Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Diferença entre comandos de desligamento

Imagem de Thays Resende
Diferença entre comandos de desligamento
por Thays Resende - segunda, 12 Fev 2018, 19:37

Olá, me chamo Thays, estou cursando Licenciatura em Educação Musical, atualmente estou no 4º período. Há cerca de 1 ano comecei a me interessar pela área de TI e hoje estou aqui cursando esta disciplina.

Vi que existem vários tipos de comandos que podem ser usados para desligar o computador. Entre eles estão: shutdown, halt e o poweroff. Ao usar os comandos citados, pude perceber que o "poweroff" faz com que o computador se desligue no mesmo instante, porém, quando fui usar o "halt" notei que o console solicitou a senha de superusuário para realizar a operação.

Minha pergunta é: Porque é necessário a senha de superusuário no comando "halt" mas no comando "poweroff" isso não se faz necessário?

Imagem de Lucas Orion Teles Mariano
Re: Diferença entre comandos de desligamento
por Lucas Orion Teles Mariano - sexta, 16 Fev 2018, 12:07

Ola Thays! 
Em síntese, o comando poweroff solicita unica e exclusivamente o desligamento da maquina, só faz isso, ausentando a necessidade de autenticação. Diferentemente do comando halt que  instrui o hardware a parar todas as funções de CPU, mais sem desligar. Você pode usá-lo para deixar o sistema em um estado onde você pode executar manutenção de baixo nível, por isso se da necessária a autenticação com root. Lembrando que em alguns casos ele desliga completamente o sistema (vai depender da nomeclatura utilizada junto com o halt).