Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Uma compreensão melhor sobre os diretórios do linux

 
Imagem de Rodrigo Filho
Uma compreensão melhor sobre os diretórios do linux
por Rodrigo Filho - segunda, 12 Fev 2018, 15:47
 

Essa é a arvore de diretórios do Linux, apesar de acreditar que a maioria já conhece, uma visão ilustrativa dessa árvore ajuda a compreender como funciona as hierarquias de diretórios, toda vez que você cria uma pasta dentro de um outro diretório ele se torna filho diretório onde ele esse encontra.

Imagem relacionada

Claro essa é uma versão minimalista caso você deseje a arvore completa dentro do seu computador basta digitar "tree" no terminal que ele irá mostrar a arvore de diretório do seu sistema completa(também funciona no windows). Uma observação é que se o comando não for encontrado vc precisa instalar o app tree, basta realizar um apt-get install tree. 


Vocês consideram ser mais produtivo eu copiar o conteúdo que estivesse dentro do diretório books de bill, vamos chamar de "livroA.pdf" para o diretório /patrick/school, através de um comando como

cp -f '/home/bill/books/livroA.pdf' /home/patrick/school'


ou navegando pelos diretórios por uma interface gráfica?Se sim por quê?


Imagem de Thays Resende
Re: Uma compreensão melhor sobre os diretórios do linux
por Thays Resende - segunda, 12 Fev 2018, 19:49
 

Olá Rodrigo.

Então... acredito que, a resposta para essa pergunta seja relativa.

Penso que existem vários tipos de usuários e que cada um possui suas preferências. Se o usuário possuir bastante domínio ao usar a linha de comando, a melhor opção será a primeira, já que o comando fará exatamente o que o usuário quiser, porém, isso não significa que um usuário que não tenha tanto domínio na linha de comando não possa usá-la. Contudo, se o usuário for iniciante e sentir uma certa dificuldade em utilizar a linha de comando, o mais recomendado é que ele utilize a interface gráfica de pastas e diretórios para fazer a cópia do conteúdo do diretório.

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
Re: Uma compreensão melhor sobre os diretórios do linux
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 20:40
 

Boa noite,


Concordo com a colega. Neste exemplo, como root você teria permissão de acesso ao diretório /home do usuário patrick.