Fórum de discussão sobre a trilha A (válido como presença e nota)

Por que eu usaria GNU/Linux?

Imagem de Gislainy Crisostomo Velasco
Por que eu usaria GNU/Linux?
por Gislainy Crisostomo Velasco - sábado, 27 Jan 2018, 20:24

Contexto pessoal: Sou estudante de Sistemas de Informação, atualmente estou indo para o sétimo período do curso. Utilizo no meu cotidiano softwares livres.

Entendimento do conteúdo: Eu não conhecia a história de origem, mas sem essa apresentação eu já sou usuária de distro GNU/Linux no meu dia a dia. Os conceitos e histórias apresentadas contribuíram com minha formação pessoal.

Pergunta de reflexão: Com todos os benefícios e a história apresentada e discutida em outras perguntas deste fórum. Você aluno usaria algum distro GNU/Linux? Você acredita que ela vai te satisfazer no seu cotidiano? Você recomendaria para outra pessoa?

Imagem de Milani Luz souza
Re: Por que eu usaria GNU/Linux?
por Milani Luz souza - domingo, 28 Jan 2018, 12:43

Sim concerteza usaria o GNU/Linux, pois pelo que entendi ele temos a liberdade de executar o programa, para qualquer propósito, e de acordo com que aprendesse e logico indicaria a outras pessoas, pois sou muito leiga neste assunto.

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - segunda, 29 Jan 2018, 21:07

Sim, eu usaria e recomendaria! No trabalho tive a oportunidade de usar o Ubuntu como Desktop primário. A rede da organização tinha muitos vírus. O uso do Ubuntu acabou por eliminar esse problema. Pelo que sei, nos servidores, usavam Debian. Particularmente, eu só usava a impressora e o LibreOffice para editar documentos (no começo a adaptação foi difícil mas ao longo de um ano de trabalho me adaptei). Sinceramente, não me foi necessário adquirir nenhum conhecimento adicional, precisei apenas de paciência diante da "queda da produtividade". Posteriormente, a entidade desenvolveu uma aplicação web para a edição de documentos, logo o Ubuntu e o Mozilla Firefox/Google Chrome eram usados apenas para o acesso ao sistema.

Vejo as seguintes dificuldades para um usuário comum:

a) adoção do LibreOffice no lugar do Microsoft Office;

b) drivers para o hardware do computador e periféricos;

c) suporte multimídia;

d) softwares de aplicação específica (nem sempre é possível rodar um software feito para Windows no Linux com Wine); e,

e) suporte a jogos - por exemplo, nunca consegui instalar meu Joystick de playstation no Ubuntu - nosso professor, no último encontro online, fez referência ao STEAM mas poucos jogos agradam ao público nativo do Windows.

Imagem de Marcos Antonio de Jesus Filho
por Marcos Antonio de Jesus Filho - quinta, 1 Fev 2018, 21:16

Eu uso a distro Arch Linux e recomendaria distribuições Linux para diversas pessoas. Tento usar o Linux o máximo possível para trabalhar e estudar. Pois mesmo sendo assustador no início e ter uma curva de aprendizado íngreme, pude  ver minha produtividade crescer depois que me acostumei com o Linux e outros softwares livres. O Linux ainda não me satisfaz 100% em minha vida cotidiana, pois ainda existem muitos softwares que não são compatíveis com Linux. O que me força a ter Windows e Linux em meu computador.

Imagem de Rodrigo Nakamuta
por Rodrigo Nakamuta - sexta, 2 Fev 2018, 01:48

SIm é recomendado usar por varias razões.

para desenvolvedores o linux poupa uma seria dor de cabeça na hora de baixar e configurar compiladores de linguagem por exemplo, no linux já vem junto o Python, Lua, C++, C sendo somente necessário saber o comando no prompt de comando para compilar.

Outra razão seria a leveza do Linux, o Ubuntu por exemplo tem 1.4 GB enquanto o Windows ocupa 16 GB, sendo que o windows possui um monte de funções que muitas vezes você não deseja ou não precisa, assim o windows acaba sendo mais lento e a cada geração que passa so piora, tanto que se você olhar o requisito minimo do windows 10 e maior que o do 7. Sem contar que o Windows é pago e o Linux Opensource.

Tem essa e mais outras razões que você usaria Linux ao invés de Windows, mas a maior parte das vezes, o Linux vai mais em conta, o que talvez deixa muita gente de usar o Linux é talvez marketing e a falta de software pra linux, não que tenha pouco mas é so que em comparação ao windows o linux tem bem menos programas destinados a ele, jogos é um exemplo forte.

Imagem de Larissa Tainara Passos Rodrigues
por Larissa Tainara Passos Rodrigues - sexta, 2 Fev 2018, 22:14

Sim, minha irmã faz sistema da computação e ela trocou o sistema operacional do nosso computador para no GNU/Linux, porque ela disse que era mais fácil para programar. No começo achei difícil, pois acho a interface gráfica do Windows mais fácil de entender, mas percebi que ele é mais rápido que o Windows, mais seguro também, porque depois que trocamos o sistema operacional, não tivemos mais problemas com vírus. Eu recomendaria ele também porque o custo benefício dele é melhor que o Windows, pois é um software livre e gratuito. Outra vantagem do GNU/Linux é que não precisa ficar reiniciando o computador e perder tempo para atualizar o sistema. Quando faz a instalação do Windows é preciso correr atrás dos drives para baixar e da um pouco de trabalho, já no GNU/Linux já vem o drives básicos para você trabalhar.
Imagem de Jonathan Érich de Oliveira Geraldo
por Jonathan Érich de Oliveira Geraldo - sábado, 3 Fev 2018, 02:33

Boa noite,

eu provavelmente usaria distribuições gnu/linux apenas para navegar na internet e realizar tarefas mais simples, como ver séries e editar textos. Logo, eu recomendaria para usuários que tenham esses mesmos propósitos.

Imagem de Luiz Cláudio Medeiros
por Luiz Cláudio Medeiros - sábado, 3 Fev 2018, 11:40

Sim eu uso distro GNU/Linux, no meu caso Ubuntu e Linux Mint.

No dia a dia me satisfaz completamente, já me adaptei a todo sistema e inclusive com os aplicativos: editor de textos, vídeos, músicas e acesso à internet, etc, além disso, de ser um sistema bem seguro e livre de vírus.

E com certeza recomendaria para amigos, inclusive quando um amigo me solicita, faço instalações para eles e indico o Linux Mint por ser uma distro mais fácil para iniciantes.

Imagem de Caio Riserio da Silva
por Caio Riserio da Silva - segunda, 12 Fev 2018, 10:01

Você aluno usaria algum distro GNU/Linux?

Sim, na verdade justamente por ser aluno de um curso de TI entrei em contato com minha primeira distro Linux, no caso Ubuntu 16.04 LTS através das aulas de laboratório.

Você acredita que ela vai te satisfazer no seu cotidiano? 

Sim, eu comecei utilizando pela necessidade (Me inserir no contexto das matérias, por exemplo) há 2 anos e hoje após testar várias opções, desde dual-boot(opção de multiplos sistemas operacionais em um mesmo setup computacional) até multiplas distros, cheguei na configuração atual do meu computador pessoal, onde utilizo exclusivamente distribuições linux, posso te dizer que o ambiente da distro que utilizo me satisfaz.

Você recomendaria para outra pessoa?

Acredito sim que existe uma recomendação apropriada para cada perfil de usuário, por exemplo: Um usuário de windows se sentiria mais confortável utilizando um derivado do sitema Debian, Ubuntu por exemplo oferece um D.E(Ambiente de Desktop) amigável, software center oferece opções similares de instalação, alternativas pré instaladas para ferramentas pagas populares/essenciais, etc.

Imagem de Pabllo Felipe
por Pabllo Felipe - quarta, 21 Fev 2018, 21:52

Você aluno usaria algum distro GNU/Linux?

Sim, eu uso atualmente a distro Deepin 15.5 pelo o fato de ser a única que funciona no meu notebook. Eu tenho um notebook da Avell no qual a empresa não oferece suporte para Linux. As outras destruições não conseguem instalar todos os drives necessários para funcionamento básico. 

Você acredita que ela vai te satisfazer no seu cotidiano? 

Sim, pois no meu projeto de pesquisa no qual participo utilizo diariamente, pois os softwares em sua grande maioria as versões para Windows são muito limitada já para o Linux por possuí uma comunidade mais vasta é mais completo. 

Você recomendaria para outra pessoa?

Sim, eu recomendaria e ainda mais a distro que eu utilizo, pois está é bem completa.

Imagem de Miguel Barbosa
por Miguel Barbosa - quarta, 21 Fev 2018, 21:57

Eu uso o Ubuntu na faculdade e pretendo usar o Ubuntu em meus computadores pessoais para entender melhor o funcionamento e ampliar meus conhecimentos sobre softwares livres. Acredito que não conseguiria fazer uso apenas do Ubuntu, pois muitas coisas já tenho mais facilidade em fazer no Windows. Eu recomendaria para outrass pessoas pois acredito que existindo mais pessoas no meu círculo social que fazem uso desse SO, eu conseguiria mais integração no compartilhamento de arquivos.