Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Linhas de comando para usuários

 
Imagem de Jonathan Érich de Oliveira Geraldo
Linhas de comando para usuários
por Jonathan Érich de Oliveira Geraldo - terça, 13 Fev 2018, 00:17
 

sempre utilizei interfaces gráficas, o contato mais próximo que tive com linhas de comando antes de entrar no curso foi no desenvolvimento de sites utilizando html e css.
Entendi que apesar de as linhas de comando serem antigas elas oferecem uma ampla gama de opções para usuários avançados, além de utilizar menos recursos que uma interface gráfica.
Tendo em vista que as interfaces gráficas e de texto coexistem mesmo após vários anos. Vocês acreditam que quais tipos de usuários deveriam a aprender as linhas de comando sabendo que o aprendizado das linhas de comando é mais complexo?

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
Re: Linhas de comando para usuários
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 20:32
 

Prezado colega,


Ao ler a bibliografia do curso cheguei a conclusão que o aprendizado das linhas de comandos se faz útil a todos os perfis de usuários. Contudo, reflito sobre o nível de conhecimento necessário a cada tipo de usuário. Eu particularmente, enquanto usuário comum, acho pertinente compreender os comandos de instalação, atualização e remoção de programas – já que eventualmente serei impelido a fazê-lo sem o auxílio de uma interface gráfica. Ainda não aprendi a fazer no linux mas gostaria de saber controlar serviços (pelo menos reiniciar o serviço de impressão quando surgisse algum problema na impressora – faço isso no windows). Logo, por enquanto, aprender a fazer essas coisas me bastaria. Porém, técnicos, administradores de sistemas, de redes, desenvolvedores e acadêmicos – a princípio – acabam por necessitar de um entendimento maior dado a complexidade dos trabalhos que realizam.


Imagem de Larissa Tainara Passos Rodrigues
Re: Linhas de comando para usuários
por Larissa Tainara Passos Rodrigues - terça, 13 Fev 2018, 21:08
 

Boa noite Jonathan, acredito que todo usuário deve aprender a usar as linhas de comando, pois através dela muitas tarefas podem ser simplificadas e isso possibilita que o usuário tenha um maior domínio sobre o sistema. Ela é mais complexa, por isso usuários que trabalham com programação, ou precisam estar utilizando o computador com muita frequência para um serviço utilizam mais, pois facilita em muitas atividades. Para usuários comuns é bom que eles leiam um tutorial para facilitar o manuseio das linhas de comando, mas acredito que todo usuário deve aprender e os usuário comuns tem que aprender os comandos básicos pelo menos.

Imagem de Lucas Orion Teles Mariano
Re: Linhas de comando para usuários
por Lucas Orion Teles Mariano - sexta, 16 Fev 2018, 11:56
 
Inicialmente minha resposta iria se sustentar afirmando que usuários comuns (leigos) não teriam o por que aprenderem comandos no linux, devido a sua possível não usabilidade. Entretanto, nenhum usuário mesmo que leigo começa a utilizar o linux do nada, sem ter sido imposta a utilização e sem nenhum tipo de instrução. Assim sendo, quem utiliza o linux tem algum nível de embasamento, portanto é necessário sim aprender a controlar a maquina através de comandos. Além da facilidade e agilidade em algumas tarefas, voce se sente realmente o dono da maquina, sente que realmente está utilizando o maximo de sua performance.