Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Utilidade dos comandos de processamento de texto

Imagem de Raquel Carneiro Lucio
Utilidade dos comandos de processamento de texto
por Raquel Carneiro Lucio - domingo, 11 Fev 2018, 19:32

Contexto pessoal: Como usuária recente de uma distribuição GNU/Linux, já havia utilizado a interface de linha de comando principalmente para instalar novos softwares no meu sistema operacional, porém, sempre com a ajuda de um tutorial de internet e sem saber o significado de cada um dos comandos utilizados.
Entendimento do conteúdo: Li que a interface de comando é até mais completa e mais eficiente que a interface gráfica em uma grande quantidade de ações realizadas no computador. Por cada comando ser baseado na palavra em inglês que significa exatamente o que ele executa, ao buscar entender cada um deles, o aprendizado da interface de linha se tornará cada vez mais fácil.
Pergunta de reflexão: Os comandos de processamento de texto foram os que me pareceram menos úteis, talvez porque no meu dia a dia nunca precisei utilizar funções como contagem de palavras ou ordenamento de algum arquivo de texto. Para você estes comandos são úteis? Os usa ou usaria em sua rotina trabalho/estudo? Em quais situações esses comandos serão úteis para você?

Imagem de Rodrigo Filho
Re: Utilidade dos comandos de processamento de texto
por Rodrigo Filho - segunda, 12 Fev 2018, 14:38

Os comandos de processamento de texto parecem um pouco inúteis a primeira vista, mas esses comandos ajudam bastante principalmente se você estiver usando um editor de texto como Vim ou Pandoc. Um editor junto com os comandos de processamento de texto dão uma experiencia mais confortável, você consegue realizar tudo sem auxilio do mouse, no começo você perde um pouco de produtividade, mas faz parte de se aprender /utilizar algo novo.

Outra coisa é que em servidores você nem sempre terá uma interface gráfica para te ajudar, se você estiver desenvolvendo em uma plataforma da Amazon ou C9 por exemplo que irão ter fornecer uma vm a distancia, você terá controle total sobre uma máquina apenas pelo bash.

Imagem de sarah azevedo
por sarah azevedo - terça, 13 Fev 2018, 09:42

Estes comandos em minha opinão são bastante úteis para quem gosta de controlar o que está fazendo/editando. E também pela rapidez em que podemos encontrar um documento e entre outras coisas. E para quem preza pela organização de arquivos em grandes quantidades, o ordenamendo dos arquivos de textos são muito úteis. Eu usaria na minha rotina de estudos principalmente, pois além de ficar visualmente mais fácil e organizado, posso executar rapidamente com as linhas de comandos.

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 20:01

Boa noite!

A utilidade dos comandos de processamento de texto se faz presente no contexto de uso do sistema. Por exemplo, em sistemas GNU/Linux o uso de scripts favorece configurações diversas. Talvez seja útil dominar estes comandos quando se precisa acessar remotamente um servidor (ssh) para editar um arquivo de configuração ou executar um script.

Tive meu primeiro contato com uma Distro GNU/Linux quando comprei meu primeiro notebook (Linpus Linux). Imediatamente instalei o windows xp por não saber usar o sistema. Assim como a colega, tive a oportunidade de usar o terminal para instalar alguns programas com o auxílio de tutoriais. Apenas agora começo a compreender o significado de alguns comandos.