagem de Lorrany Andrade
por Lorrany Andrade - domingo, 14 Jan 2018, 17:33

Embora tenha pouca experiência com o LibreOffice, pelo que pude observar até o momento utilizando o Writer e o Impress, as opções de edição, formatação, inserção, exibição são tão completas quanto as presentes no Word.  Portanto, é uma opção tão boa quanto, com a vantagem de ser gratuita. Inclusive, requer menos espaço do dispositivo móvel: em sua versão para Android, apenas 46,70 MB da memória é exigida, enquanto a versão Mricrosoft Word exige 63,18 MB...
75 palavras
Imagem de HERNANIO COELHO DE JUNIOR
por HERNANIO COELHO DE JUNIOR - domingo, 14 Jan 2018, 21:20

Imagino que minhas dificuldades como a dos demais alunos é a familiaridade com o microsoft office, que faz com que qualquer outra suite se torne estranha aos nossos olhos, até mesmo versões mais recentes do próprio microsoft office. No entanto, acho o design do microsoft office sempre mais intuitivo em relação as outras suites.

54 palavras
Imagem de Talita Vianna
por Talita Vianna - domingo, 14 Jan 2018, 21:52

Comparando o Draw com o Illustrator e o CorelDraw achei o programa um pouco resumido para a diagramação de imagens vetoriais e diagramação detalhada de pranchas ou panfletos por exemplo. Como chego muitas vezes a utilizar até mesmo o Photoshop para esse tipo de produto digital, o Draw não satisfaz minhas necessidades de recursos e atalhos de desenho, sendo até mesmo um pouco lento do processamento. Mas acreditado que é um programa que pode auxiliar bastante pessoas que não necessitam de um resultado bastante aprimorado, uma vez que os programas com que mecho apresentam uma interface um pouco mais complexa, e por ter uma vasta opção de atalho, é mais difícil de aprender. Portanto achei bem válido para trabalhos mais rápidos. 

Comparando o Writer com o Word, vou optar muito mais o Writer daqui por diante. Além de ser compatível com muitos formatos de arquivos, o writer solucionou muito mais rápido problemas que encontro durante a edição de artigos no words, como por exemplo adição de rodapé em apenas uma página, adição de referências (que no word causa bugs), adição e edição da posição de imagens e até mesmo na edição para que parágrafos sejam diferentes de outro. Essas minhas dificuldades com o word devem ser apenas por dificuldade pessoal, mas como o writer me ajudou a resolve-las tao rapidamente, optarei por ele de agora em diante. 

227 palavras
Imagem de Joao Paulo Silva
por Joao Paulo Silva - segunda, 15 Jan 2018, 09:51

Basta abrir qualquer produto da suíte do Libre Office e notar uma grande diferença quanto a organização em relação ao Microsoft Office. Por exemplo, a barra de ferramentas enquanto que no word você encontra uma organização (agrupamento) de ícones por função, no Libre Office existe um disposição linear sem qualquer menção do tipo de ferramenta, forçando o usuário pouco familiarizado a passar por todos itens até que encontre o desejado.

70 palavras
Imagem de Bruna Mota Aguiar
por Bruna Mota Aguiar - segunda, 15 Jan 2018, 12:17

Devido a pouca experiencia com o LibreOffice e nunca ter realizado a formatação de trabalhos nesta plataforma tenho pouco a dizer sobre esta comparação, porem é perceptível a semelhança de suas ferramentas a suite da Microsoft a unica utilizada por mim.

41 palavras
Imagem de Júlio César da Assunção Pedrosa
por Júlio César da Assunção Pedrosa - segunda, 15 Jan 2018, 12:36

Conheço o LibreOffice há alguns anos e o uso sempre que possível, em tarefas básicas, mas tenho dificuldade com alguns comandos e ferramentas. Nunca fiz cursos; o que sei aprendi mexendo, consultando manuais/tutoriais e tirando dúvidas pela Internet. Creio que o grau de dificuldade (ou facilidade) de ambas as suítes é o mesmo; alguns comandos de teclado são diferentes, mas depois que se aprende a usá-los a coisa flui fácil.

Minha principal dificuldade é a compatibilidade com o MS Office, pois dos meus clientes de revisão de textos poucos usam LibreOffice, e acabo usando o MS Office para evitar problemas de formatação e compatibilidade.

Edito mensalmente um documento no Word, já formatado, e evito usar o Writer com ele porque não consigo manter a formatação. Gostaria de aprender como editar arquivos do MS Office no LibreOffice de modo a não alterar a formatação dos documentos.

146 palavras
Imagem de Salorrane Miranda do Nascimento Pinto
por Salorrane Miranda do Nascimento Pinto - segunda, 15 Jan 2018, 14:29

Sempre utilizei Microsoft Office e ao instalar o LibreOffice percebi algumas semelhanças e diferenças entre eles. Minhas observações são relacionadas a interface, pois não possuo conhecimento técnico e aprofundado sobre os programas. Utilizo bastante os editores de texto e os recursos que eu utilizo no Word também estão disponíveis no Writer, com algumas variações de localização, mas nada que impossibilite sua utilização. No geral são ferramentas bastante semelhantes, no comparativo Word versus Writer. Quanto aos programas de apresentação, planilhas etc, não tenho o que falar, pois utilizo o LibreOffice a pouco tempo e ainda não utilizei as demais ferramentas. 

99 palavras
Imagem de Enzo Pereira Araujo Resende
por Enzo Pereira Araujo Resende - segunda, 15 Jan 2018, 14:41

Devo dizer, primeiramente, que utilizo predominantemente, e quase exclusivamente, a ferramenta "Writer" do LibreOffice, assim como utilizava quase que unicamente o "Word" do Microsoft Office. Dito isto, acredito que o LibreOffice apresenta algumas vantagens como, por exemplo, a extensão que lhe permite instalar um corretor ortográfico atualizado da língua portuguesa. Além disso, o LibreOffice lhe permite salvar os seus arquivos de texto no formato que lhe for mais conveniente, de forma que facilita o uso da ferramenta em conjunto com pessoas que possuam diferentes suítes de escritório. Uma desvantagem apresentável, do LibreOffice em relação ao Microsoft Office, é a questão de não existir, pelo menos oficialmente, uma ferramenta online para a edição simultânea de textos entre mais de uma pessoa o que, pelo menos no ambiente acadêmico, facilita bastante a realização de trabalhos em grupo.

135 palavras
Imagem de Vitoria Kipnis
por Vitoria Kipnis - segunda, 15 Jan 2018, 14:46

Pelo pouco que tive contato com o LibreOffice me parece que nele o que estamos acostumados com um documento de texto e de apresentações por exemplo são possíveis de serem feitos todos no próprio LibreOffice sem haver a necessidade de mudar de aplicativo. Isso facilita por questões de espaço que esses vários aplicativos ocupariam em seu computador. Porém não sei ao certo se isso sobre carregaria o programa e faria com que ele não funcionasse direito

76 palavras
Imagem de Itallo Moreira de Souza
por Itallo Moreira de Souza - segunda, 15 Jan 2018, 16:55

Minha experiência com libre office é até agora muito pouca, pois até a iniciação deste curso utilizava somente a suite microsoft office. Então no momento a minha experiência não é tão profunda. mas já observo que sua interface é um pouco semelhante principalmente em relação ao writer/word.

48 palavras
Imagem de Renata Freitas Gonçalves
por Renata Freitas Gonçalves - segunda, 15 Jan 2018, 17:01

As diferenças entre LibreOffice e outras suítes, que eu conheço, encontra-se, principalmente, no  Layout e organização. A princípio, a maior dificuldade em utilizar a LibreOffice é encontrar onde está cada função, mas após a prática e conhecimento, para realizar trabalhos mais simples e básicos, o funcionamento é praticamente igual aos outros. 

51 palavras
Imagem de Marcelo Vaz Pupo
por Marcelo Vaz Pupo - segunda, 15 Jan 2018, 17:02

O LibreOffice tem sido o resultado de trabalho de uma comunidade crescentemente envolvida e dedicada ao seu desenvolvimento. Isso é realmente um marco diferenciador, que se reflete na qualidade do programa.

A filosofia do software livre traz benefícios ao trabalho com editor de texto, e, dependendo de suas prioridades, é uma característica que distingue positivamente o LibreOffice de outros softwares, como o Word. Não conheço outras, como foi apresentado na aula.

abs

72 palavras
Imagem de Raquel Carneiro Lucio
por Raquel Carneiro Lucio - segunda, 15 Jan 2018, 22:05

A partir da experiência com a suíte LibreOffice que adquiri até hoje, na verdade, tive certa dificuldade quando necessitei de formatações mais sofisticadas, as quais consigo realizar com facilidade quando se trata da suíte Microsoft Office. Há muitas semelhanças entre uma e outra, porém, algumas ferramentas que tenho costume em usar na Microsoft Office eu não consegui encontrar na LibreOffice e, muitas vezes, por esse motivo, acabo voltando para a suíte anterior a fim de concluir meus trabalhos com mais eficiência, porém, acredito que essa dificuldade seja pela falta de habilidade e conhecimento com a suíte livre, e não pela baixa qualidade da mesma. Espero superar essa dificuldade com esse curso!

111 palavras
Imagem de Byanka Almeida Dourado
por Byanka Almeida Dourado - segunda, 15 Jan 2018, 23:33

Eu particularmente prefiro o LibreOffice à qualquer outra plataforma, acho que pelas facilidades por ser um software livre e gratuito, o que acaba sendo mais viável para mim. A ferramenta que mais utilizo é o writer, e com base nele acho que não deixa nada a desejar em relação ao word, muito pelo contrário. Quanto mais utilizo o writer mais coisas descubro o que acaba facilitando minha vida.

68 palavras
Imagem de Luísa Castro
por Luísa Castro - terça, 16 Jan 2018, 10:36

Tenho experiência apenas com o LibreOffice e o Word. Acredito que o LibreOffice seja mais fácil de ser utilizado além de estar disponível gratuitamente

24 palavras
Imagem de Augusto Simões
por Augusto Simões - terça, 16 Jan 2018, 13:49

Não tenho muito conhecimento a respeito desse suite, sempre utilizei o Microsoft Office, mas do pouco que vi o LibreOffice não tem nada a perder em relação ao suite da microsoft, muito pelo contrario, ele tem a grande vantagem de ser um software livre e de graça.

47 palavras
Imagem de Lucas Lincoln Ribeiro de Castro
por Lucas Lincoln Ribeiro de Castro - terça, 16 Jan 2018, 18:45

Não tenho muita experiência com a suíte LibreOffice, o pouco contato que tive foi através da UFG, tenho maior conhecimento sobre a suíte Microsoft Office por utiliza - lá com maior frequência. Acredito que as duas sejam bastante similares.

38 palavras
Imagem de Karen Belém Dias
por Karen Belém Dias - terça, 16 Jan 2018, 20:27

Achei bem similar as funcionalidades do LibreOffice com as outras suítes de escritório, possuindo a vantagem de estar disponível gratuitamente para a população.
23 palavras
Imagem de Fernando Carvalho
por Fernando Carvalho - quarta, 17 Jan 2018, 12:35

Utilizei o LO Writer e não percebi grandes diferenças com relação a outros softwares

14 palavras
Imagem de Aline de Sousa Rodrigues
por Aline de Sousa Rodrigues - quinta, 18 Jan 2018, 14:48

Até o momento, utilizei majoritariamente o Writer. Embora parecesse mais complicado, tenho conseguido utilizar razoavelmente bem. Textos mais simples se assemelham bastante ao Word e, com prática frequente, nota-se que as possibilidades de formatação são bem mais amplas que outros editores de texto. Dei uma pincelada no Impress para fazer as atividades, mas não fui tão a fundo. Me pareceu mais difícil que o Power Point, por exemplo.

68 palavras
Imagem de Pedro Guilherme Aguiar
por Pedro Guilherme Aguiar - quinta, 18 Jan 2018, 17:37

Eu nunca cheguei a utilizar o LibreOffice, pois comecei desde cedo a utilizar somente o Microsoft Office, mas agora que eu comecei esse curso e baixei o LibreOffice e comecei a utilizar e já faz uma semana que não crio mais nada no MO só no Libre. Ele é uma ótima suíte de escritório.

54 palavras
Imagem de Adonay Rodrigues
por Adonay Rodrigues - quinta, 18 Jan 2018, 18:46

Já comecei utilizei o LibreOffice, tanto a ferramenta Writer como a ferramenta calc. Porém acabei por retornar ao Microsoft Office devido à uma certa incompatibilidade que fazia que os textos e/ou planilhas se desconfigurassem quando passados de uma plataforma para outra. Mas a principal diferença para mim é o layout que no microsoft funciona como abas de um navegador, sendo portanto um pouco mais organizado, e no libre é mais na forma de botões e menus expansivos na parte superior.

81 palavras
Imagem de Fernando Junio Cunha e Sousa
por Fernando Junio Cunha e Sousa - quinta, 18 Jan 2018, 20:30

Atualmente nem sinto mais falta dos recursos do Ms Office, pois, acostumei a usar o Libre Office tanto no trabalho (que fui obrigado rsrs), quanto em casa (por opção de padronização), e com isso não sinto falta, porém, ainda mesclo o uso do Libre Office com as ferramentas do Google Drive,  pelo fato da facilidade de colaboração na confecção de documentos.

61 palavras
Imagem de Letícia Nunes Roriz
por Letícia Nunes Roriz - quinta, 18 Jan 2018, 21:05

Como não possuo muita experiência com a suíte LibreOffice, fica, de certa maneira, difícil fazer grandes comparações com outras suítes de escritório. Porém, pelo que já pude perceber, os programas são bem didáticos, sendo de fácil e rápido entendimento em relação ao uso, podendo muito bem ser utilizada no lugar de outros programas, como o Microsoft Office.

57 palavras
Imagem de Zanalis Alves Barbosa
por Zanalis Alves Barbosa - sexta, 19 Jan 2018, 14:51

Até o momento não possuo muita experiência com o LibreOffice acredito que seja por ter aquela velha preguiça de ter que mudar de ferramenta. Não acho que seja muito difícil de utilizar a suíte LO é só questão de prática. 

40 palavras
Imagem de Adriano Henrique
por Adriano Henrique - sexta, 19 Jan 2018, 15:24

O LibreOffice exige menos da máquina, sendo isso perceptível a partir da velocidade com que movimentamos os arquivos. Minha utilização mais frequente da suíte é na versão 3.5 instalada nos computadores do trabalho. Entretanto, para a disciplina, baixei a versão 6.0 e percebi que muitas melhorias foram implementadas. Por exemplo, nunca tinha sucesso na importação de uma tabela do Calc para PDF (sempre algo se perdia ou ficava mal alinhado na página) e o Writer e o Impress oferecia uma experiência às vezes frustrante (a régua do recuo não "travava" as marcações como no Word, a edição de tabelas dentro do Writer não era tão bom e ao abrirmos arquivos .ppt e .odp nos programas fora àqueles de origem ocorria má formatação). Agora, todavia, essas questões que eram mais preocupantes e que ofereciam uma barreira maior para a utilização do LibreOffice foram corrigidas nessa versão.

145 palavras
Imagem de Delvo Resende
por Delvo Resende - sexta, 19 Jan 2018, 16:32

Os recursos dos softwares atuais, Microsoft e Libreoffice, são avançados. A tecnologia oferece ao usuário funcionalidades para todo tipo de necessidade. Vemos, por exemplo, a edição compartilhada de documentos hoje é uma realidade nos negócios. Apesar de não ter usado, dei apenas uma olhada, o Libreoffice possui esse recurso. Já fiz diversas planilhas pelo Excel, é funcional, atende aquilo que a gente necessita. Não fiz no LibreOffice pelos motivos já apresentados por alguns colegas aqui, tudo que é computador tem é Windows, o mundo está inundado disso. O que nos importa agora conhecedores mais a fundo do LibreOffice é usar, usar, e usar, divulgar, falar com as pessoas, empresas, incentivar seu uso. Estou aprendendo muito com o curso, gosto de ler a documentação, entender cada funcionalidade, colocar em prática fazendo corretamente o que dita o manual. É um aprendizado mais lento, mas entendo ser mais seguro para aprender.

148 palavras
Imagem de Vandijane Lisboa Ramalho
por Vandijane Lisboa Ramalho - sábado, 20 Jan 2018, 09:14

Minha experiência é pouco com libreOficce,porém a diferença que observo normalmente são alguns dos icones.

16 palavras