Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Interface Linux e Comandos

 
Imagem de Delvo Resende
Interface Linux e Comandos
por Delvo Resende - sábado, 20 Jan 2018, 14:36
 

Interface de linha de comando

Depois de conseguir instalar o Debian num notebook executando passo a passo todo o processo de instalação, pude observar que isso não é uma tarefa trivial. Estou fazendo esta referência para dizer que para usuários em geral é bem mais fácil comprar uma máquina com ‘tudo instalado’. Daí que difundir software livre não foi e não será uma tarefa fácil, mesmo apresentando todas as superioridades em relação a um SO proprietário.

Ao final da instalação faltou alguns pacotes, um deles, da placa de rede Wifi, fui executando alguns comandos normais de apt-get até conseguir atualizar o arquivo de repositório e então instalar o pacote correspondente. Talvez tenha feito algumas instalações inconvenientes, além do necessário. Mas tudo funcionou. Essa participação do fórum é escrita no Writer fruto desta instalação Debian.

Enfim, estou aqui no Linux.

Minha pergunta: Preciso ter muita experiência na linha de comando para baixar arquivos exatamente necessários? Sem experiência, vou cometer erros iguais ao de ‘subordinar’ às exigências e insegurança do software proprietário? Fazer download, extrair um executável fora da linha de comando também há riscos?

Embora isso tenha acontecido, minha experiência básica com Linux foi suficiente para chegar até aqui. É claro que a experiência se constrói tanto na busca individual quanto na atuação colaborativa e é o que pretendo com o curso: alcançar um domínio profissional sobre Linux.


Imagem de Raquel Carneiro Lucio
Re: Interface Linux e Comandos
por Raquel Carneiro Lucio - segunda, 12 Fev 2018, 12:03
 

Como em qualquer configuração de computador, é necessário certo conhecimento para garantir que você saberá o que está ou não instalando no seu computador. Quero dizer, sendo através de linha de comando, ou através de interface gráfica, é necessário ter um certo entendimento e paciência para ler todas as informações que aparecem na tela para saber as modificações que estão sendo realizadas no computador a cada ação.
Infelizmente não tenho o conhecimento necessário para responder exatamente sua dúvida. Durante a instalação de um programa, alguns arquivos serão instalados automaticamente, posteriormente é possível encontrar estes arquivos em suas respectivas pastas e excluir o que você nunca irá utilizar. Esta ação é perigosa, pois, é possível que você exclua arquivos importantes, então, em todo caso, é necessário um nível de conhecimento sobre o que cada arquivo faz e o quão necessário ele é para o funcionamento do software em questão.
Neste link o autor explica como realizar uma instalação de sistema GNU/Linux de modo mais enxuto possível, apenas com as funcionalidades mais básicas para, depois, você instalar apenas os programas que você realmente deseja e necessita. Então, é como uma personalização do seu computador. Você o configurará “na unha”, por assim dizer.

"LINUX Descomplicado -Saiba como ter uma instalação do Linux enxuta e totalmente personalizada usando uma versão Netinstall"
https://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/09/saiba-como-ter-uma-instalacao-do-linux-enxuta-e-totalmente-personalizada-usando-uma-versao-netinstall.html

Sobre sua pergunta de riscos de extrair um executável fora da linha de comando, a quais riscos se refere?

Outros links interessantes que encontrei durante minha pesquisa sobre suas dúvidas:
"OMG! Ubuntu - 16 Things To Do After Installing Ubuntu 16.04 LTS"
http://www.omgubuntu.co.uk/2016/04/10-things-to-do-after-installing-ubuntu-16-04-lts

"It's FOSS - 9 Things To Do After Installing Ubuntu 16.04"
https://itsfoss.com/things-to-do-after-installing-ubuntu-16-04/

"Computer Hope - Command line vs. GUI"

https://www.computerhope.com/issues/ch000619.htm