Fórum de discussão sobre a trilha C (válido como presença e nota)

utilitários usados para documentar sintaxe de comandos

Imagem de cleiton solano
utilitários usados para documentar sintaxe de comandos
por cleiton solano - terça, 6 Fev 2018, 13:32

Contexto pessoal: Por volta de 2007, eu tive o primeiro contato com computador , nas famosas lan house da vida, onde ia para fazer alguns trabalhos do Colégio e me divertir jogando CS(Counter Strike). O sistema operacional utilizado era o Windows Xp, me lembro que o Windows Vista ainda estava começando a fazer sucesso. A partir dai comecei a ter mais contato com computadores. Em 20014 eu utilizava o Windows 7,mas foi em de 2015, que tive meu primeiro contato com GNU/Linux , logo depois da minha entrada na UFG para o curso Ciências da Computação. Instalei o  Ubuntu, onde não apenas desfrutava das GUI(interfaces gráficas), como também das linhas de comandos no terminal(muito importante para diversas aplicações no meu curso).

Entendimento do conteúdo: Sobre o conteúdo das aulas da trilha C, li sobre os editores de textos, que podem ser acessados por meio da CLI, em que os mais importantes são o vi, vim e o nano(gostei muito do nano, por ser mais intuitivo e fácil de manusear/navegar, super indico ele para iniciantes).Logo depois, cheguei na aula de Documentação do Linux,onde aprendi sobre os utilitários de ajuda man e info, que foram excelentes para sanar algumas duvidas minhas sobre o vi e sua versão mais popular o vim.

Pergunta de reflexão: Sobres os utilitários usados para documentar sintaxe de comandos,mostre a importância de seu papel no desenrolar do curso GNU/Linux Essencial e o porque da importância. 

Imagem de Fausto André
Re: utilitários usados para documentar sintaxe de comandos
por Fausto André - quarta, 7 Fev 2018, 12:19

A documentação da sintaxe de comandos foi importante para o curso e é importante nos usos em geral de todas as distribuições GNU/Linux por servir tanto como registro como referência para determinadas operações, pois como as sintaxes variam e são numerosas, é primordial até mesmo para o entendimento, aprendizado e viabilidade do uso.

Imagem de Anuar Daher Neto
por Anuar Daher Neto - terça, 13 Fev 2018, 11:21

Hoje em dia, é difícil pensar em software não documentado. A experiência do usuário com o software é um tema que vem cada vez mais crescendo, abordando a necessidade de se facilitar o máximo possível o entendimento e a usabilidade. Como o GNU/Linux é um software bastante robusto e complexo, a documentação nos guia conforme a necessidade de se realizar operações de maior complexidade, sem a necessidade de contato com quem realizou o desenvolvimento do software.

Imagem de Gislainy Crisostomo Velasco
por Gislainy Crisostomo Velasco - quarta, 14 Fev 2018, 18:39

Hoje em dia, como algumas pessoas dizem: "tempo é dinheiro". Quanto menos tempo gastamos em operações cotidiana mais tempo teremos para realizar outras atividades. E nenhum usuário seja iniciante ou avançado gosta de "perder tempo" decorando sintaxe de comando ou pesquisando pelos os becos da internet como realizar certa operação, lembra como era um saco quando éramos obrigado aprender fórmula matemática ou aquelas fórmula cabulosa de física? É a mesma coisa na computação. Quando mais fácil e simples for aprender, mas divertido se torna.

Além do mais, existem tantos programas e cada um como entrada de opções diferentes, no mundo da computação padronização não é um senso comum, cada um com o seu modo diferente.  Então é de muito valia para qualquer tipo de usuário saber como procurar informações básicas do programa o qual irá utilizar e quais são suas variedades de opções.