Fórum de discussão sobre a trilha C (válido como presença e nota)

Descompactar arquivo .rar

Imagem de Bruno Marques da Silva
Descompactar arquivo .rar
por Bruno Marques da Silva - segunda, 5 Fev 2018, 19:22

Contexto pessoal: Uso computador desde 2003, na época já existiam PC's com interface gráfica (foi o que eu sempre utilizei), meu primeiro contato foi com Windows 98. Entrei na faculdade em 2014, foi ai que tive meu primeiro contato com GNU/Linux, no início eu não sabia nada sobre, mas por exigência de alguns professores e por necessidade própria, fui aprendendo a mexer aos poucos no Linux.

Entendimento do conteúdo: Li no conteúdo que é possível editar meus textos/códigos, executar programas, encontrar arquivos, instalar e desinstalar programas, controlar processos,etc. Isso tudo por meio de CLI.

Pergunta de reflexão: A minha pergunta é simples, por que o Linux não consegue descompactar arquivos .rar? 

Imagem de Paulo Henrique Gonçalves
Re: Descompactar arquivo .rar
por Paulo Henrique Gonçalves - terça, 6 Fev 2018, 11:27

Contexto pessoal: Estudante de Ciências da computação na UFG e estagiário no Centro de recursos computacionais da UFG onde utilizamos Ubuntu.

Entendimento do conteúdo: Li a trilha C e ja passei por este problema.

Bem pelo que eu percebi o que ocorre e que  o RAR nao vem instalado na distribuições linux geralmente você deve instalar o RAR segue um tutorial que peguei na internet para instalar e assim poder descompactar arquivos .rar

por exemplo se for distro baseadas em Debian, você pode instalar pelo seguinte comando no terminal:

$ sudo apt-get install rar unrar

Para descompactar execute o comando:

$ rar e pacote.rar

você também pode usar o comando:

$ unrar x pacote.rar

Imagem de Christian Renner
por Christian Renner - terça, 6 Fev 2018, 20:39

Bem, agora eu nao tenho certeza se eu entendi a pergunta certo: Em por exemplo Windows vc também precisa de programas para descompactar arquivos .rar ou outros arquivos compactados. Por exemplo: Winrar, Winzip, Izarc, 7-Zip. O que acontece é que quando vc compra um computador com windows preinstallado já vem um daqueles programas juntos. Um distro de Linux pode vir só com as coisas básicas/necessarias mesmo. O que faz necessario que vc mesmo installa os programas desejadas. Mas isto também é o vantagem, pois vc só installa o que vc mesmo quer e precisa. Sem programas desnecessarias, indesejadas que vc tal vez nunca usa, nem sabe que eles estao atuando no seu sistema e nao sabe o que eles estao fazendo lá.

Imagem de Joao Paulo Silva
por Joao Paulo Silva - terça, 13 Fev 2018, 21:22

Olá Bruno, acontece que o rar é um formato fechado de compactação de arquivos, muito utilizado em computadores windows. Você pode utiliza-lo no linux desde que você instale soluções semelhantes, como já foi mostrado pelo colega acima. Só como curiosidade a compressão rar foi criada por Eugene Roshal (dai o nome rar que é uma abreviação de Roshal Archive).

Até mais!

Imagem de Gabriel Carlos Santos
por Gabriel Carlos Santos - quarta, 14 Fev 2018, 02:01

O rar é um formato de compactação proprietário que virou padrão de uso pelo usuário comum, existe "milhões" de diferentes formas de compactação com algorítimos totalmente diferentes, por exemplo o 7z, ARC, ZIP, ARJ, MSI, etc..., para utilizar é necessário o compactador e o descompactador, no caso, certamente existe softwares que implementam o RAR para Linux apenas não veio nenhum instalado por padrão, basta instalar, por exemplo há o p7zip