Manual do Curso

Sejam bem vindos ao curso GNU/Linux Essencial!

Formato do Curso

O curso foi foi dividido em quatro trilhas, sendo elas:

    • Trilha A: Software Livre.
    • Trilha B: Interface de Linha de Comando.
    • Trilha C: Controle de Arquivos e Processos
    • Trilha D: Instalação de GNU/Linux

Avaliação por projetos

A avaliação do curso é baseada em competência em projetos. Neste sentido, foram elaboradas avaliações baseadas em 3 eixos:

1) Eixo do conhecimento: estimular a leitura, auto-avaliada por questionário (quiz).

2) Eixo da habilidade: cada trilha possui um projeto para ser realizado, que será liberado acesso quando todos questionários (quizes) da trilha forem completados. Para completar cada quiz é necessário aproveitamento de 70% cada uma. O objetivo do projeto é estimular o desenvolvimento de habilidades práticas, empregando o conhecimento adquirido.

3) Eixo da atitude: cada projeto visa contribuir com alguma comunidade GNU/Linux. A entrega do projeto será feita pelo fornecimento de um link de uma contribuição publicada na Internet ou no curso, por exemplo: mensagem em fórum, artigo em blog, revisão de documento em wiki, etc;

Os projetos serão avaliados mensalmente pelos professores do curso, com datas a serem divulgadas em fórum. Como o curso tem duração de três meses, estão previstas 3 datas finais de avaliações. Cada projeto deve ser avaliado como: insuficiente (sem nota) ou suficiente (nota acima de 70%). Os projetos avaliados com insuficientes receberão feedback em fórum para serem melhorados até a suficiência enquanto o curso durar. Os projetos pendentes não serão avaliados fora do prazo, no entanto, podem ser aproveitados em uma nova edição do curso.

Para cada projeto completado, o participante do curso recebe um emblema (ou badge) - veja detalhes mais a frente. Para receber o certificado do curso, o aluno deverá completar todos os projetos.

Questionário (quiz)

Cada trilha possui questionário (quiz) que deve ser concluído com sucesso. É necessário tirar uma nota maior ou igual a 70% em cada quiz para ser aprovado. Cada quiz é composta por questões objetivas (com opções para marcar) e o número de tentativas é ilimitado.

Badge (Emblema) 

Um badge é um registro de conquista de uma competência em uma trilha. Quando concluir o projeto de uma trilha, você recebe um badge, reconhecido pelo projeto internacional Mozilla OpenBadges. Assim você pode: compartilhar nas suas redes sociais, acrescentar em seu currículo, ou até reaproveitar seu badge adquirido em outro curso deste projeto (moocs.rea.ufg.br).

Certificado

O certificado do curso possui carga horária total de 40 horas. A opção de gerar o certificado só estará disponível após concluir e ser aprovado em todos os projetos do curso GNU/Linux Essencial.

FAQ - Perguntas Frequentes

Nós criamos uma página com FAQ, que poderá auxilia-lo nas suas dúvidas, acesse.

Enviar Dúvidas

Caso você tenha qualquer dúvida que esteja relacionado ao curso, você poderá abrir um tópico no Fórum de Discussão Geral, que estaremos esclarecendo a questão.

 


Open Badges

Última atualização: terça, 1 Nov 2016, 11:19