Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Listagem comandos básicos

Imagem de Paula Resende
Listagem comandos básicos
por Paula Resende - sábado, 20 Jan 2018, 14:25

Contexto pessoal: Utilizo computadores desde o início dos anos 2000, meu primeiro contato foi com distribuições Windows, sendo: 95, 98 e XP. Conheci o Linux bem depois, por volta de 2010 e mesmo assim, como usuária final comum.

Entendimento do conteúdo: Existem várias formas de interação com o usuário, desde suas mais básicas e com curva de aprendizagem mais alta: CLI, TUI, e como também as GUI que requerem mais recurso computacional, porém possui curva de aprendizagem mais baixa. 

Pergunta de reflexão: Devido ao pouco conhecimento dos iniciantes, quais seriam os 5 comandos mais básicos primordiais que possibilitariam operações mais simples no terminal?

Imagem de Delvo Resende
Re: Listagem comandos básicos
por Delvo Resende - domingo, 21 Jan 2018, 15:39

Olá Paula,

Acho que os comandos essenciais para um usuário Linux seriam aqueles que permitem o acesso imediato aos diretórios e arquivos de uso corrente deste usuário: ls, cd, pwd, mkdir, rmdir, touch, com o quais um usuário poderá trabalhar suas tarefas mais importantes. Estes comandos permitem que sejam criados novos diretórios, pastas, arquivos e navegar por eles com facilidade.

Imagem de Joao Porto
por Joao Porto - segunda, 22 Jan 2018, 03:08

Além dos citados pelo amigo Delvo acho de extrema importância os comandos LESS, CAT e o TAIL principalmente -f tail pois serve para debugar um código por exemplo.
Imagem de Mateus Bonifácio
por Mateus Bonifácio - terça, 23 Jan 2018, 13:48

Os comandos mais básicos para que um usuário iniciante consiga operar seriam:  ls, cd, pwd, mkdir, e  touch, pois com eles os usuários podem criar  novos diretórios,  arquivos, pastas e navegar por eles tranquilamente, sem ficar muito perdido. 

Imagem de Anuar Daher Neto
por Anuar Daher Neto - segunda, 12 Fev 2018, 13:16

Com certeza os mais simples e úteis são cd, cp e ls.