Fórum de discussão sobre a trilha C (válido como presença e nota)

Confuso com uma afirmação

 
Imagem de Alexander Junior Souto
Confuso com uma afirmação
por Alexander Junior Souto - terça, 6 Fev 2018, 10:59
 

Olá, sou estudante de medicina veterinária, e as vezes por falta de costume ou afinidade com a disciplina, me perco nos conceitos e afirmações feitas no material aqui disponível, nessa trilha, no tópico editores de texto, entendi que existe o vim e  o GNU nano, achei o Vim mais completo, porém mais complicado também, principalmente quando tentei coloca-lo em uso no meu debian do virtual box, onde apareceu uma mensagem e a seguir uma tela com as linhas pontuadas porém sem nada, no caso acho exercendo a função de editor, como diz no texto, porém quando tentei usar no diretório ´´Imagens ´´, apareceu a mesma coisa, no caso seria por que não tenho nenhuma imagem e portanto não teve como listar? Achei estranho por que criei pastas vazias só pra testar e não as vi listadas quando digitei ´´vim  cd/Imagens´´

Além disso, tem uma afirmação no material que diz ´´O modo de edição utiliza o teclado para a adição de textos, não trabalhando com funções de textos´´, achei isso contraditório, adicionar texto sem função de texto? se puderem esclarer seria interessante

Imagem de Rodrigo Filho
Re: Confuso com uma afirmação
por Rodrigo Filho - terça, 13 Fev 2018, 20:37
 

Essa tela pontuada significa que você abriu o vim e já pode escrever o texto, a mesagem que deve ter aparecido para você provavelmente é porque não encontrou o arquivo que você procurava ou a mensagem que esta criando o diretório.

Para abrir o vim basta digitar vim [argumento] [nome do arquivo]. Então supondo que você queria utilizar o vim dentro da pasta imagem e abriu o terminal na raiz o comando que você deveria ter feito seria.

vim /home/SeuUsuario/Imagens/seuArquivo.txt

O comando vim cd/Imagens está criando um uma pasta chamada cd e dentro dela um arquivo chamado Imagens (dependendo de onde você estiver utilizando o terminal vai estar dentro da pasta home).

Você pode salvar também depois que criou o arquivo (ou só fazer uma cópia), o comando é:
 

:w "caminho/arquivo" ele vai salvar seu arquivo no caminho desejado.


Sobre "O modo de edição utiliza o teclado para a adição de textos, não trabalhando com funções de textos"

Significa que quando você esta em modo edição você poderá escrever um texto normalmente como qualquer editor de texto, quando você não esta utilizando o vim em modo edição, vamos chamar de modo função!? Significa que a maioria das teclas vai ter uma função específica seja, entrar em modo search, apagar uma linha, salvar o arquvio e etc. 

Essa é a diferença entre o modo edição em que você vai utilzar o teclado para criar/editar seu texto e o modo função que você vai utilizar comandos no teclado para se movimentar, apagar, copiar entre outras coisas o seu texto.

Sobre o Vim vs GNU nano em poucas palavras GNU nano é mais simples e Vim é mais poderoso. Visto que os comando do nano vão estar sempre embaixo do texto,tem indentação automatica e é mais simples. Vim tem uma quantidade maior de comandos, split screen, recuperar seção... mas é menos amistoso com quem esta começando.