Fórum 1

Dúvidas sobre a utilização da LibreOffice

Imagem de Hugo Nascimento
Dúvidas sobre a utilização da LibreOffice
por Hugo Nascimento - quinta, 11 Jan 2018, 01:30

Mencione suas dúvidas sobre a utilização da suíte LibreOffice e descreva possíveis soluções para as elas, pesquisando na Internet sobre o tema.

22 palavras
Imagem de Ariane Borges
Re: Dúvidas sobre a utilização da LibreOffice
por Ariane Borges - quinta, 11 Jan 2018, 19:01

Uma das dúvidas que eu tinha foi relatada no fórum anterior, não conseguia recortar uma imagem utilizando o ajuste manual, mas descobri que o motivo disso era a versão do LibreOffice que estava instalada no computador que eu estava utilizando, ela era muito antiga e não oferecia esse tipo de recurso.

A outra dúvida diz respeito ao posicionamento de objetos no arquivo de texto, a tal "âncora" que eu não sabia o que significava. A função de ancorar "Como caractere" era um verdadeiro incômodo, pois não me permitia posicionar a imagem no texto como eu queria. Tirei as dúvidas com as informações que constam no  link: https://help.libreoffice.org/Writer/Positioning_Objects/pt-BR experimentadas no próprio LibreOffice Writer.

119 palavras
Imagem de Francisco Carlos Batista Carrijo
por Francisco Carlos Batista Carrijo - quinta, 11 Jan 2018, 22:34

Muitas dúvidas, porém a certeza de que sempre teremos uma alternativa frente ao domínio das grandes corporações principalmente no que diz respeito à tecnologia. 

24 palavras
Imagem de Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira
por Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira - quinta, 11 Jan 2018, 19:29

Eu tinha  dúvida sobre como fazer que a primeira linha de uma tabela aparecesse a cada nova página que a tabela ocupasse. Eu sanei esta e outras dúvidas no site: https://wiki.documentfoundation.org/Faq/Writer/pt-br 

A resposta do site para a minha dúvida foi a seguinte:

1. Siga as seguintes instruções:
  2. coloque seu cursor em algum lugar da tabela;
  3. aperte o botão direito do mouse e selecione Propriedades da tabela;
  4. clique na guia Fluxo de texto;
  5. selecione Repetir título;
  6. clique OK.

82 palavras
Imagem de Francisco Carlos Batista Carrijo
por Francisco Carlos Batista Carrijo - quinta, 11 Jan 2018, 22:30

Só de ver o vídeo de apresentação quando ensina a usar o libreoffice para fazer o TCC,  penso que a metade do sofrimento que tive para produzir o meu TCC seria evitado.

32 palavras
Imagem de Mayra Alarcon Jeronimo da Silva
por Mayra Alarcon Jeronimo da Silva - sexta, 12 Jan 2018, 00:49

A principal dúvida era como obter o programa,se era gratuito ou não, e como instalá-lo. O link para instalá-lo nos foi fornecido nessa plataforma, porém na internet foi especificado que é um programa gratuito e de fácil acesso. Outra dúvida era sobre quais as funções o programa continha além das que eu já havia experimentado (criação e formatação de slides já em pdf), buscando na internet foi possível descobrir que o serviço traz opções para criar e editar textos, tabelas, desenhos, fórmulas matemáticas e até organizar um banco de dados. 

91 palavras
Imagem de Alexander Junior Souto
por Alexander Junior Souto - sexta, 12 Jan 2018, 15:25

Não estou conseguindo achar a ferramenta pra justificar um texto, tem da direita, esquerda, até mesmo em cima e em baixo mas não achei o pra justificar, um help seria bom

31 palavras
Imagem de Allana Alves
por Allana Alves - sexta, 12 Jan 2018, 21:59

Se você está se referindo a ferramenta Impress, vai em exibir e depois em barra lateral e assim vai aparecer na direita as opções do parágrafo (esquerda, centralizar, direita, justificar...).
Ou então pode ir em formatar, depois parágrafo e em alinhamento, onde tem a opção justificado.

46 palavras
por Hugo Nascimento - domingo, 14 Jan 2018, 23:58

Verifique se a barra de ferramentas "Formatação" está visível. Para tanto, vá no menu Exibir -> Barra de Ferramentas e habilite a opção "Formatação". Um dos ícones dessa barra justifica o parágrafo de texto selecionado. Há também um painel lateral, à direita, com esses recursos! Isso será coberto em detalhe em vídeo aulas seguintes....

53 palavras
Imagem de Alexander Junior Souto
por Alexander Junior Souto - sexta, 19 Jan 2018, 21:44

Na verdade resolvi o problema, era pq eu estava tentando abrir um pdf e ele tava abrindo no Draw ao inves de no writer

24 palavras
Imagem de odair xavier da silva
por odair xavier da silva - sexta, 12 Jan 2018, 15:34

Bem quando eu vi que estava ofertado a disciplina de núcleo livre a primeira coisa

que me vem a cabeça e se o LibreOffice era compativel com as normas da ABNT se ele

sendo gratuito. Então foi quando assistir a video aula de abertura e os slides e vir os formatos

Formatos de arquivo: Norma ABNT NBR ISO/IEC 26300:2008 de 12 de maio

de 2008, pesquisado na internet no endereço: https://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument

sano o resto da minha duvida.

79 palavras
Imagem de Marina Kurotusch Canettieri
por Marina Kurotusch Canettieri - sexta, 12 Jan 2018, 19:50

Nunca editei a numeração das páginas no Writer. Ao pesquisar, encontrei no site  help.libreoffice.org  muitas opções de como inserir os números de acordo com a necessidade do usuário. Inclusive, o site "prevê" algumas ações de quem está editando o documento e as "respostas" do programa, que podem ser desagradáveis. Então já são fornecidas algumas sugestões de edição. Segue a instrução de como inserir números de páginas:

"Escolha Inserir - Campo - Número de página para inserir um número de página na posição atual do cursor.

Se, em vez do número, aparecer o texto "Número da página", escolha Exibir - Nome de campos.

No entanto, esses campos mudarão de posição quando um texto for adicionado ou removido. Assim, é melhor inserir o campo de número da página em um cabeçalho ou rodapé que se encontram na mesma posição e se repetem em todas as páginas."

143 palavras
Imagem de Mariana Kurotusch
por Mariana Kurotusch - sexta, 12 Jan 2018, 20:36

Relatei uma dúvida no tópico anterior sobre as experiências com a LibreOffice. Não conseguia alterar a configuração do espaçamento entre os caracteres por meio das opções de edição de parágrafo e fonte. Mas, basicamente a solução pode ser encontrada em: http://www.ufpa.br/dicas/open/wri-for.htm

Na versão no meu estágio o caminho usado foi:

Formatar ---> caractere ---> espaçamento ---> padrão

---> expandido

---> condensado

Às vezes ocorrem uns bugs, onde, mesmo alterando o espaçamento de exandido para padrão ele continua expandido no editor, porém, com a denominação "padrão" na caixinha de alteração. Mas, creio que isso foi corrigido nas versões mais recentes.

99 palavras
Imagem de Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano
por Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano - sábado, 13 Jan 2018, 11:42

Não me recordo de dúvidas especificas dentro do LibreOffice por conta do pouco contato e por este não ter sido constante. Mas tinha uma dúvida geral sobre quais seriam as funções "a mais" que este programa teria em relação ao programa que eu já estava habituada a utilizar e antes de começarem as aulas procurei em alguns sites para poder esclarecer. 

61 palavras
por Hugo Nascimento - segunda, 15 Jan 2018, 00:08

Excelente dúvida. Ela é frequente para várias pessoas. Um forma de respondê-la é procurando descobrir os aspectos positivos e as vantagens em utilizar o LibreOffice! Investigue isso. Eu também vou discutir essa questão no nosso primeiro encontro online!

38 palavras
Imagem de Marcos Abreu
por Marcos Abreu - sábado, 13 Jan 2018, 11:54

Uma vez fui utilizar o LibreOffice Calc para editar uma planilha com notas e precisava fixar a coluna de nomes pois como era muitas notas a planilha não cabia na tela e eu precisava ficar rolando a barra para ver o nome do aluno e atribuir uma nota a ele. Eu sabia que existia um recurso para fixar linha e ou coluna mas não sabia o nome. Fui pesquisar e encontrei.  O recurso chama: congelar linhas e colunas e pode ser utilizado da seguinte forma, de acordo com a documentação oficial:

1. Selecione a linha abaixo ou a coluna à direita da linha ou coluna que você deseja incluir na região congelada. Todas as linhas acima ou todas as colunas à esquerda da seleção serão congeladas. ...
  2. Escolha Janela – Congelar.
  3. Para desativar, escolha novamente Janela – Congelar .

134 palavras
Imagem de Arielly Novaes
por Arielly Novaes - sábado, 13 Jan 2018, 15:36

Por questões acadêmicas e profissionais eu trabalho muito com planilhas, quando fui fazer uma utilizando o LibreOffice tive dúvidas quando a como editar o tamanho da planilha do tipo Calc dentro do Writer. Pesquisei na internet e vi que minha dúvida é até um tanto quanto comum e achei a seguinte resposta de como resolve meu problema:

Copie a tabela do Calc e cole no Writer,de dois cliques com o botão esquerdo do mouse sobre a tabela colada, e abrirá uma tela do Calc no Writer. Para editar a tabela clique com o botão direito na tela, e para ajustar a tabela basta arrastar a alça de tamanho, horizontalmente cria uma coluna e verticalmente cria uma linha.

Fiquei satisfeita com a resposta e agora consigo utilizar essa suíte com maior facilidade.

132 palavras
Imagem de vanessa de paula rodrigues
por vanessa de paula rodrigues - sábado, 13 Jan 2018, 15:48

Até o momento não chegue a utilizar a ferramenta para a produção de trabalhos e artigos, porém uma duvida que sempre me ocorria, e que impedia que eu utilizasse a ferramente, é se dentro do Writer seria possível a adequação as normas da ABNT, mas como já explicado na aula introdutória ele é adequado a  norma ABNT NBR ISO, assim não oferecendo empecilhos quanto a formatação dos trabalhos. 

68 palavras
por Hugo Nascimento - segunda, 15 Jan 2018, 00:18

Pessoal, vale uma observação aqui sobre este assunto: o LibreOffice usa, como padrão, o formato de arquivos abertos ODF (com extensão ODT, ODS, ODP, ODT, etc.), padronizado pela ISO e pela ABNT. Isso significa que os arquivos do LibreOffice podem ser intercambiados facilmente com outros programas de computador. Note que isso não tem relação com a adoção das normas da ABNT para formatar um texto. Já como ferramenta de edição de texto, o Writer do LibreOffice permite formatar corretamente o seu documento conforme a ABNT.

85 palavras
Imagem de Fabiana Almeida Saraiva Silva
por Fabiana Almeida Saraiva Silva - sábado, 13 Jan 2018, 16:28

Minha dúvida é sobre a sugestão dada no vídeo 1.1 Portal web do LO, quando ensina a baixar o programa, sugere baixar também "tradução" e "ajuda", é importante esses dois itens  ?

31 palavras
por Hugo Nascimento - segunda, 15 Jan 2018, 00:27

Olá, Fabiana. Você conseguiu responder a sua dúvida? Tente fazer isso vendo as vídeo aulas no tópico seguinte e instalando o LibreOffice no seu computador. Para alguns ambientes com Linux, pode ser necessário instalar os arquivos indicados, além do programa principal compactado. Nos sistemas GNU/Linux Ubuntu, o LibreOffice já vem instalado como padrão.

54 palavras
Imagem de Paulo Netto
por Paulo Netto - sábado, 13 Jan 2018, 18:00

Tava com uma dúvida sobre recortar uma imagem utilizando o ajuste manual, estava lendo as resposta, encontrei na dúvida da Ariane Borges a solução que é a versão muito antiga do LibreOffice.

32 palavras
Imagem de TATIANA ALVES DE ALMEIDA
por TATIANA ALVES DE ALMEIDA - sábado, 13 Jan 2018, 18:44

Copiei um texto do word para o writer e a formatação ficou diferente. Apareceu uma espécie de marcadores entre uma palavra ou outra e entre espaçamentos do texto original. Não entendo por que isso acontece. A única forma pela qual consegui resolver foi removendo um a um. Já pesquisei em alguns sites para obter uma solução, mas não consegui.

59 palavras
Imagem de Byanka Almeida Dourado
por Byanka Almeida Dourado - segunda, 15 Jan 2018, 23:27

Tatiana, tenho a mesma dúvida que você. Utilizo o LibreOffice há um tempo e até hoje não entendo porque isso acontece.

21 palavras
Imagem de Regiane Santa Bárbara
por Regiane Santa Bárbara - sábado, 13 Jan 2018, 21:35

Como eu entrava numa versão mais antiga do Writer pelos computadores da Biblioteca, e não encontrava as ferramentas de escrita nos mesmos lugares que eu já estava acostumada em outras suites, eu nem me esforçava muito para aprender e já via naquilo uma dificuldade, indo logo para a nuvem do Google. Então não posso dizer exatamente em que tive dúvidas. 

60 palavras
Imagem de Jaqueline Aguiar
por Jaqueline Aguiar - domingo, 14 Jan 2018, 03:18

A respeito da utilização da suíte LibreOffice tenho algumas dúvidas, ainda mais por ser algo novo para mim e por estar habituada à Microsoft. Mas, tem uma dúvida que mais me chamou a atenção: Como poderia imprimir apenas as planilhas que eu preciso?

Resposta: Primeiro deverá ir ao menu Arquivo -> Imprimir, e na janela de impressão, clicar no botão Opções. Marcar a opção “Imprimir apenas planilhas selecionadas”. Assim, apenas as planilhas que estiverem selecionadas no documento serão impressas. Para selecionar várias planilhas, mantenha a tecla Ctrl pressionada e clique nas abas que representam as planilhas.

Fonte: https://wiki.cercomp.ufg.br/publica/Perguntas_e_Respostas/LibreOffice

106 palavras
Imagem de Matheus De Sousa Melo Morais
por Matheus De Sousa Melo Morais - domingo, 14 Jan 2018, 11:22

Bom dia, 

É importantíssimo enumerar as páginas de qualquer trabalho acadêmico. Sempre trabalhei com o Microsoft Word, e percebi que a função de enumeração de páginas do Libre Office se difere do Microsoft Word, então, logo tive essa dúvida. Afinal, como enumerar páginas no Libre Office?

A resposta é encontrada nesse site: https://wiki.cercomp.ufg.br/publica/Perguntas_e_Respostas/LibreOffice

1. Crie uma área de rodapé através do menu Inserir→Rodapé→Padrão
  2. Na área de rodapé, Insira o campo “Número de Página” através do menu Inserir→Campos→Número da Página

89 palavras
Imagem de HERNANIO COELHO DE JUNIOR
por HERNANIO COELHO DE JUNIOR - domingo, 14 Jan 2018, 21:31

Tinha a dúvida de como usar a função de correção gramatical, instalei as versões mais recentes no computador, pois a versão instalada era antiga. Assim a função já está presente no programa no link de download do site do libreoffice.

40 palavras
Imagem de Talita Vianna
por Talita Vianna - domingo, 14 Jan 2018, 22:01

A grande dúvida que encontrei, talvez pelo meu pouco conhecimento com programas de computador, foi um erro que apareceu quando tentei abrir o LibreOffice Base, onde apareceu a seguinte mensagem "O LibreOffice requer um JRE". Pelas respostas que encontrei pela internet acredito que o grande problema seja a falta do JAVA no meu computador que recentemente passou por uma formatação e reinstalação de todos os meus programas. Além disso encontrei dificuldade no desenho vetorial do Draw. Depois de desenhar um polígono tentei transformar determinados segmentos da linha em curvilíneos e poder editalos livremente como nos outros programas que utilizo. Ainda não consegui achar respostas ou tutoriais que respondam essa minha pergunta específica. 

112 palavras
por Hugo Nascimento - segunda, 15 Jan 2018, 00:59

Qual sistema operacional você está usando Talita?

7 palavras
Imagem de Joao Paulo Silva
por Joao Paulo Silva - segunda, 15 Jan 2018, 10:02

Não sabia como inserir formulas matemáticas no Writer. Pesquisando, descobrir que para isso: Inserir -> Objeto -> Formula. Bom, nada intuitivo. 
19 palavras
Imagem de Bruna Mota Aguiar
por Bruna Mota Aguiar - segunda, 15 Jan 2018, 12:12

Devido ao minimo contato ate agora com o LibreOffice não identifiquei nenhuma duvida especifica, mas com absoluta certeza que haverá muitas ate o fim do curso.

26 palavras
Imagem de Vitoria Kipnis
por Vitoria Kipnis - segunda, 15 Jan 2018, 14:42

Ainda não tive experiência com o LibreOffice, já tinha ouvido falar dele por professores do curso mas não tinha entendido muito bem o que era. Agora a princípio tive dúvidas em como baixar os outros links que apareceram no último vídeo postado como "Interface de usuário traduzida"e "ajuda do libreoffice em portugues"por algum motivo no aba "baixe já" não aparece aquelas 3 opções que aparecem no vídeo. Não consegui resolver o problema mas consegui só baixar o programa mesmo

79 palavras
Imagem de Enzo Pereira Araujo Resende
por Enzo Pereira Araujo Resende - segunda, 15 Jan 2018, 14:46

Uma dúvida que eu possuía era em relação às sugestões de palavras que apareciam ao utilizar o Writer do LibreOffice.

Ao procurar sobre o assunto no site de auxílio do LibreOffice (https://help.libreoffice.org/3.3/Writer/Word_Completion_for_Text_Documents/pt) , encontrei uma possível solução:

Caso exista mais do que uma palavra na memória de Correcção automática que corresponda às três letras introduzidas, prima Ctrl+Tab para percorrer as palavras disponíveis. Para percorrer as palavras na direcção oposta, prima Ctrl+Shift+Tab.

Caso aquela seja a palavra desejada, seguindo as definições padrão, basta apertar "Enter" e caso não, basta continuar digitando com qualquer outra tecla.

107 palavras
Imagem de Marcelo Vaz Pupo
por Marcelo Vaz Pupo - segunda, 15 Jan 2018, 17:11

Verifiquei que é relativamente simples inserir links em Sumários, de fato ele faz isso automaticamente se os estilos de parágrafos seguem alguma numeração. No entanto, não sei como fazer com que meu Índice Alfabético também inclua links para as entradas de índice que nele aparecem.

Não encontrei solução na internet, e depois fiquei sabendo que o programa de fato ainda não disponibiliza mesmo.

63 palavras
Imagem de Renata Freitas Gonçalves
por Renata Freitas Gonçalves - segunda, 15 Jan 2018, 17:20

Minha dúvida era porque utilizar o LibreOffice em ambiente de trabalho, principalmente, em serviço público, já que o Microsoft Office sempre foi minha realidade e creio que a realidade de grande parte das pessoas. Em pesquisa na internet acerca das vantagens do LibreOffice, a qual poderia ensejar na escolha dessa suíte em empresas maiores e no serviço público, imagino que seja porque, além de ser um software livre e gratuito (podendo ser instalado em número ilimitado de computadores), possui atualizações mais constantes e menos burocráticas para instalar (já que é inadmissível erros e programas lentos nesses ambientes de trabalho),  sendo também, mais leve e portátil que as outras opções disponíveis no mercado. 
112 palavras
Imagem de Raquel Carneiro Lucio
por Raquel Carneiro Lucio - segunda, 15 Jan 2018, 22:18

Uma dúvida que eu sempre tive (e nunca, por algum momento, me toquei em pesquisar - sempre achei mais fácil voltar para o Excel) é encontrar onde se encontram as fórmulas/funções disponíveis. Agora encontrei tranquilamente a lista das funções disponíveis (divididas por categoria!) na própria página de help do LibreOffice... Realmente simples falta de pesquisa...

https://help.libreoffice.org/Calc/Functions_by_Category/pt-BR

64 palavras
Imagem de leticia de freitas
por leticia de freitas - terça, 16 Jan 2018, 00:03

Como fazer aparecer o ícone de soma?
Escolha a opção do menu Exibir→Barra de Ferramentas→Barra de Fórmulas

19 palavras
Imagem de Luísa Castro
por Luísa Castro - terça, 16 Jan 2018, 10:30

Minha dúvida em relação a LibreOffice era como proteger uma parte do texto para ele não poder ser modificado. Isso pode ser feito selecionando a parte do texto que deve ser protegida e ir no menu -> Inserir -> Seção -> Proteger -> Inserir

40 palavras
Imagem de Augusto Simões
por Augusto Simões - terça, 16 Jan 2018, 14:10

Minha duvida era respeito das normas padrão da ABNT, mas como já foi respondido na vídeo aula, era só efetuar o download do Vero PTBR.
25 palavras
Imagem de Lucas Lincoln Ribeiro de Castro
por Lucas Lincoln Ribeiro de Castro - terça, 16 Jan 2018, 18:37

Uma dúvida que tinha era sobre quais eram as ferramentas da suíte LibreOffice, esta dúvida foi solucionada ao visualizar o do Vídeo 1 - Introdução ao LibreOffice.

As ferramentas do LibreOffice são:

Writer - editor de texto

Calc - sistema de planilha eletrônica

Impress - programa de apresentação

Draw - editor de diagrama

Formula - editor de formulas 

Base - gerenciador de banco de dados

54 palavras
Imagem de Karen Belém Dias
por Karen Belém Dias - terça, 16 Jan 2018, 20:25

A minha dúvida seria quanto a sua funcionalidade quanto a realizar trabalhos acadêmicos e sobre sua facilidade de utilização.

Nos slides temos que o LibreOffice pode realizar funções semelhantes ao Windows, Excel e PowerPoint. Soube também pelo meu padrasto que é utilizado para realizar processos públicos na PGE, logo, sua utilidade para fins acadêmicos devem ser excelentes, ainda não pude compara-lo a outros programas mas achei uma proposta maravilhosa.

69 palavras
Imagem de Fernando Carvalho
por Fernando Carvalho - quarta, 17 Jan 2018, 12:39

Tive duvidas na utilização de símbolos.

Esta função permite que você insira caracteres especiais no texto, como marcas de seleção, caixas e símbolos telefônicos.

• Para ver uma seleção de todos os caracteres, escolha Inserir - Caractere especial.
  • No campo de seleção maior, clique no caractere desejado ou em vários caracteres em sequência. Os caracteres aparecerão na parte inferior da caixa de diálogo. Quando você clicar em OK e fechar a caixa de diálogo, todos os caracteres exibidos na fonte selecionada serão inseridos no documento atual.
  • Em qualquer campo de entrada de texto (tal como os campos de entrada na caixa de diálogo Localizar e substituir) você pode pressionar Shift+Ctrl+S para abrir a caixa de diálogo Caracteres especiais.

118 palavras
Imagem de Salorrane Miranda do Nascimento Pinto
por Salorrane Miranda do Nascimento Pinto - quarta, 17 Jan 2018, 15:39

Uma dúvida que eu tinha era em relação a quebra de páginas. Sempre que necessitava mudar de página eu apertava a tecla enter, até que uma nova página fosse criada, dessa forma o texto fica sujeito a alterações indesejadas durante o desenvolvimento do trabalho. Após pesquisas descobri que basta clicar no início da linha ou palavra de interesse, selecionar "inserir" na barra de menus e clicar em quebra de página. Utilizando esse método é muito mais rápido e prático.

79 palavras
Imagem de Aline de Sousa Rodrigues
por Aline de Sousa Rodrigues - quinta, 18 Jan 2018, 14:43

A numeração de páginas talvez seja o maior problema. Mesmo em outras ferramentas, sofria para inserir quebra de página e manter a formatação correta em meus trabalhos. No LibreOffice, também encontrei certa dificuldade. Mas depois de ver os vídeos e pesquisar mais sobre o assunto, consegui acertar na formatação, inclusive utilizando quebra de páginas.

54 palavras
Imagem de Letícia Nunes Roriz
por Letícia Nunes Roriz - quinta, 18 Jan 2018, 21:28

Tive dúvida sobre como fazer uma imagem aparecer no cabeçalho do documento no Writer. Para isso, eu devo: 

1. selecionar Inserir > Cabeçalho > Padrão;
  2. clicar dentro do novo bloco de cabeçalho;
  3. ir até o menu Inserir > Figura > De um arquivo...;
  4. localizar a imagem desejada. Clique em Abrir.

No mais, creio que mais dúvidas surgiram com o avançar do curso, mas que podem ser solucionadas no grupo do Telegram.

66 palavras
Imagem de Zanalis Alves Barbosa
por Zanalis Alves Barbosa - sexta, 19 Jan 2018, 18:20

Minha dúvida é a respeito das referências. Como adicionar um link e automatizar para fique como texto e não como um link?

1- Selecione o texto com o link;

2- Vá até a aba de Formatar > Formatação padrão;

Após isso para que não seja reconhecido automaticamente é preciso:

1- Selecione a barra de Ferramentas > Opções da autocorreção;

2- Em Opções desmarcar as opções: [S] e [D].

66 palavras