Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

APT-GET de maneira mais simples?

Imagem de Bruno Marques da Silva
APT-GET de maneira mais simples?
por Bruno Marques da Silva - segunda, 5 Fev 2018, 18:43

Contexto pessoal: Sempre utilizei o Windows até que entrei para faculdade, então no inicio foi muito difícil adaptar ao Linux por ser acostumado com uma interface gráfica, entretanto com o tempo fui me familiarizando com o sistema de linha de comando e percebi que esse método em um modo geral economiza muito tempo, uma vez que você já saiba boa parte dos comandos.

Entendimento do conteúdo: Entendi que no LINUX existe uma forma mais completa de manipular arquivos e programas, que é através da CLI (Linha de comando), e que mesmo sendo um pouco mais complicada do que a interface gráfica (GUI) é uma forma que permite um maior controle do sistema e que pode ser mais prático em algumas ocasiões.

Pergunta de reflexão: Existe alguma forma mais simples de utilizar o gerenciador de pacotes (apt-get)? Sempre tenho dificuldade em descobrir quais pacotes tenho que baixar.

Imagem de Paulo Henrique Gonçalves
Re: APT-GET de maneira mais simples?
por Paulo Henrique Gonçalves - terça, 6 Fev 2018, 10:24

Contexto pessoal: Estudante de Ciências da computação na UFG e estagiário no Centro de recursos computacionais da UFG onde utilizamos Ubuntu.

Entendimento do conteúdo: Li a trilha B,

Basicamente pelo que eu vejo aqui diariamente, todos colocam no Google: Atualizar programa X pelo terminal ou então baixar programa Y pelo terminal e assim aparecem os sites com os comandos necessários.

Imagem de Caio Riserio da Silva
por Caio Riserio da Silva - segunda, 12 Fev 2018, 19:41

Olá Bruno,

Na própria trilha B existe uma instrução que facilita sua dificuldade/curiosidade. Esse seria o uso da tecla Tab na CLI para auto completar o comando, essa solução mostraria cada pacote disponível para download do conjunto recente de ppa do seu ambiente.

No meu caso mostrou cerca de 58194 possibilidades de downloads quando utilizo o auto complete em apt-get install <TAB>. Contudo gostaria de informar que cada ferramenta possui instruções de instalação por distro na documentação oficial, o que inclui comandos que "baixam" as dependências automaticamente, assim sendo o comando já é por si só bastante inteligente.

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 20:50

Boa noite,

Se os repositórios do seu sistema estiverem devidamente configurados o apt-get encontrará as dependências dos pacotes do software que você deseja baixar. Há o comando apt-get search <nome_do_pacote> que te ajuda a encontrar pacotes específicos. Talvez o uso do Synaptic (interface gráfica) lhe favoreça – consegui fazer várias instalações por ele – achei ele mais interessante que a Gnome Software Center.