Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Produtividade em linha de comando

Imagem de Anuar Daher Neto
Produtividade em linha de comando
por Anuar Daher Neto - segunda, 12 Fev 2018, 13:27

Comecei a utilizar computadores quando a interface gráfica já reinava sobre os domésticos, então a vivência com linhas de comando sempre foi algo esporádico. A linha de comando possui vantagens técnicas por ser mais abrangente na exploração dos recursos computacionais, mas a minha dúvida é:

Por que mesmo não tendo a necessidade de algo mais técnico e tendo a opção de explorar recursos gráficos mais avançados, algumas pessoas preferem a interface de linha de comando para realizar tarefas simples como navegação por diretórios e copias de arquivos?

Imagem de Rodrigo Filho
Re: Produtividade em linha de comando
por Rodrigo Filho - segunda, 12 Fev 2018, 15:04

Sua pergunta pode ser respondida com outra pergunta.

Por que eu deveria retirar a mão do teclado levar para o mouse clicar naquele objeto e arrastar ele até onde desejo, ou selecionar para copiar, ir até ao outro diretório e pedir para colar, seu eu posso apenas digitar com o minimo de esforço ou como em muitos casos aperta uma unica tecla?

Alguns podem achar mais rápido usar o mouse e outros vão dizer o contrário, sem entrar nesse mérito de qual é melhor, eu diria que é apenas diferente. 

Caso você tenha interesse em experimentar, uma experiencia parecida disto você pode utilizar o Vimium, é uma extensão para o Chrome que permite você navegar, por sites, acessar links, utilizar um search nos seus favoritos e entre outras coisas tudo pelo teclado, alguns comandos são parecidos com Vim e não vai exigir que você instale nada que você não esteja acostumado.

Extensão do Chrome
Wiki Vimium