Fórum da semana 4 - perguntas e respostas

Reprodutor padrão de video

Imagem de raphael ferreira
Reprodutor padrão de video
por raphael ferreira - quinta, 13 Nov 2014, 10:56

Gostaria de saber se o reprodutor padrão de video do Ubuntu roda qualquer formato de video e também aceita legendas do formato .srt.

Imagem de Paulo Sérgio Serrão
Re: Reprodutor padrão de video
por Paulo Sérgio Serrão - quinta, 13 Nov 2014, 12:06

O Ubuntu acabado de instalar não permite ler todos os formatos de vídeo (não tem os codecs necessários instalados), mas se correrem o script da aula 1 deste curso, fica instalado automaticamente. Se quiserem instalar sem o script procurem por "restricted extras" no centro de programas. Se tiverem o Synaptic, pesquisem pelo mesmo nome.

Se não tiverem o Synaptic instalado podem instalar da seguinte forma:

Abrir o terminal e digitar

sudo apt-get install synaptic

Introduzir senha de conta de administrador

Esperar... já está, pode fechar o terminal

Ir ao dash do ubuntu e procurar por synaptic

Falo aqui no synaptic porque nem todos os programas aparecem no centro de programas do ubuntu e no synaptic aparecem sempre todos.

Ainda não percebi porquê, se alguém souber fica aqui a minha dúvida.

Imagem de Clayton Dausacker
por Clayton Dausacker - quinta, 13 Nov 2014, 13:17

Buenas, Raphael!

Um software que abre praticamente todos os formatos de áudio e vídeo  e que também trabalha com legendas é o VLC.

Pode ser instalado pelo gerenciador de pacotes Synaptic digitando VLC e selecionando VLC ou pelo Terminal digitando sudo apt-get install vlc

Imagem de Geferson João da Silva
por Geferson João da Silva - sexta, 14 Nov 2014, 22:18

Boa noite, um dos primeiros aplicativos que instalo ao ter o Ubuntu recém instalado é o VLC media player, eu o acho o mais completo, com plugins e codecs já inclusos, o que faz dele na minha opinião o melhor player de áudio e vídeo, inclusive podendo ser incluídas legendas em formato .srt.

Quanto ao software padrão, com certeza ele reproduzirá uma grande parte de formatos de vídeo e áudio, todos talvez não, mas é possível incluir codecs e plugins depois, inclusive a opção de incluir codecs na hora da instalação do Ubuntu é interessante, mas caso não tenha sido marcada essa opção, ele pode ser feita depois sem nenhum problema.