Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Modo texto versus Modo Gráfico

 
Imagem de sarah azevedo
Modo texto versus Modo Gráfico
por sarah azevedo - terça, 13 Fev 2018, 10:12
 

Contexto pessoal: Nunca tive contato com o linux, esta está sendo a primeira vez. Isso não significa que o Linux é pouco utlilizado, pois na verdade o Linux é um sitema operacional interessante, que pode ser utilizado em modo texto ou gráfico.


Entendimento do conteúdo: Li que o modo texto é basicamento um sistema baseado em comandos. E é mais rápido que o modo gráfico que consome muito recurso do computador. No modo texto não precisamos usar o mouse, porém é preciso decorar os comandos.

Pergunta de reflexão:  Minha pergunta é: por que a maioria das pessoas preferem o modo gráfico e não o modo texto, apesar de ser mais rápida e mais leve?

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
Re: Modo texto versus Modo Gráfico
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 19:42
 

Prezada colega,


Acredito que a experiência de uso seja o principal ponto a ser analisado. Usuários de desktops tendem a ser leigos no que diz respeito a estrutura e funcionamento de sistemas - geralmente, limitam-se a tarefas triviais. Nossa bibliografia destacou que a curva de aprendizado das CLIs é maior que nas GUIs por possuírem muitos comandos e parâmetros para estes. Logo, aprender a usar o modo texto é mais moroso apesar de garantir maior proficiência do utilizador ao término do processo. O oposto acontece no modo gráfico. O usuário comum prefere “assumir” o custo computacional a despender tempo e energia na aquisição de competências e no desenvolvimento de habilidades que lhes serão pouco significativas para suas interações com o sistema.


Pesquisei um pouco na internet e encontrei um artigo que demonstra Como navegar na internet e pesquisar no Google pelo terminal Linux, veja neste link https://www.diolinux.com.br/2017/08/como-navegar-na-internet-pelo-terminal-linux.html – a ideia é interessante enquanto curiosidade mas pouco funcional para o público comum. Estes links apresentam exemplos similares - https://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/12/saiba-como-fazer-pesquisas-no-google-diretamente-pelo-terminal-linux.html - http://www.edivaldobrito.com.br/pesquisas-no-google-via-terminal/



Obrigado por sua atenção.


Imagem de Paula Queiroz
Re: Modo texto versus Modo Gráfico
por Paula Queiroz - sábado, 17 Fev 2018, 01:38
 

Olá, Sarah!

Eu acredito que a maioria das pessoas dão preferência ao modo gráfico e não ao modo texto devido a sua maior praticidade. Os usuários mais leigos em computadores, que não trabalham ou estudam nessa área, não estão muito interessados em decorar inúmeros comandos para poder realizar tarefas elementares em seus computadores. Eles são mais suscetíveis a realizá-las por intermédio de interfaces gráficas, que além de serem esteticamente mais bonitas, facilitam muito todo o processo. 

Imagem de Gustavo Matos
Re: Modo texto versus Modo Gráfico
por Gustavo Matos - quarta, 21 Fev 2018, 15:52
 

Apesar de ser mais leve, o modo texto é muito difícil e pouco intuitivo para o usuário comum. Pessoas que não trabalham nessa area não tem interesse em decorar comando e mais comandos para poder copiar um arquivo em um diretório e colar em outro, algo que pode ser resolvido com um simples ctrl + c no arquivo e um ctrl + v no lugar desejado(principalmente se os caminhos forem extensos).

Imagem de Miguel Barbosa
Re: Modo texto versus Modo Gráfico
por Miguel Barbosa - quarta, 21 Fev 2018, 20:59
 

Acredito que a navegação além de mais prática fica também mais atrativa para os usuários. As cores e formatos chamam mais a atenção de pessoas que poderiam ser sentir acuadas ao lidar com um console de texto, sem contar a quantidade de comandos necessários para fazer atividades simples. Também acho que pras diferentes versões do Linux é um exercício de criatividade criar interfaces diferentes e que chamem mais a atenção pela sua interatividade e facilidade.