Fórum de Discussão Geral

Distro de Linux em pendrive

Imagem de Christian Renner
Distro de Linux em pendrive
por Christian Renner - segunda, 5 Fev 2018, 20:52

Quem nao tiver a possibilidade ou a vontade de instalar um distro de Linux no hd do proprio computador, mas quer experimentar com um distro de Linux: Existe a possibilidade de instalar um distro em pendrive e executar o distro pelo pendrive.

A instalacao - do jeito que eu achei - é relativamente fácil, porém é necessario tomar algumas medidas de precaução:

0. Leiam tudo antes de comecar. O post nao foi aprovado por ninguem que é responsável pelo curso. Eu sou aluno como tudo mundo e nao vou me responsabilizar por eventuais danos ou perda de dados.

1. Usar um pendrive que nao contém mais dados importantes. Eles serem apagados.

2. Na hora da instalacao escolher o pendrive certo e nao um outro disco (o hd do computador por exemplo) sem querer, pois o conteúdo do disco será apagado.

3. Se vcs tem dados importantissimos gravado no computador fazem um backup (cópia dos dados - fora do computador) antes de comecar. Só pro caso que tudo dar errado.

4. O pendrive dever ter pelo menos 4 Gigabyte de capacidade, melhor mais.

5. O programa no link debaixo dar para baixar gratuito. E o programa já oferece muitas opcoes de distros mais conhecidos e usados. Por exemplo: Ubuntu e versoes; Centos; Debian; Fedora; OpenSuse e muitos outros. Ele também oferece a opcao de "tentar" instalar outro distro que nao está listado. Eu tentei isto com dois distros nao listados. E nao deu certo. Depois usei o "Bodhi" Linux que faz parte da lista e deu certo.

Primeiro vcs tem que achar um distro de Linux que agrada a vcs (e que dar para executar com o hardware instalado no computador de vcs: Olham as exigências mínimas do distro em relacao a CPU e a memoria RAM - por exemplo: 1 GHz CPU e 2 GHz RAM).

Segundo: Baixam o distro. O archivo baixado deve ser um archivo de imagem de disco: ".iso". Exemplo de nome do archivo: "CentOS-7-x86_64-Minimal-1708"

Terceiro: Baixam o programa "Universal USB Installer" ("UUI")no site embaixo

"https://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/"

Quarto: Executam o programa "Universal USB Installer". O site explica o procedimento em inglês.

Executando o programa UUI vcs precisam escolher no primeiro passo o distro de Linux que vcs querem instalar no pendrive. Por exemplo: Ubuntu. No segundo passo vcs escolham o imagem de disco (".iso") do Ubuntu que vcs já tinham baixado antes, na pasta onde esta salvo. O nome do imagem do disco poderia ser por exemplo: "ubuntu-16.04.3-desktop-amd64". O terceiro passo (cuidado!) é escolher o pendrive em qual vcs queren instalar o distro. Vereficam antes de comecar com a instalacao se o drive escolhido realmente é o pendrive desejado!!! (pois os dados serem apagados!) Quinto passo: Eu coloquei o "x" em "Fat32 Format Drive" para instalar o "Bodhi Linux". Com "NTFS" o "Bodhi" nao funcionou certo. Mas tal vez outro distro funciona com NTFS...

Clicando em "create" o "Universal USB Installer" vai executar a instalacao do distro que vcs escolheram, no pendrive (disco) escolhido.

Depois que a instalacao foi concluida o pendrive é teoreticamente pronto para vcs podem executar o distro pelo pendrive.

Vcs precisam iniciar ou reiniciar o computador com qual vcs querem executar o distro de Linux (nao esquecam de colocar o pendrive no computador).

Se o Linux nao for executado e o sistema operacional (por exemplo uma versao de Windows) de vcs inicia como normal é porque vcs precisam mudar a ordem de "boot" no Bios. Para entrar no Bios olham a mensagem que aparece na tela quando vcs ligam o computador que geralmente fala de uma das teclas "Fx", por exemplo "F2", "F10", "F12" e tal que é para apertar. A ordem de "boot" tem que ser mudado assim que o "boot" for executado primeiro por um pendrive (USB) antes do hd do computador (que contém o sistem operacional do computador).

Se vcs nao saben mexer com o Bios, nao mexam. Uma mudanca errada no Bios pode acabar com o sistema/computador de vcs.

Talvez nao vai dar certo nas primeiras tentativas e/ou com o distro que vcs escolheram. Entao tentam diferente e/ou escolham outro distro.

Se nao dar certo (talvez nao dar para "boot" pelo pendrive e tanto faz o que vcs fazem sempre o windows seja executado) tentam com outros computadores - se for possível. O "Bodhi" aqui liga em um computador, no outro nao quer rolar, mesmo mudando a ordem de "boot". Nao sei por que.

Isto é só um jeito de instalar um distro de Linux: Se alguem é mais sabido que eu, gostaria de aprender mais...

Boa sorte!!! E tomem cuidado!!