Fórum de discussão sobre a trilha B (válido como presença e nota)

Interface gráfica

Imagem de Larissa Tainara Passos Rodrigues
Interface gráfica
por Larissa Tainara Passos Rodrigues - terça, 13 Fev 2018, 20:46

Contexto pessoal: Em 2004, eu tive contato com o meu primeiro computador, meu pai comprou, porque minha mãe precisava para auxiliar no serviço dela e para servir como um entretenimento para mim e minhas irmãs. O sistema operacional utilizado era o Windows Xp, depois disso comecei a ter mais contato com computadores. Em 2017, tive meu primeiro contato com o sistema operacional GNU/Linux , logo depois da minha entrada na UFG, pois os computadores da biblioteca tem esse sistema operacional.

Entendimento do conteúdo: As interfaces gráficas estão em constante evolução para facilitar a interação usuário máquina, mas isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra, isso vai depender da necessidade do usuário e a facilidade que ele tem para trabalhar com um determinado tipo de interface gráfica.

Pergunta de reflexão: Existem vários tipos de interface gráfica no GNU/Linux, qual a interface que é mais recomendada para quem está começando a usar o sistema operacional GNU/Linux?

Imagem de JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO
Re: Interface gráfica
por JAMES WILLIAMS DE OLIVEIRA GERALDO - terça, 13 Fev 2018, 21:11

Boa noite,

A escolha da interface gráfica acaba sendo uma questão de gosto pessoal e de disponibilidade de recursos do computador.

Podemos instalar várias interfaces (Desktops) e alternar entre elas nas telas de login. Há muitos anos tive uma ótima experiência com o gnome2 no Ubuntu 10.04. O gnome2 foi substituído pelo gnome3 (Gnome-shell), seu equivalente mais próximo é o fork Mate-Desktop. Recentemente, muito a contragosto usei o Unity – aprendi a conviver com ele.

Dado a grande variedade de opções o ideal é o interessado ir testando para se decidir. Em empresas e órgãos públicos o melhor é que haja uma padronização de sistemas e interfaces, nestes casos, o usuário será obrigado a se adaptar.

No blog do Edivaldo Brito há uma série de artigos que mostram como instalar diversos desktops no Ubuntu – dê uma olhada - http://www.edivaldobrito.com.br/nao-quero-usar-unity-prefiro-o-ambiente-cinnamon-no-ubuntu/

A distribuição Fedora usa por padrão o Gnome 3 mas disponibiliza vários spins (outras interfaces comuns a outras distros) - https://spins.fedoraproject.org/pt_BR/

Em linhas gerais, Gnome 3 e KDE Plasma são muito populares.