Fórum da semana 4 - perguntas e respostas

libre Office

 
Imagem de gilmaro muniz
libre Office
por gilmaro muniz - terça, 11 Nov 2014, 22:38
 
Gente minha pergunta é a seguinte:o li ré office tem todos os recursos do office da Microsoft?
Imagem de Josiane  de Nazare Silva Lopes
Re: libre Office
por Josiane de Nazare Silva Lopes - quarta, 12 Nov 2014, 00:41
 

Caro Gilmaro, já utilizei esse office, principalmente a parte do writer, ele tem muitos itens, acredito que tem os mesmos que o da Microsoft e talvez até mais, apenas é necessário explorar bastante a ferramenta, no começo achei dificil encontrar, tudo que costumo usar no word, tem no writer.

 

Imagem de Marcos Paulo Gonçalves
Re: libre Office
por Marcos Paulo Gonçalves - quarta, 12 Nov 2014, 07:41
 

Gilmaro, estou entrando nesse mundo maravilho do linux agora, respondendo sua pergunta do meu ponto de vista, não achei tudo que usava no MS OFFICE no LIBRE não, mas é uma excelente opção para software livre ainda mais porque ele vem como padrão em varias distribuições linux, e se por algum motivo você precisar abrir arquivos enviados por pessoas que se utilizam de MS OFFICE eu tive alguns problema com incompatibilidades com arquivos xls.

 

Sei que não faz parte do exercício mas estamos aqui para isso tirar duvidas e ajudar, você pode instalar o KingOffice em Portugues já, que no meu ponto de vista é excelente. quem usava o MS não vai ter nenhum problema em usar ele, ainda não tive incompatibilidades com ele...  

Imagem de PAULO CESAR COSTA SOARES
Re: libre Office
por PAULO CESAR COSTA SOARES - quinta, 13 Nov 2014, 09:29
 

Já faz bem tempo que uso o Ubuntu e seus aplicativos, incluindo o libre office, não vi muita diferença entre os dois, apenas no leiaute da tela, como o da MS também muda o leiaute do Office nas versões mais novas, é só ter curiosidade e mexer.

Imagem de Clayton Dausacker
Re: libre Office
por Clayton Dausacker - quinta, 13 Nov 2014, 11:53
 

Pessoal, LibreOffice e M$ Office são pacotes de softwares para escritório distintos. Um é mantido por uma comunidade preocupada em oferecer soluções de software para uso pessoal ou profissional de qualidade e o outro por uma empresa que se preocupa unicamente em lucrar, aprisionando seus usuários num formato de documentos proprietário que só pode ser devidamente manipulado pelo software desta empresa.

Temos que olhar o LibreOffice como LibreOffice. Já ouvi pessoas dizerem que tentaram abrir algum arquivo gerado no M$ Office utilizando LibreOffice e apresentaram erros de formatação e por este motivo relataram que o LibreOffice não é bom, pois não abre devidamente arquivos gerados no M$ Office.

Detalhe: se a Micro$oft disponibilizasse informações técnicas sobre o funcionamento do M$ Office para os desenvolvedores do Libreoffice teria como existir 100% de compatibilidade entre estes distintos pacotes de aplicativos. A equipe de desenvolvedores do LibreOffice tem que fazer engenharia reversa e tentar adivinhar como o M$ Office funciona para que possam criar compatibilidade.

Devemos utilizar um software porque gostamos dele e não porque somos obrigados.

Um documento gerado em formato ODT tem garantia de que poderá ser aberto e editado pelos anos vindouros, pois mesmo que acabe o LibreOffice existem outros softwares que poderão executar esta tarefa.

Sejam vocês mesmos os donos de seus documentos e não permitam que uma empresa X o seja.

Apostem na colaboração: usem somente programas e licenças livres!

Imagem de Edgar Lacerda Queiroz
Re: libre Office
por Edgar Lacerda Queiroz - quinta, 20 Nov 2014, 18:55
 

São aplicativos diferentes, mas o Libre Office, especialmente o Writer e o Calc não deixa a desejar se comparado ao Microsoft Office, porém o Impress não tem todos os recursos do Power Point.

Imagem de Kelves Lopes
Re: libre Office
por Kelves Lopes - domingo, 23 Nov 2014, 09:54
 

Por ser uma suite de aplicativos para escritório, o libre office possui muitos recursos em comum com o pacote da Microsoft. Alguns recursos do Microsoft Office são bem específicos e não estão disponíveis no Libre Office.

Imagem de Gustavo Henrique Pessoa Chaves
Re: libre Office
por Gustavo Henrique Pessoa Chaves - domingo, 23 Nov 2014, 21:46
 

A única coisa que não encontrei no Libre office e que há na última versão do word foi, na mala direta, mesclar documentos para enviar como anexos a um e-mail. Por exemplo, para fazer um certificado de participação em congresso, mudando os nomes das pessoas a cada certificado, e ao final enviar aos e-mails de cada um.