Fórum 1

Experiência pessoal com a suíte LibreOffice

Imagem de Hugo Nascimento
Experiência pessoal com a suíte LibreOffice
por Hugo Nascimento - quinta, 11 Jan 2018, 01:31

Escreva um relato pessoal sobre a sua experiência com a suíte LibreOffice e programas de computador similares.

Obs.: evite fornecer informações pessoais sensíveis, uma vez que o fórum estará acessível publicamente.
31 palavras
Imagem de Ariane Borges
Re: Experiência pessoal com a suíte LibreOffice
por Ariane Borges - quinta, 11 Jan 2018, 18:48

A princípio o contato com o LibreOffice não foi muito agradável. Primeiramente, por trabalhar com arquivos que haviam sido gerados no Microsoft Office, pois em geral o arquivo sofre desconfiguração da formatação, e dependendo dos recursos utilizados naquele programa de origem o LibreOffice não consegue fazer a leitura.
Depois que comecei o curso "LO Acadêmico - Verão 2018", e instalei o LibreOffice no meu computador descobri que minha dificuldade também estava atrelada ao fato de que nos computadores da UFG Regional Goiás (único lugar onde tive contato com com o software, até então), a versão instalada era bastante antiga (4.1.2.3), o que não me permitia fazer algumas ações básicas como recortar uma imagem no Writer utilizando o ajuste manual, por exemplo. Já no meu computador pessoal instalei a versão 5.3.7, e agora estou me familiarizando e simpatizando mais com o LibreOffice.

142 palavras
Imagem de Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira
por Ketlin Monteiro Felipe de Oliveira - quinta, 11 Jan 2018, 19:12

Minha primeira experiência com o LibreOffice foi a uns oito anos. De início eu tive um pouco de dificuldades, principalmente porque os arquivos do Microsoft Office desconfiguravam. Hoje eu consigo utilizar o LibreOffice melhor, inclusive para editar arquivos do pacote Office da Microsoft.

43 palavras
Imagem de Stafany Pereira Batista
por Stafany Pereira Batista - quinta, 11 Jan 2018, 20:56

Acho que como vários, o primeiro contato foi nos computadores da UFG, e sempre desconfigura o arquivo quando abre, por isso a preferência foi sempre usar o word da microsoft. Mas percebi que possa ser so falta de entender a ferramenta, o que quero fazer agora com esse curso de Núcleo livre. 

52 palavras
Imagem de Matheus De Sousa Melo Morais
por Matheus De Sousa Melo Morais - quinta, 11 Jan 2018, 21:10

Eu sempre tive receio de utilizar o LibreOffice, uma vez que sempre foi tradição escrever utilizando do Microsoft Word. Além disso, há aqueles casos de pessoas que utilizaram um e tentaram editar no outro, mas houve desconfiguração do documento de texto . Portanto, por isso sempre utilizei o Microsoft Word. Mas, acredito que a vida é feita de novos aprendizados e vejo o Libre Office como uma nova alternativa para realizar minhas atividades acadêmicas.

73 palavras
Imagem de Francisco Carlos Batista Carrijo
por Francisco Carlos Batista Carrijo - quinta, 11 Jan 2018, 22:26

Na  verdade o primeiro contato com libre office foi na UFG, não tenho muita facilidade com computadores e sempre procuro facilidades, talvez por isso não tenha  contato anterior com esta suíte, mas já estou conseguindo rever alguns (pre)conceitos e quem sabe até o final do curso, tenha alguma experiência a relatar.  

52 palavras
Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - quinta, 11 Jan 2018, 22:27

Boa noite a todos, 

Tive meu primeiro contato com o LibreOffice a partir da criação da The Document Foundation. Antes disso, era usuário do OpenOffice. Utilizava-o exclusivamente para editar documentos (Redação Oficial) - não sou um usuário avançado. Minha experiência enquanto usuário se deve a projetos de migração para software livre (Debian/Ubuntu e OpenOffice/LibreOffice) enquanto trabalhava num órgão do governo federal. Atualmente, não vejo muita preocupação de municípios em adotar o LibreOffice. Meu objetivo neste curso é formalizar o pouco que aprendi no decorrer dos anos e me desenvolver seguindo as expectativas propostas. 

Desde já, agradeço pela oportunidade.

99 palavras
Imagem de Pedro Romário Santos da Silva
por Pedro Romário Santos da Silva - quinta, 11 Jan 2018, 22:35

Meu primeiro contato com o LibreOffice foi na UFG, e sempre tive muita dificuldade em utilizá-lo. Por conta dessa dificuldade, procurava computadores em que eu podia acessar o pacote Office do Windows. Porém, depois um problema em meu computador, um amigo foi formatar e sugeriu que eu migrasse para o Linux/Ubuntu, já que incidência de vírus não era tão frequente (o que foi o motivo de ter que formatar meu computador e perder a minha licença -paga- do Office). Formatado, tive que reaprender a utilizar um computador. Tudo parecia novo e estranho de ser manuseado. Mas com o tempo fui me habituando, mas utilizando o computador de uma maneira bem precária e restrita apenas às atividades acadêmicas. Aprender a utilizar o Writer foi difícil, mas mais difícil do que esse, eu achei o Impress. Desde o ano passado que tenho utilizado o LibreOffice em meu computador e ainda não tinha o explorado como nesses últimos dias. 

Ao iniciar a leitura do livro recomendado, fui explorar mais um pouco essa suíte de escritório e tenho adorado as descobertas. Espero aprender mais e realmente otimizar o uso desse pacote.  

188 palavras
Imagem de Mayra Alarcon Jeronimo da Silva
por Mayra Alarcon Jeronimo da Silva - sexta, 12 Jan 2018, 00:30

Os únicos contatos com o LibreOffice foram exclusivamente em computadores da faculdade. Nos primeiros contatos obviamente ocorreram algumas dificuldades, algumas dúvidas foram cessadas e outras perduram até hoje, por falta de prática e principalmente por falta de um meio (ou a falta de conhecimento do mesmo) de tirar essas dúvidas de forma prática e rápida. Sobre programas de computadores similares, a facilidade é maior, mas porque eles são mais comuns nos demais computadores em que convivi durante toda a vida.

80 palavras
Imagem de odair xavier da silva
por odair xavier da silva - sexta, 12 Jan 2018, 15:16

Tenho somente o básico de Experiência pessoal com a suíte LibreOffice, na universidade mesmo utilizo ele para realizar trabalhos acadêmicos e apresentação de slides acho ele bem interessante

sem falar que é gratuito, tem uma pouca diferença com os outros concorrentes, prefiro mais ele e pretendo usar muito. Por isso que optei em realizar minha inscrição nesse curso, conhecer mais sobre libreoffice vai ser muito bom.

65 palavras
Imagem de Alexander Junior Souto
por Alexander Junior Souto - sexta, 12 Jan 2018, 15:23

A única experiência que tive anteriormente com o libreoffice foi com os computadores da universidade, da biblioteca mais precisamente, mas parece ser equivalente a outros programas por aí, vamos ver se vou aderir, ainda estou tendo problemas com a interface e como sou uma negação em mexer com essas coisas tá sendo meio penoso.

54 palavras
Imagem de Allana Alves
por Allana Alves - sexta, 12 Jan 2018, 16:57

Eu nunca tive contato algum com a suíte LibreOffice e, pra ser sincera, nunca tinha ouvido falar desse programa. Sempre utilizei a suíte Microsoft Office, fato que leva a um estranhamento ao entrar na suíte LibreOffice por ter uma interface diferente ao que estou acostumada. No entanto, ambas possuem funcionalidades semelhantes, desta forna acredito que um contato mais frequente com esta suíte possibilitará uma maior familiaridade com a mesma, facilitando o seu uso.

73 palavras
Imagem de Mariana Kurotusch
por Mariana Kurotusch - sexta, 12 Jan 2018, 19:12

Uso diariamente o Writer do LibreOffice no meu estágio, em uma versão diferente da que estamos "acostumados" a usar na Faculdade e com características bem particulares em relação ao Word da MicrosoftOffice, que é o editor de textos mais conhecido. 

Inicialmente não tive muitas dificuldades em utilizar o programa, pois ele é relativamente intuitivo, porém, da primeira vez que me deparei com o modo "caractere expandido" não consegui reverte-lo ao modo "padrão" de espaçamento pelas funções comuns de formatar a fonte. Por desconhecer a versão do programa que estava utilizando tive dificuldades em encontrar rapidamente uma resposta na internet que mostrasse o passo a passo com os ícone que tinha disponível na minha barra de ferramentas. Recorri, por fim, aos colegas de estágio. 

Conclusão: para buscar uma resposta para sua dúvida, consulte a versão do programa que está utilizando, isso pode fazer diferença na hora de seguir as instruções.

149 palavras
Imagem de Marina Kurotusch Canettieri
por Marina Kurotusch Canettieri - sexta, 12 Jan 2018, 19:28

Uma experiência bem marcante foi a desconfiguração de um trabalho redigido no Word e aberto no Writer. Eu preferi continuar o trabalho em um computador com o Word.
28 palavras
Imagem de Victoria Hevelyn Pires Fernandes
por Victoria Hevelyn Pires Fernandes - sexta, 12 Jan 2018, 19:50

Apesar de já ter recebido indicações nunca havia utilizado o LibreOffice, mesmo quando precisava usar os computadores da faculdade abria meus trabalho no Docs e ia editando online. Agora, após fazer uma utilização simples (só para ter uma ideia de como funciona) gostei do Writer, não achando tão complicado quanto temia. 

51 palavras
Imagem de Regiane Santa Bárbara
por Regiane Santa Bárbara - sábado, 13 Jan 2018, 00:46

Meu primeiro contato com o LibreOffice foi na faculdade, onde a maioria dos computadores tem esse programa. Logo, eu tinha que me virar pra conseguir trabalhar com ele. No entanto, não consegui lidar com suas configurações, já que estava mais habituada com o Word Office. Sempre que eu fazia algum trabalho no LibreOffice, era desconfigurado ao ser aberto em outro programa como o Word. Assim, tomei uma certa resistência e passei a fazer meus trabalhos apenas pelo Documento do Google Drive, inclusive todo meu projeto de estágio. 

87 palavras
Imagem de Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano
por Paula Ribeiro Toscano Ribeiro Toscano - sábado, 13 Jan 2018, 11:35

O contato que tive com o LibreOffice foi apenas na UFG através dos computadores da biblioteca, de inicio ocorreram muitos estranhamentos e dificuldades por conta da interface diferente daquela que eu estou acostumada. Muitas duvidas surgiram durante a prática por nunca ter tido o contato prévio, e por não ter mantido um maior contato a não ser na faculdade, as dificuldades com certeza ainda perduram. Em relação a outros programas de computador similares, eu só me recordo de ter tido contato com a MicrosoftOffice que é mais comum. 

88 palavras
Imagem de Marcos Abreu
por Marcos Abreu - sábado, 13 Jan 2018, 12:07

Meu primeiro contato com o LibreOffice se deu quando instalei o Linux Ubuntu em meu computador pessoal. A distribuição já vem com ele instalado. 

Antes de começar a faculdade não utilizava muito os recursos de um Office e quando era necessário ia direto ao MS Office. 

Sinto falta de alguns recursos que o MS office tem e o LibreOfiice não possuí, por exemplo recursos mais avançados de animação em slides (como mover figuras...). Fui pesquisar para adquirir o Ofiice 365 (Atual versão da suíte office) e me supreendi com o preço. A licença básica válida por um ano é 299,00, totalmente inviável para estudantes. Vi que tinha uma opção gratuita para estudantes mas não consegui me inscrever.

Hoje o LibreOffice se tornou minha principal ferramenta. Também utilizo o Google Docs pois trabalho muito com documentos compartilhados.

136 palavras
Imagem de Arielly Novaes
por Arielly Novaes - sábado, 13 Jan 2018, 15:29

Os breves momentos com o LibreOffice não deixaram a desejar. É bem tranquilo a sua utilização apesar de ter tido alguns desconfortos quanto a formatação, mas creio que é pelo pouco contato com a suíte e que logo consiga utlizá-lo sem prejuízo

42 palavras
Imagem de leticia de freitas
por leticia de freitas - sábado, 13 Jan 2018, 15:32

Em primeira vista,  para quem está acostumado com o MicrosoftOffice ,o  LibreOffice parece um pouco complicado ( não gosto muito da interface), porem, não tive dificuldades , já utilizei nos computadores da faculdade e por ser  free, acho que compensa tê-lo.

39 palavras
Imagem de vanessa de paula rodrigues
por vanessa de paula rodrigues - sábado, 13 Jan 2018, 15:39

Já cheguei a visualizar arquivos no LibreOffice, porém a interface nunca foi muito atrativa, assim, já convertia o arquivo em outro formato, costumo optar pela edição online em Google docs já que facilita muito o desenvolvimento de trabalhos em grupo. 

40 palavras
Imagem de Fabiana Almeida Saraiva Silva
por Fabiana Almeida Saraiva Silva - sábado, 13 Jan 2018, 16:20

Fiz um curso de informática oferecido pela prefeitura de Goiânia em 2013, onde me foi apresentado o LibreOffice, não sou muito boa quando o assunto é computador, e me inscrevi nesse curso tanto por precisar das horas de NL quanto a necessidade do aprendizado ao programa. 

46 palavras
Imagem de Paulo Netto
por Paulo Netto - sábado, 13 Jan 2018, 18:03

Minha experiência com a suite LibreOffice foi nos computadores da UFG, mas ainda tenho dificuldades, por isso a procura do nl.

21 palavras
Imagem de TATIANA ALVES DE ALMEIDA
por TATIANA ALVES DE ALMEIDA - sábado, 13 Jan 2018, 18:34

Tive de aprender a usar o Libre Office nos últimos sete meses devido a uma mudança no meu trabalho. Confesso sentir algumas dificuldades, visto estar acostumada a utilizar outro editor de texto; estou aprendendo aos poucos e espero que esse curso me ajude a crescer e olhar o Libre Office com mais simpatia. 

53 palavras
Imagem de Matheus Campos de Oliveira
por Matheus Campos de Oliveira - sábado, 13 Jan 2018, 19:00

Boa Noite!
Minha primeira experiência com o Libre Office foi em meu primeiro emprego, foi um pouco difícil me adaptar no inicio, pois sempre utilizei o Microsoft Office. Atualmente utilizo o Libre Office no meu emprego e na UFG onde faço o curso de sistemas de informação. Por utilizar pouco essa suíte ainda tenho muita dificuldade , principalmente por sempre ter usado o Microsoft Office.

64 palavras
Imagem de Jaqueline Aguiar
por Jaqueline Aguiar - domingo, 14 Jan 2018, 02:36

Anteriormente não tive nenhuma experiência com a suíte LibreOffice. Mas, sempre tive a curiosidade de aprender mais uma ferramenta como essa para diversas funções como edição de fórmulas, apresentação de slides, editor de textos, dentre outros. Tinha o receio de utilizar essa ferramenta pelo fato de não saber exatamente como funcionava e por ouvir de algumas pessoas sobre a desconfiguração dos arquivos. Dessa forma, sempre utilizo para edição de textos o Word, para apresentação de slides o PowerPoint, assim também como, o Docs online. Mas, me interessei bastante em aprender a usar o LibreOffice com a disponibilidade de estudo via EAD.

101 palavras
Imagem de Kellen Jessika Stalschus
por Kellen Jessika Stalschus - domingo, 14 Jan 2018, 11:50

Meu primeiro contato com LibreOffice foi nos computadores da UFG, ainda não tenho muita familiaridade, mas quando necessário faço o uso. Esse Núcleo Livre será a oportunidade de compreender melhor como funciona o LibreOffice e perder o receio de usá-lo. 

40 palavras
Imagem de Eliezer Oliveira
por Eliezer Oliveira - domingo, 14 Jan 2018, 14:11

No inicio não gostei, achei bem difícil pelo fato de estar já acostumado com o Office da Microsoft, mas com o passar do tempo acabei me acostumando, eu utilizo pouco, pelo fato de usar mais as ferramentas do Google, por causa dos trabalhos acadêmicos. Mas para realizar atividades individuais prefiro usar o LibreOffice, por ser gratuito, e oferecer ferramentas que necessito, ainda tem muitas outras ferramentas que necessito aprender e entender como funcionam dentro do LibreOffice. A que eu mais utilizo é o Writer.

84 palavras
Imagem de Isabela Araújo
por Isabela Araújo - domingo, 14 Jan 2018, 16:48

Utilizo a suíte LO no Grupo de pesquisa o qual faço parte na Universidade Federal de Goiás e ele satisfaz todas as minhas necessidades, desde o Calc até Writer, não vejo problema algum em utilizar a ferramentas do Libre.

39 palavras
Imagem de Lorrany Andrade
por Lorrany Andrade - domingo, 14 Jan 2018, 17:47

A única suíte com a qual tive contato é o Microsoft Office. Nunca havia usado o Libreoffice, aliás, nem tinha conhecimento da sua existência até a inscrição para essa turma. De início, tive dificuldades de usá-lo devido ao fato de sua configuração ser distinta do Microsoft, no entanto, acredito que com o tempo ficará cada vez mais fácil utilizá-lo.

59 palavras
Imagem de HERNANIO COELHO DE JUNIOR
por HERNANIO COELHO DE JUNIOR - domingo, 14 Jan 2018, 21:16

Minha primeira experiencia real com o libreoffice foi no meu primeiro estágio, na saneago, onde usávamos o broffice, em uma versão um pouco obsoleta e para uma opção mais recente dos recursos, me recomendaram o libreoffice. Onde usávamos o writer e o calc com uma certa frequência, onde mais especificamente usei o calc para aprender um pouco sobre macros.

59 palavras
Imagem de Talita Vianna
por Talita Vianna - domingo, 14 Jan 2018, 21:45

Como no meu curso trabalho bastante com programas de diagramação como o CorelDraw e Illustrator, principalmente para desenhos vetoriais e diagramação de pranchas de apresentação meu primeiro teste foi com o Draw. De cara achei suas opções um pouco resumidas, semelhantes as opções com o powerpoint dá por exemplo. Mas a interface é bastante amigável, e acredito que com uso pode vir a se tornar uma opção de trabalho. Contudo, talvez seja só no meu computador, achei o Draw um pouco lento. Deu umas pequenas travadas. 

Já o Writer me animou de cara. Algumas dificuldades bestas que tenho com o Word consegui resolver de primeira, como a inserção de rodapé somente em uma página. O programa até mesmo facilita na adição de referências. Outro ponto que me animou foi a edição do posicionamento da imagem, com opções fáceis que ajuda muito na produção de um artigo. A interface assim como no Draw é bastante agradável e ajuda no aprendizado. Com essa primeira experiência já me disponho a trabalhar meus artigos de agora em diante pelo Writer. 

176 palavras
Imagem de Joao Paulo Silva
por Joao Paulo Silva - segunda, 15 Jan 2018, 09:40

Não tive nenhuma experiência agradável com o Libre Office, talvez por falta de experiência/conhecimento, talvez por faltar ao programa o que chamamos por "ser autoexplicativo" e assim por notar mais dificuldades que facilidades a opção de usar o Libre Office, por mim, não é considerada nem como última. Espero mudar essa ideia.
53 palavras
Imagem de Guilherme Quirino de Melo
por Guilherme Quirino de Melo - segunda, 15 Jan 2018, 11:09

A primeira vez que tive contato com o LibreOffice, foi em uma versão mais antiga, não me lembro qual exatamente, onde ao abrir documentos do Word ele ficava desconfigurado e apresentava alguns caracteres estranhos, depois de passar muita raiva com essa versão acabei desinstalando e não voltando mais, mesmo tendo nos laboratórios da faculdade sempre evitei eles. Hoje pode ser que eu de mais alguma oportunidade, pois oferece mais recursos que oferecia na época e está bem mais intuitivo o manuseio da suite.
83 palavras
Imagem de Bruna Mota Aguiar
por Bruna Mota Aguiar - segunda, 15 Jan 2018, 12:06

Apesar de ja ter ouvido falar sobre o LibreOffice nunca havia utilizado, nem se quer visto sua interface, por questões de facilidade utilizava apenas a suite Microsoft Office que no meu ver apesar de muito semelhante e realizar praticamente todas as funções que o LO também realiza é uma suite de melhor compreensão para leigos em informatica. 

57 palavras
Imagem de Salorrane Miranda do Nascimento Pinto
por Salorrane Miranda do Nascimento Pinto - segunda, 15 Jan 2018, 14:00

Ao iniciar minha graduação na UFG, e utilizar os computadores da biblioteca, tive o primeiro contato com o LibreOffice, nunca havia utilizado e não sabia da sua existência. Utilizava programas pagos para edição de textos, mas após pesquisar e descobrir que o LibreOffice era gratuito, realizei o download e instalação em meu computador pessoal. Ainda tenho dúvidas quanto à utilização de alguns recursos, mas consigo realizar a maioria das atividades, utilizando principalmente o Writer. 

74 palavras
Imagem de Enzo Pereira Araujo Resende
por Enzo Pereira Araujo Resende - segunda, 15 Jan 2018, 14:34

Minha experiência com o LibreOffice, em particular, se deu, em um primeiro momento, dentro do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. A princípio a plataforma aparentava ser um pouco mais complexa do que a do Microsoft Office, pois continha funções um pouco distintas desta. Com um pouco de prática, a suíte começou a se tornar mais atrativa, principalmente pelo fato de ser possível escolher entre os vários tipos de arquivo que é possível trabalhar nela. Assim, mesmo que a minha migração para o LibreOffice não tenha ocorrido, num primeiro instante, por vontade própria, os atrativos do Office em questão foram suficientes para tal. Ademais, não tive outras experiências com outras suítes além das mencionadas nesta mensagem.

117 palavras
Imagem de Vitoria Kipnis
por Vitoria Kipnis - segunda, 15 Jan 2018, 15:00

Fiz somente naveguei superficialmente pelo aplicativo por não o conhecer anteriormente. Mas pelo que vi quando se abre um arquivo a tela inicial do LibreOffice se fecha e isso me parece uma possível dificuldade na experiência do usuário uma vez que pode ficar complicado de reencontrar está primeira mensagem para abrir outros tipos de arquivos em outros formatos.

Vi que clicando em "arquivo" e "novo" aparecem de novo as opções do começo porém citadas em texto. Vi também uma opção de "assinar documento" e pensei que seria uma alternativa muito interessante pra quem não tem tanto conhecimento em transformar assinaturas em vetor e em png porém abri e tentei utilizar e realmente não entendi direito como funciona.

Acho que em questão de funcionalidade pessoal, usaria o editor de texto e de apresentações. Atualmente uso o "Google Docs" para fazer os mesmos pela alternativa de ser colaborativo e online, desta forma não perco arquivos e não preciso ocupar espaço do meu computador. Pelo que também observei, me parece que o editor de texto é mais facil de fazer formatações porém ainda não sei como funciona pra usar o LiibreOffice de maneira colaborativa. O de apresentações os tamplates disponíveis não me parecem tão "modernos" e com várias opções como no "slides" do Google.

211 palavras
Imagem de Raquel Carneiro Lucio
por Raquel Carneiro Lucio - segunda, 15 Jan 2018, 15:58

Minha primeira experiência foi com o BrOffice, ainda no período de colégio. Depois disso, no ambiente de trabalho, como era necessário que eu manipulasse arquivos recebidos em diversos formatos, um desses era justamente o formato .odt. Logo, através da tentativa e erro, fui aprendendo a utilizar a ferramenta. Meu contato desde então é principalmente com o LibreOffice Calc e com o LibreOffice Writer.

Ainda tenho certa dificuldade e, em documentos que precisam de uma formatação mais avançada, ou planilhas que fazem uso de muitas fórmulas, acabo retornando ao Microsoft Office por já ter mais habilidade com o mesmo.

98 palavras
Imagem de Renata Freitas Gonçalves
por Renata Freitas Gonçalves - segunda, 15 Jan 2018, 16:57

Meu primeiro contato com o LibreOffice Writer foi em ambiente de trabalho, mais especificamente no estágio no Tribunal de Justiça de Goiás. Tive certa dificuldade de usá-lo no início, pois já estava acostumada a usar o Microsoft Office, porém com o tempo senti que é bem intuitivo e não muito diferente do que eu já estava acostumada. Atualmente, sinto dificuldade de utilizar as outras ferramentas fornecidas pela suíte devido ao pouco uso delas em minha área.

76 palavras
Imagem de Marcelo Vaz Pupo
por Marcelo Vaz Pupo - segunda, 15 Jan 2018, 16:58

Há muito tive contato com o open office, depois br office e agora libre office. Sempre achei confuso as versões, não compreendia bem a diferença entre estes softwares. Ano passado, por conta do trabalho, descobri a história que explica o processo, o envolvimento da comunidade, das empresas. É fundamental que agora tenhamos uma comunidade mais estabilizada envolvida no desenvolvimento do LibreOffice, certamente a coesão do processo já trouxe e ainda trará muitos frutos.

Sempre me incomodou muito trabalhar no Word, principalmente a irritante política das novas extensões não abrirem corretamente em versões do Word mais antigas, acho isso um saco e um desrespeito. Foi esse motivo que me levou a procurar outros programas.

abs

114 palavras
Imagem de Naiane Cristine da Silva Mendonça
por Naiane Cristine da Silva Mendonça - segunda, 15 Jan 2018, 23:10

Minha experiência foi através dos computadores da UFG, não foi agradável já que desconfigurou meu documento. Não consegui formatá-lo, depois desisti de usá lo. E espero com o curso entender um pouco sobre o Libreoffice

35 palavras
Imagem de Byanka Almeida Dourado
por Byanka Almeida Dourado - segunda, 15 Jan 2018, 23:18

Meu primeiro contato com a plataforma foi durante um estágio, onde eu tinha de elaborar planos de aula e atividades aos alunos, pois curso pedagogia. Desde então me familiarizei com o LibreOffice, tendo mais facilidade em explorá-lo do que o word. Hoje em dia só o utilizo, até porque ele é gratuito, o que pra mim é mais viável.

59 palavras
Imagem de Augusto Simões
por Augusto Simões - terça, 16 Jan 2018, 14:14

Até hoje havia tido apenas uma experiencia com o LibreOffice, essa que ocorreu durante uma apresentação de trabalho, eu costumava a usar o MIcrosoft Office mas quando fui apresentar me dei conta que teria que usar o LibreOffice este que acabou desconfigurando o meu trabalho todo.
46 palavras
Imagem de Adriano Henrique
por Adriano Henrique - terça, 16 Jan 2018, 15:05

Tenho contato até hoje com o LibreOffice, sendo a suíte utilizada por todos os computadores no meu estágio. Inicialmente, achei muito desprovido de recursos em comparação com o Word e a formatação no Calc, bem como a exportação de tabelas e os diversos formatos apresentados pelo programa para salvar os arquivos, alguns que nunca tinha visto.
Entretanto, hoje, após as diversas atualizações, o LibreOffice tornou-se bem mais intuitivo e simples para mim, tendo o Writer e o Calc mais recursos "à mão" ou "visíveis" que o Word e o Excel. Acredito ser uma suíte mais simples, mas ainda completa e muito mais ágil para o usuário que deseja uma pequena edição dos arquivos ou elaborar documentos simples.
117 palavras
Imagem de Lucas Lincoln Ribeiro de Castro
por Lucas Lincoln Ribeiro de Castro - terça, 16 Jan 2018, 18:16

Meu primeiro contato com a suíte LibreOffice foi através dos computadores da UFG, sempre utilizei a Microsoft Office. Através deste curso pretendo aprender a utilizar as ferramentas do LibreOffice.

29 palavras
Imagem de Karen Belém Dias
por Karen Belém Dias - terça, 16 Jan 2018, 20:30

Achei bem difícil no início devido a só ter usado um tipo de suíte, mas não é muito difícil de compreender após utilizar um pouco dos recursos e olhar as aulas.

31 palavras
Imagem de Delvo Resende
por Delvo Resende - quarta, 17 Jan 2018, 09:36

Já usei a suite libreoffice em algumas oportunidades. É prática à medida que vamos tomando conhecimento de seus recursos, um deles, as janelas flutuantes facilitam o trabalho, melhora bastante a produtividade.

31 palavras
Imagem de Fernando Carvalho
por Fernando Carvalho - quarta, 17 Jan 2018, 12:33

Minha experiência que tive anteriormente com o libreoffice foi com os computadores da UFG na confecção de textos em geral

20 palavras
Imagem de Diego Ferreira Vilela
por Diego Ferreira Vilela - quarta, 17 Jan 2018, 14:16

Nunca tive contato com o pacote somente com o Microsoft. Espero aprender bastante.

13 palavras
Imagem de Renata Cruvinel
por Renata Cruvinel - quarta, 17 Jan 2018, 16:26

Meu primeiro contato com o LibreOffice foi com esta disciplina, já havia ouvido falar sobre o software mas nunca utilizei devido a praticidade do GoogleDocs como editor de texto. Quando abri após o download o LibreOffice Writer aparentemente possui funções parecidas com o GoogleDocs, porém possui algumas funções que não consegui compreender ainda como funcionam.

55 palavras
Imagem de Aline de Sousa Rodrigues
por Aline de Sousa Rodrigues - quinta, 18 Jan 2018, 14:40

Com o LibreOffice está sendo meu primeiro contato. Já o encontrei em alguns computadores na UFG, mas, à época, não sabia manuseá-lo. Portanto, priorizava o Word para escrever meus textos. Durante uma outra disciplina, tive que utilizar o Excel para confeccionar uma tabela necessária para a coleta de dados de pesquisa.

51 palavras
Imagem de Fernando Junio Cunha e Sousa
por Fernando Junio Cunha e Sousa - quinta, 18 Jan 2018, 20:42

O meu primeiro contato foi em um curso que fiz voltado para profissionais da Educação, mas ainda não era o Libre Office, na época era o BrOffice, porém, só mais recente que voltei a usar de fato o Libre Office na empresa que eu trabalho, no começo sempre é chato por estar acostumado com outras plataformas, mas, hoje eu nem me importo mais em usar, tudo o que preciso fazer e não sei, recorro ao Sr. Google.

77 palavras
Imagem de Amandha Costa
por Amandha Costa - quinta, 18 Jan 2018, 20:50

Meu primeiro contato com o LibreOffice foi na UFG pois nos computadores só havia ele instalado e não gostava muito por não saber como usá-lo. Por sempre usar outro programa agora que estou aprendendo mais como utilizá-lo.
37 palavras
Imagem de Letícia Nunes Roriz
por Letícia Nunes Roriz - quinta, 18 Jan 2018, 20:59

O único contato que tive com a suíte LibreOffice foram nos computadores da UFG. No início surgiram muitas dúvidas quanto ao uso do programa, por estar acostumada a usar os programas da MicrosoftOffice, mas após um curto tempo utilizando os programas já consegui me adaptar e mexer sem grandes dificuldades. 

A maior dificuldade creio que seja a questão de formatação, pois ao passar um arquivo da suíte LibreOffice para a MicrosoftOffice, ele perdia sua formatação e era um tempo a mais que eu tinha que gastar para concluir os meus trabalhos.

91 palavras
Imagem de Zanalis Alves Barbosa
por Zanalis Alves Barbosa - sexta, 19 Jan 2018, 14:44

Minha experiência com o LibreOffice é que dizem que ele existe, brincadeira, usei LO algumas poucas vezes, e por costume de já ter usado o Word tive dificuldade com o manuseio, visto que a interface e pouco amigável e é preciso ficar adivinhando o que é cada ícone. Com isso, e muitas situações me faltava tempo de estudar a ferramenta deixei de lado e optei por utilizar a ferramenta que já possuía algum conhecimento. Agora estando em um novo ambiente de estudo é mais que necessário que eu saiba utilizar o LO, logo estou esperançosa com esse curso.

98 palavras